FOI APENAS UM SONHO

Foi apenas um sonho (Estrada Revolucionária na tradução original), é um filme dirigido por Sam Mendes, lançado em 2009 e protagonizado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet.

A história ocorre nos Estados Unidos dos anos 50 e mostra o cotidiano do casal Frank (DiCaprio) e April (Kate Winslet) que após o casamento e nascimento dos filhos mudam-se para uma linda casa na Revolutionary Road.

No início eles ficam orgulhosos por manter um padrão econômico satisfatório e por Frank obter cada vez mais crescimento profissional. Enquanto April dedica-se inteiramente à casa e às crianças.

Parecia que o tão almejado "sonho americano" tornara-se realidade para eles. Tanto que até despertaram nos vizinhos e amigos admiração e status de uma família exemplar. Porém, logo eles percebem que estão se tornando justamente aquilo que não queriam ser. Só que para entender e chegar a conclusão do que realmente querem, eles irão chegar aos seus extremos.

Com o decorrer da trama a chegada desses extremos se desenvolve através das discussões inteligentes, cheias de cobrança e questionamentos entre o casal, das atuações poderosas e o clímax só faz aumentar até o desfecho final. O diretor Sam Mendes é mestre na arte de fazer filmes cujo clímax final tem o poder de nos fazer pensar e repensar sobre a nossa dinâmica familiar.

Faz-nos olhar dentro de nossas casas e ir além da aparente fachada. É como se nós fizéssemos uma visita ao porão de nossas casas, porão sujo e cheio de coisas que não queremos, mas que sabemos que estão lá.

O diretor já havia nos proporcionado esse tipo de sensação com o filme: Beleza Americana (1999). Entretanto, o filme "Foi Apenas um Sonho" trouxe à tona algo mais real, que é a necessidade do ser humano de ser livre e descobrir qual é o sentido de sua existência.

E a partir daí tudo fica mais sombrio...

Sombrio como de repente se deparar com a rotina avassaladora dos dias de uma dona de casa e sentir que aquela paixão intensa que sentia por seu conjugue, por seus filhos, pela vida e por si mesmo não é mais como antigamente.

Em determinado momento do filme April, a personagem de Kate Winslet, diz à Frank (DiCaprio):

- "Somos apenas como todo mundo. Olhe para nós! Fomos trazidos para a mesma desilusão ridícula. Esta idéia que voce tem que desistir da vida, e sossegar no instante que tem filhos."

Sombrio como perceber que voce trabalha 10 horas por dia em um local que não suporta, só para garantir a aquisição de coisas que julga ser necessárias a vida, mas não são.

Bom...há muito mais escondido nas entrelinhas desse filme e cabe a cada um visitar seu porão para absorver a verdade da sua casa.

Enquanto isso, Sam Mendes seja sempre bem vindo à sala de estar da minha!

Marcelo Lopes
Enviado por Marcelo Lopes em 11/09/2013
Código do texto: T4477741
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.