Invictus

Crítica do fillme "Invictus"

O filme é interessante, começa com um time de rúgbi fraco da África do Sul e termina com essa mesma equipe campeã da copa do mundo da modalidade.

Passado no tempo que Mandela é presidente, é a história da reunificação de brancos e negros depois de anos de apartheid.

No inicio, os negros tinham receio dos seus irmãos de pele clara, mas depois, com a insistência do presidente, eles percebem que todos são filhos da mesma mátria e esquecem suas diferenças, principalmente quando o país consagra-se campeão mundial.

A primeira cena que me chamou atenção foi quando os seguranças brancos entram na sala dos guardas (negros) de Mandela. Eles acham que os brancos vieram os prender, mas na verdade eles estavam ali a pedido do presidente para endossar a sua guarda pessoal. É estranho porque até a roupa dos dois grupos são diferentes. Os caucasianos vestem cinza enquanto os outros estão com ternos mais escuros. Lembrou uma pesquisa que li a respeito que mostrava um homem branco e um negro vestindo exatamente a mesma roupa e pedia para as pessoas lhes atribuissem profissões. Enquanto os de pele mais escura eram identificados como seguranças e porteiros, os arianos, dizia-se, só podiam ser advogados ou homens de negócio. (Confesso que quando assisti à cena, os guardas brancos me lembraram agentes do FBI).

Outra cena que me chamou atenção foi a reunião do Conselho Nacional do Esporte quando, literalmente, só havia negros, salvo um único homem que fez questão de avisar ao próprio presidente na decisão precipitada dos demais de mudar o nome e as cores da seleção de rugbi, que para os negros eram marcas da opressão branca no país. Mandela então lembra seus compatriotas que se fizessem isso os brancos iriam revoltar-se ou entrar em depressão, pois as cores e o nome faziam parte da identidade deles, e não era direito fazer aquilo sem a sua anuência, já que no conselho só havia negros. É bom ressaltar que no time sul-africano só havia um único jogador negro.

O filme então, mostra o que NÃO aconteceu no Brasil com a copa do mundo ano passado. Diferente de nós eles ganharam o campeonato disputado em seus estádios. E se talvez a Dilma ganhasse com mais folga se tivéssemos vencido (coisa que nunca iremos saber), a vitoria do time de rugbi da África do Sul garantiu a reeleição de Mandela e a unificação dos negros e dos "africâners" depois de tanto tempo de segregação..

Celina de BH
Enviado por Celina de BH em 28/03/2015
Código do texto: T5186006
Classificação de conteúdo: seguro