Filme "A hora da estrela"

A HORA DA ESTRELA. Direção: Edigar Moura, Eliane Bandeira. Produção: Raiz Produções Cinematográficas. [S.I.]: Kino Estúdio e Cinemoteca Brasileira, 1985.

Clarice Lispector (10/12/1920 a 09/12/1977) escreveu a obra que origem ao filme. A autora nasceu em Chechelnyk, na Ucrânia, mas era naturalizada brasileira, pernambucana, dizia ela. Foi Escritora e Jornalista.

O romance conta a saga existencialista de uma nordestina chamada Macabéa que se muda do Estado de Alagoas e vai morar em uma pensão no Rio de Janeiro, na Rua do Acre. Embora a escritora seja Clarice, toda a narrativa é feita por Rodrigo S. M., que é fictício. Macabéa consegue um trabalho de datilógrafa, ganhando a metade do salário, é uma personagem sem códigos sociais, suas referências são as pessoas que a rodeiam: Glória (amiga de trabalho), colegas de pensão, Olímpio de Jesus (namorado), a Rádio Relógio, etc. Em sua trajetória ela vive entre sua falta de compreensão e questionamentos e a tentativa de adesão aos novos códigos sociais com que se depara. Glória, mulher atraente e folgosa, tomou o namorado de Macabéa orientada por uma cartomante. Esse fato trouxe a Macabéa como sempre indagações, contudo a busca da identidade continuava. Mas foi ao consultar com uma mesma cartomante indicada por Glória que encontra seu desfecho final. A mulher deu-lhe esperanças nostálgicas que a fizeram ficar radiante, entretanto, ao sair da consulta foi atropelada por um Mercedens-Benz. Dessa forma, a crença de que se tornaria atriz famosa e se casaria com um estrangeiro Alemão levou-a ao único momento de glória que teve na vida, situação em que foi notada pela multidão. Com ela, Rodrigo S. M. também morre.

Clarice enfatiza a sobrevivência inumana de Macabéa principalmente através da sua inabilidade e seu despreparo para o enfrentamento mais elementar diante das dificuldades inerentes à vida, pois não dispõe de palavras para expressar tudo o que sente e deseja. Na verdade, Clarice torna-se um gênio ao escrever esse romance que é considerado o maior em educação, porque ao frisar as indagações da protagonista ela estimula os leitores a pensar em problemas que nem os filósofos conseguiram solucionar.

Indico este filme a todos aqueles que se interessam por um romance existencialista complexo.

Resenhado por Menezeslf

LeandroFreitasMenezes
Enviado por LeandroFreitasMenezes em 02/01/2015
Código do texto: T5088431
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.