O Lutador
 
Neste fim de semana assisti ao filme de 2009 o Lutador, com Mickey Rourke e Marisa Tomei. Eu, particularmente, não gosto de filmes de luta, com exceção de Rocky, mas este valeu a pena, o filme é bem feito, a direção tomou o cuidado de fazer cenas reais para validar as lutas, o que causa até desconforto, porém necessário.

Este filme narra a trajetória da personagem Randy(Carneiro) vivido por Rourke, que é um lutador de lutas livre durante anos, depois de uma luta ele sofre um infarto, e os médicos o desaconselham a continuar lutando, então sobra a Randy arrumar um emprego como outra pessoa qualquer, foi trabalhar em mercado,no balcão de frios. Ao mesmo tempo,em que procura se adaptar a outra realidade fora dos ringues, tenta uma aproximação de sua filha, que ele nunca fez questão de ter contato. Paralelo a isto, procura um envolvimento emocional com uma stripper Cassidy(Marisa Tomei), com quem ele já mantinha relações.

Randy(Carneiro) aliás apelido que fica fácil entender devido a vasta cabeleireira do ator no filme, vai tentando levar sua vida, sem as lutas, e fica difícil, pois as lutas eram tudo para ele, mas fora a questão de saúde, ele já não é mais jovem, está envelhecido e desacreditado. Ele tem recaídas no filme, mostrando como é o ser humano quando este não tem confiança e sofre o descrédito das pessoas que o rodeiam.
Percebe-se no filme que a personagem título tenta a redenção, e o filme mostra claramente, que a redenção não é para ele, não é para Cassidy, talvez não seja para nenhum de nós.

Vale a pena conferir, a atuação de Rourke foi elogiada pois ele é do tipo que não se encaixa no papel dramático, mas desta vez, o diretor conseguiu tirar proveito da imagem dele e a adaptação ficou muito bem à ele. Já Marisa Tomei passa longe de ser aquele mulherão que em todo filme aparece com roupas sensuais, mas nem por isso, deixou por menos, trouxe simplicidade e realismo a vida de stripper, sem chocar ou mitificar a profissão.
Para quem gosta de filmes do gênero, fica a dica.
Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 15/06/2015
Reeditado em 29/09/2018
Código do texto: T5277841
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.