CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

O JARDIM SECRETO

O  JARDIM SECRETO -  Resenha

Este filme é  baseado na obra de Frances Hodgson Brunett, e se passa no inicio do século XX, no esplendor e encantamento da Índia onde vive a  pequena Mary Lenox, juntamente com seus pais, esnobes aristocratas Ingleses que não lhe dão  a devida atenção, deixando-a aos cuidados de uma mucama nativa. A menina, na inocência de seus 10 anos , sem o carinho e a convivência dos pais, vendo-os  de longe sem poder se aproximar, torna-se birrenta, mal educada e intratável. Tempos depois, quando a índia é assolada pelo cólera,  a pequena Mary perde seus pais, e é salva por  milagre.

Órfã e sem ninguém, a pequena  Mary é mandada para Liverpool na Inglaterra, para morar com seu Tio e  Tutor, Lorde Archibald Craven na mansão de Misselthwaite, um casarão campestre e antigo, com mais de 100 quartos e isolado de tudo e de todos.  Obrigada a conviver com um mordomo tradicional e austero  e uma governanta rigoroso e fria, a pequena tem seus dias amenizados por Martha, uma serviçal  que a pôs em contato com seu irmão Dickon, que vivia solto pelos campos em companhia de animais, brincando pelos jardins e conversando  com Bem o jardineiro. Mary também fez amizade com um pássaro que a ajudou a encontrar a chave para entrar em um segundo jardim, o Jardim Secreto, que fechado há 10 anos, já estava quase morrendo mas com a ajuda de Mary, Dickon  e Ben,  se renovou e começou a florir como nunca.

Em uma noite, quando Mary foge da vigilância da severa governanta e passeia pelas alas da mansão, ela ouve alguém chorar e descobre em um dos quartos seu primo Collyn, ( com sua idade)  que se diz doente e corcunda, que não tem ânimo para se levantar da cama e que vai morrer logo, pois é isso que o médico diz e a governanta concorda, tanto que nem as janelas do quarto é permitido abrir para que ele possa tomar ar fresco e apreciar a natureza. A menina então, faz com que Collyn deite de bruços e inspeciona suas costas e vê que ali não existe nada de corcunda e que ele não se levanta por que não quer...Mas Collin não sabia andar, nunca lhe foi permitido sair da cama, só mesmo para banhos gelados quando suas pernas doíam por falta de exercícios.

Inicia-se então, uma linda amizade, Mary trás a ele diversos livros e passam tardes maravilhosas entretidos com histórias e aventuras. Ela abre as janelas do quarto para que Collin aprecie a vida lá fora e o encanto da Natureza, o sol, a chuva, as flores, os animais e a charneca em flor. O menino já não pensa mais em morte, se alimenta melhor e com o ar fresco, suas faces vão adquirindo cor fazendo-o um rapazinho mais bonito e saudável. Logo ele sai da mansão numa cadeira de rodas para apreciar o jardim juntamente com Mary e Dickon, mas não conta aos serviçais que ele se sente melhor. Deixa-os pensarem que ele vai morrer mesmo, pois acredita que é isso que o médico quer, pois era parente e estava de olho na herança.

No Jardim, acontece os poucos um milagre, o menino com a ajuda de Mary, levanta-se da cadeira de rodas e dá seus primeiros passos, no inicio, cambaleante, mas com o tempo e a ajuda dos demais amigos, ele se firma nos pés e se põe a andar tão normalmente como qualquer menino. A alegria é geral entre as crianças, mas ele ainda não conta para a governanta  e nem para o médico, continua na cadeira de rodas. Quer fazer surpresa a seu pai quando esse voltar de uma de suas inúmeras viagens, pois que, desgostoso quando a esposa morreu com o nascimento de Collin, ele evitava ficar muito tempo na Mansão, onde tudo lembrava sua esposa, principalmente o Jardim Secreto, que fora feito para ela.

Quando Lord Cravem chega a mansão, é alertado pela governanta sobre a desobediência de sua sobrinha que havia tirado o pequeno doente de seu quarto para levá-lo em suas excursões descabidas pelos jardins afora.  Lord Craven parte atrás deles, mas ao chegar ao Jardim Secreto, tem uma maravilhosa surpresa. Seu filho, alegre e feliz, vem ao seu encontro caminhando normalmente e brincando como as outras crianças.  Felizes voltam para casa...

OB . Este filme nos faz pensar que todo o zelo excessivo é nocivo, pois a criança para se desenvolver, precisa de liberdade, de soltar-se para o mundo, de brincar com outras crianças e principalmente o contato com a natureza  que ajuda a desenvolver o cognitivo e fortalece sua visão perante a vida e  tudo o mais  que o cerca.

Resenha

Filme:
O Jardim Secreto ( Drama)
Lançamento-1993-EUA
Diretor – Anieszka Holland
Obra – Frances Hodgson Burnett
Doroni Hilgenberg
Enviado por Doroni Hilgenberg em 15/08/2011
Reeditado em 15/08/2011
Código do texto: T3162375

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários

Sobre a autora
Doroni Hilgenberg
Manaus - Amazonas - Brasil
177 textos (12551 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/09/14 17:22)