PERDIDO EM MARTE - FILME

Havia muito tempo que não assistia a um filme de ficção científica. Vergonhosamente, os últimos assistidos foram ''Blade Runner'' (1982) e ''Uma Odisseia no Espaço''(2001). Sei que deveria assistir mais do gênero, afinal de contas, é ramo de meu interesse a ciência. Saí do cinema perplexo. Acabara de ver ''Perdido em Marte’’( The Martian), dirigido por Ridley Scott e Matt Damon como protagonista. Disse perplexo pois o filme é um dos melhores já feitos por Ridley Scott – comandou os populares ''Alien'', ''Blade Runner'' e ''Gladiador''. ''Perdido em Marte'' foi feito com esmero, tamanha a riqueza de informações sobre a tecnologia e da exploração espacial existentes. A história tem uma boa trama, embora derrape em algumas situações onde na vida real não seria possível acontecer. Mark Watney( Matt Damon) é um astronauta dado como morto pela equipe após uma passagem de uma tempestade em Marte interromper os trabalhos da tripulação, ferindo Mark e abortando a missão. Mas ele se sobrevive e daí em diante, sozinho no planeta, busca recursos para se manter vivo até a chegada de um possível resgate, programado para 4 anos. Durante as cenas seguintes, Damon é o único na tela do cinema. Penso o que passou na cabeça dele quando estava filmando sozinho, ensaiando um monólogo, como se fosse intruso no local. Mesmo assim, as cenas foram carregadas de bom conteúdo: humor com a plateia, análise de sustentação a partir de cálculos e ainda uma leve provocação a Neil Armstrong. Daí em diante, segue sua batalha para conseguir suprimentos que o mantenha vivo o quanto mais tempo for e também de uma maneira de se comunicar com a Nasa. Assim, começa a planejar, instalar dispositivos de comunicação e sobretudo criar uma plantação de batatas – Watson é botânico de formação. Matt Damon, aliás, correspondeu à altura um papel de astronauta perdido, um pouco receoso, contudo de autoestima elevada para escapar da morte.

Na Terra, o trabalho de resgaste da Nasa é chefiado por Jeff Daniels - excelente ator por sinal - o qual apareceu como um diretor antipático e grosso. A turma comandada também tem bons atores como Chiwetel Ejiofor, Kate Mara, da série norte-americana ‘’House of Cards’’,e Sean Bean. Enquanto engenheiros e técnicos trabalham no Departamento de Engenharia da Nasa a fim de preparar um resgaste o mais rápido possível, a equipe original de Mark se concentra no espaço sem ao menos saber se Mark está vivo. Cabe à Teddy(Jeff Daniels) informar ao noticiário e só depois à equipe '’de viagem’’ que o astronauta não está morto, gerando uma certa revolta por partes dos astronautas. Enquanto isso, Mark avança na comunicação com o time na Terra em busca da sua salvação.

Enfim, o filme contém muitas qualidades: a tecnologia embarcada nas missões aeroespaciais; o laboratório da Agência Aeroespacial na Califórnia, EUA; a paisagem de Marte cuja filmagem curiosamente ocorreu no deserto vermelho da Jordânia; e a verossimilhança das imagens e das amostras. Isto é, tem tudo para ser indicado ao Oscar como foi ''Gravidade’’, com Sandra Bullock. Pois bem, daqui em diante, fica a cargo do leitor, descobrir, conhecer e apreciar o espetáculo.

Pedro Viegas
Enviado por Pedro Viegas em 09/11/2015
Reeditado em 06/04/2020
Código do texto: T5442484
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.