RESENHA "ZELADOR ANIMAL"

A comédia “Zelador Animal” foi desenvolvida pela Warner Bros. e conta com um elenco em que o rostos mais conhecidos são o de Kevin James, das sitcoms “The King of Queens” e “Everybody Loves Raymond” e Rosario Dawson, das películas “Sin City” e “Percy Jackson e o Ladrão de Raios”. O maior destaque vai para a versão anglófona do filme, com dublagens de Adam Sandler, Cher e Sylvester Stallone.

A história é a respeito de um zelador de um zoológico, apaixonado por uma mulher grã-fina, que não admira sua função. Para conquista-la, o zelador vivido pelo bonachão Kevin James pensa em buscar um emprego melhor, ao que é impedido pelos animais do zoológico. Estes podem falar e é a partir desse acontecimento que o filme passa sua lição ética. Os bichos consideram um absurdo o fato de seu tratador, um funcionário tradicional e que ama o ofício, trocar seu emprego apenas para satisfazer aos frívolos desejos de uma mulher. Destaque também para a amizade entre o personagem de James e um gorila deprimido, aparentemente emprestada de “Planeta dos Macacos – A Origem”.

A trajetória do zelador é marcada por hilários diálogos com seus animais. Através dessas conversas antropozoomórficas pode-se perceber o prazer inequívoco da raça humana em atribuir seus valores, crenças e preconceitos aos animais. Existem alguns elementos estereotipados, como o leão, que representa o macho prepotente e dominador, a leoa, a fêmea sensata e um pequeno símio, no papel de animal divertido e bem-humorado. O próprio filme em si apresenta mais uma lição de moral bem conhecida das comédias norte-americano: retratar uma situação do cotidiano com bom humor, revelar os preconceitos que a cercam e concluir com um clássico “final feliz”, em que todos os personagens considerados justos se dão bem. Não que “Zelador Animal” seja um filme pouco divertido. A brilhante atuação de Kevin James é garantia de boas risadas durante os 102 minutos de exibição. Trata-se de uma película divertida e ingênua, própria para crianças, já que atribuir vozes humanas a animais tende a atrair este tipo de público.

Caso você seja estudante e aprecie o ritual de adquirir ingresso e pipoca para entrar em uma sala escura, “Zelador Animal” vale a meia-entrada. Mas se não for o caso, procure pelo download ou espere chegar às locadoras, se não for adepto da pirataria.

Andre Mengo
Enviado por Andre Mengo em 18/10/2011
Reeditado em 14/08/2012
Código do texto: T3284901
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.