EU SOU MALALA

Com um titulo simples e leitura dinâmica este é o livro que na minha opinião mudará a forma de ver e agir das pessoas.

O enredo não inclui viagens miraculosas ou ainda paixões arrebatadoras, no entanto narra a aventura pelo saber.

Eu sou Malala, traz em seu conteúdo, a historia da Premio Nobel da Paz, Malala Yousafzai. O enredo narra a vida da jovem que lutou e ainda luta pelo direito a educação, o livro é maravilhoso recomendo. Mas se você ainda esta na duvida em ler ou não a biografia de uma das mulheres mais magnificas da atualidade, eu posso adiantar um pouco a historia.

O livro não possui uma linguagem rebuscada ou monótona, é bastante dinâmica e ativa, todo o texto se dá em primeira pessoa e é um relato básico de toda sua historia desde a infância, até o dia do fadado tiro que a deixou desfigurada, passando por uma serie de acontecimentos que poderiam passar desapercebidos na vida de qualquer criança, mas na dela tudo foi muito diferente.

Ela nasceu em um lugar onde não meninas são preparadas para ser mães e esposas tanto que sua brincadeira preferida era quando estava com suas primas era brinca de casamento, elas se pintavam e se arrumavam para uma celebração. Ainda mais a realidade em sua casa onde viveu, a amiga e vizinha, as conversas pelo muro, a troca de presentes, o carinho do pai e a convivência com os irmãos, que como em toda família brigavam pelo controle da TV. Mas o que fez Malala ser diferente das outras? Simples a resposta é simples, o fato ter tido coragem de falar em nome de todas as meninas do mundo que vivem a margem da sociedade e que não tem direito a educação e saúde.

Malala é uma menina como todas as outras que tinha o sonho de se formar ser uma grande profissional, mas para sua sorte nasceu em um lugar onde meninas não deviam estudar, mas ainda mais para sua sorte, sue pai era um homem de bom coração que se dedicava a criar escolas e a ajudar essas meninas.

De sua infância quando recitava em frente ao espelho do banheiro discursos para uma multidão imaginaria, ao dia em que discursou na TV de seu país ao dia em que recebeu o Premio Nobel, ela relata todo o seu medo e temor pelas ameaças sofridas por toda a família, em certos pontos da narrativa se o leitor se deixar levar pela emoção consegue se vislumbrar no meio das ruas ou ainda no quarto da UTI onde ela ficou. É uma narrativa bastante envolvente. Além de ser um texto rico em experiência humana, é uma leitura sem ressalvas, qualquer criança ou adolescente que se interessar pode ler sem medo de estar lendo algo que vá ferir ou abalar a moral.

Uma de minhas passagens preferidas é quando a medica prepara a caixa de lenços e mostra a ela o próprio rosto no espelho, ela não chorou, apenas pensou que a velha Malala choraria, mas ela agora não, nenhuma menina do mundo, viveu o que ela viveu, seus sonhos de infância sua realidade, ela é única e creio que está seja o ponto máximo do livro.

Falo aqui não apenas da grande figura publica que cativou a humanidade com seu jeito doce e meigo, falo da criatura humana que afirma veementemente que só tomou aquele tiro porque o homem que foi dispara-lo não lhe deu a oportunidade de falar, como ela mesma afirma em carias passagens, que se um dia um Talibã estivesse a as frente com uma arma apontada ela jamais o baixaria a cabeça e sim tomaria a palavra e teria uma conversa com ele, iria lhe mostrar que a guerra que estava travada era inútil e apenas destruía tudo aquilo que ele tanto amava.

Bem vou deixar o resto por conta de sua leitura. Boa sorte, você vai precisar, já que o livro é difícil de encontrar eu levei quase um ano para encontrar meu exemplar. E não deixe de comentar, o que achou não apenas do meu texto, mas do livro se alguém já leu.

Aglae Diniz
Enviado por Aglae Diniz em 20/07/2015
Código do texto: T5317176
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.