CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

 

Uma mente brilhante

blogg_125255.jpg

O filme Uma Mente Brilhante narra a história verídica do grande  matemático John Nash que desde a sua iniciação  à universidade.

 Talento reconhecido pela instituição, pelos professores e, até mesmo, pelos seus colegas que inúmeras vezes desdenhavam do seu potencial.

Além de notoriamente ser um gênio  Nash também é percebido pelo comportamento  diferente. Interage pouco com as mulheres e de forma direta e usando vocabulário formal .

Uma mente brilhante é baseado no livro A Beautiful Mind: A Biography of John Forbes Nash Jr., de Sylvia Nasar

No seu período de estudo, Nash fez uma busca incessante por  uma fórmula que o levaria a celebridade tinha o objetivo de inovar. Acabou conseguindo a fórmula ao contrariar o conceito clássico de Adam Smith a respeito da competição (entendida como forma de estímulo para o avanço rumo a um objetivo, a uma lucratividade). Elaborou um conceito em que o essencial seria o espírito colaborador e  de grupo para que todos conseguissem chegar a algum lugar, a um certo objetivo, a um lucro final.

    Nash teve sempre perto dele um amigo imaginário, muito diferente de si, de nome Charles.

Que em suas alucinações o estimulava  sendo o único amigo que o compreendia.

  Ao terminar o curso de matemática, devido as suas teorias e pelo seu brilhantismo na área John Nash foi convidado a trabalhar no MIT (Massachussets Institute of Technology) um dos mais conceituado centros de pesquisa de matemática e engenharia dos Estados Unidos,    Além de suas pesquisas, foi convidado a dar algumas aulas, o que, para ele, foi um verdadeiro martírio já que as considerava perda de seu tempo e dos alunos também.

 Outra atividade, dessa vez instigante e interessante, também surgiu nessa mesma época. Foi aliciado para decifrar códigos para o governo, evitando que importantes mensagens soviéticas pudessem ser passadas através de inocentes matérias publicadas em jornais e revistas americanos para agentes russos infiltrados na América do Norte. Em suas mãos estava o destino da nação, ele poderia evitar a explosão de bombas nucleares nos Estados Unidos.

    Nesse mesmo período,  conheceu uma senhorita de nome Alicia,sua aluna, que mais tarde se tornaria a sua esposa  perseverante , amorosa e protetora  .

    Somente sua força e inteligência, junto com a dedicação de sua esposa poderiam permitir que Nash superasse as adversidades e viesse a ter uma vida normal, outra vez.

    Seu reconhecimento foi concretizado em 1994, quando ganhou o Prêmio Nobel de Economia.

    Uma mente Brilhante se passa pelas décadas de 1950 a 1970 e nos mostra um pouco do clima de assustador  que tomou conta dos Estados Unidos e do mundo por conta da Guerra Fria.

Percebemos o quanto a solidariedade é importante quando estamos em situações  em que achamos ser auto-suficientes.

Viver numa crise de falta de saúde mental é estar do outro lado da realidade e só quem acompanha conhece parcialmente o lado obscuro do ser humano nas suas individualidades.

O segredo para se tornar um vencedor é o apoio da família e solidariedade dos amigos e a vontade de vencer.

Muitas vezes, como ocorre no filme, o desprovido de saúde mental considera-se  sem problemas deixando de  usar a medicação que o torna lento e co  a capacidade intelectual reduzida.
trilhassonoras | Uma mente brilhante

Eliane Auer (Moça Bonita)
Enviado por Eliane Auer (Moça Bonita) em 16/09/2012
Código do texto: T3885236
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários

Sobre a autora
Eliane Auer (Moça Bonita)
São Mateus - Espírito Santo - Brasil, 48 anos
782 textos (61025 leituras)
9 e-livros (491 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 24/07/14 11:37)

Site do Escritor