JOHNNY GOT HIS GUM ( JOHNNY VAI A GUERRA)

O escritor Dalton Trumbo escreveu e dirigiu um único filme. Mas foi o suficiente para ganhar um lugar de destaque na história do cinema mundial. JOHNNY GOT HIS GUM ( JOHNNY VAI A GUERRA) de 1971 é considerado até os dias de hoje o melhor filme anti belicista ou pacifista de todos os tempos.

A imagem de um soldado abatido nas trincheiras da 1º Grande Guerra, sem rosto, sem braços ou pernas, isolado do mundo em sua própria mente implorando para que o matem, quando o exército insiste em mante-lo vivo e escondido, é definitivamente uma sombria e contundente homenagem a todas as vítimas da barbárie da guerra e ao lado sombrio da civilização.

Interessante observar que este filme inspirou a musica ONE do álbum ...AND JUSTICE FOR ALL do Metallica e também uma defesa convincente da eutanásia.

Creio que o monólogo final do soldado sem rosto resume o longa de forma perfeita:

“...POR DENTRO, GRITO E ESPERNEIO COMO UM ANIMAL ENCURRALADO E NINGUEM LIGA. SE TIVESSE BRAÇOS, ME MATARIA. SE TIVESSE PERNAS, CORRERIA. SE TIVESSE VOZ, FALARIA, E ISSO ME FARIA COMPANHIA.

NÃO POSSO PEDIR SOCORRO... PORQUE NINGUEM ME AJUDA. NEM DEUS, PORQUE DEUS NÃO EXISTE. NÃO PODERIA EXISTIR EM UM LUGAR ASSIM.

MESMO ASSIM, PRECISO FAZER ALGO. PORQUE EU... NÃO SEI COMO VOU AGUENTAR ISSO POR MUITO TEMPO.

SOS...SOCORRO. SOS... SOCORRO. SOS... SOCORRO. SOS...SOCORRO....