Gritos e Sussurros - Dirigido por Ingmar Bergman

Viskningar och rop (no Brasil, Gritos e Sussurros; em Portugal, Lágrimas e Suspiros) é um filme sueco de 1972, um drama escrito e dirigido pelo grande mestre do cinema Ingmar Bergman A direção de fotografia ficou por conta de Sven Nykvist.

O filme se passa na virada do século XVIII, numa casa de campo na Suécia. Toda a casa apresenta diferentes tons de vermelho. Um vermelho forte. Até as transições, que geralmente são feitas escurecendo a imagem num preto, no filme são feitas em vermelho.

Apesar de ser considerado pelos críticos como o melhor filme de Bergman, eu considero outros melhores sem desconsiderar a genialidade desse. Os filmes de Bergman são feitos para quem ama cinema e para quem consegue ler além do óbvio. São feitos de sutilezas e questões filosóficas pesadas. Difícil casar as duas coisas? ‘Gritos e Sussurros’ tem como elemento norteador a morte, e a morte anda de mãos dadas com questões filosóficas que nos remetem a pensar a nossa existência. Logo, cada detalhe do filme, cada cena, cada fala, cada olhar, cada som foram trabalhados com esmero e precisão cirúrgica para revelarem significados que vão muito além do que um simples olhar pode enxergar. Ao mesmo tempo os conflitos humanos são expostos sem nenhum pudor, e o que tem de mais podre na fraqueza humana salta aos olhos. O vermelho se destaca em algumas cenas. Acaso? Claro que não. Está carregado de significados. Belíssimo filme! A trilha sonora fica por conta dos gritos e sussurros.

(Édna Frigato)

Edna Frigato
Enviado por Edna Frigato em 28/09/2014
Código do texto: T4980077
Classificação de conteúdo: seguro