RESENHA "COWBOYS & ALIENS"

O filme “Cowboys & Aliens” foi produzido pela Paramount e apresenta um elenco estrelado por Daniel Craig, Harrison Ford e Olivia Wilde (da série Dr. House). O filme está enquadrado nos gêneros ação e ficção científica.

A história se passa no século XIX, durante a conquista do Oeste e a corrida do ouro nos EUA, ambiente característico do cowboy, personagem que já esteve mais em evidência no cinema norte-americano. Na complexa trama, o personagem de Daniel Craig é um bandido procurado e, como não podia deixar de ser, há uma recompensa prometida por sua captura. Quem está no seu encalço é um impiedoso coronel, vivido por Harrison Ford. E quando o conflito entre ambos está estabelecido é que a outra parte do título entra em ação, promovendo destruição e sequestros. Com isso, “mocinhos” e “bandidos” precisam unir suas forças para combater a ameaça alienígena.

“Cowboys & Aliens” é peculiar por unir elementos muito distintos entre si e, até então, aparentemente imiscíveis pelo cinema. O cowboy era o herói dos clássicos filmes de “Western-Spaghetti”, estrelados por atores como Tom Mix, Giuliano Gema e Doris Day. Já o alienígena quase sempre foi tido como o vilão, vide “Homens de Preto”, “Predador”, “Alien: o Oitavo Passageiro”, entre outros, à exceção do piegas “E.T.”, de Spielberg. Mesmo assim, “Cowboys & Aliens” une ambos de forma impressionante, promovendo uma fabulosa miscelânea cultural cinematográfica de forma convincente. Os cowboys não consideram os seres como extraterrestres, mas como demônios, o que melhor se adequaria às crenças da Era Moderna. Além disso, o filme mostra como as diferenças podem ser superadas se as partes estiverem em busca de um bem comum. Aliás, para falar a verdade, “Cowboys & Aliens” não trazem “mocinhos”, mas sim personagens dotados de virtudes, fraquezas e interesses distintos. Os indígenas também se unem aos “caras-pálidas”, superando assim a histórica e folclórica rivalidade da conquista do Oeste. O destaque vai para os combates armados onde os humanos tentam, com suas armas do século XIX, sobrepujar o sofisticado armamento interplanetário.

“Cowboys & Aliens” é uma excelente opção de entretenimento e, como citado, apresenta uma premissa diferenciada. Aqui não há a divisão dos personagens entre totalmente bons ou totalmente maus, receita batida não apenas no cinema, mas também na literatura, teatro, games e quaisquer obras culturais. O filme, além de ser uma magnífica obra de ação, mostra aos seus telespectadores que ainda pode haver esperanças em relação às antipatias humanas.

Andre Mengo
Enviado por Andre Mengo em 19/10/2011
Reeditado em 19/10/2011
Código do texto: T3285004
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.