Sailor Moon Crystal 5: surge a guerreira do trovão

SAILOR MOON CRYSTAL 5: SURGE A GUERREIRA DO TROVÃO
Miguel Carqueija


Usagi Tsukino (Sailor Moon), Ami Mizuno (Sailor Mercúrio) e Hino Rei (Sailor Marte), além da gata lunar falante Luna, continuam procurando as demais guerreiras. Enquanto isso a Rainha Beryl, que comanda o Reino Escuro, está descontente com seus generais porque ainda não conseguiram derrotar as guerreiras, encontrar o cristal de prata e obter energia humana suficiente para despertar a “grande ama” como a chama, Metalia, o demônio que deseja obter o poder absoluto sobre a Terra. Usagi tem a sua atenção despertada por uma nova aluna, que veio transferida de outro colégio e foi colocada na turma 6. Kino Makoto é alta, chegou acompanhada pela fama de brigona e possuir uma força excepcional, além de ser perita em artes marciais. Começa logo sofrendo o “bullyng”, todo mundo a evita. Mas para Usagi, que é movida pelo amor, essas coisas não existem...


“Fingir ser uma noiva inocente e se apoderar do amor é imperdoável!”
(Sailor Moon)

“Você verá o poder de uma mulher pura!”
(Sailor Júpiter)

“Mulheres que acreditam no amor são invencíveis!”
(Sailor Júpiter)

“Ah, garotas também não desistem de seu orgulho, sem abandonar seu destino por um príncipe.”
(da canção-tema “Orgulho lunar”, abertura do seriado “Sailor Moon Crystal”)


Resenha do episódio 5 – “Makoto – Sailor Júpiter” (Toei Animation, Japão, 2014) do seriado de animação “Sailor Moon Crystal” – criação da personagem e supervisão do animê: Naoko Takeushi. Direção: Munehisa Saka. Sailor Moon (Usagi Tsukino) dublada por Kotono Mtsuishi.

O episódio 5 de “Sailor Moon Crystal” apresenta a quarta guerreira: Sailor Júpiter, cujo nome é Kino Makoto. Seu primeiro encontro com Usagi é marcante: ao atravessar a rua distraída, porque discutia com a Luna em seu ombro (e Luna às vezes é muito chata nas suas críticas a Sailor Moon, que considera muito dispersiva), é salva de atropelamento por Makoto. Fica intrigada com aquela garota meio fria, que se afasta sem querer conversa. Mais tarde descobre que Makoto está na sua escola Juuban Júnior, em outra turma. Usagi se aproxima dela — a pobre Makoto, isolada num banco do recreio, preparava-se para lanchar. Com sua característica inocência (Sailor Moon é a mais ingênua das super-heroínas) Usagi observa que o lanche parecia gostoso. De fato, Makoto preparara ela própria, com todo carinho, a sua marmita cujos diversos ingredientes estavam bem separados e arrumados. Algo admirada porque Usagi não tinha medo dela, Makoto oferece-lhe um pouco do lanche. Na continuação da conversa, Usagi estranha que os demais alunos a isolem, pois “Você é uma garota adorável!” Makoto logo é seduzida pela bondade e cordialidade de Usagi, que a convida para ir no fliperama. Lá ela apresenta Makoto a Motoki, o simpático rapaz que trabalha no lugar em meio expediente e por quem Usagi tem um fraco.
Também aparece Ami, que não participara do “bullyng” e aliás dificilmente repararia numa garota de outra turma, pois sua vida na escola era estudar. Ela também fica logo amiga de Makoto. Não contente Usagi leva Makoto ao templo xintoísta para apresentá-la a Rei.
Quando mais tarde a “yuma” (demônio do folclore japonês) manipulada por Nephryte, um dos generais do Reino Escuro, disfarçada em noiva-manequim de loja, hipnotiza Motoki e Makoto para absorver suas energias, Sailor Moon comparece no local do ataque, chamada pelo misterioso Tuxedo Kamen (que porém não se envolve na luta), e as outras duas chegam chamadas por Luna, ocorre outro combate, durante o qual Luna reconhece com seus poderes psíquicos a qualidade de guerreira lunar de Makoto e lhe passa a caneta de transformação (os itens mágicos são trazidos pela gata na medida de sua oportunidade; está tudo “reservado” em alguma dimensão anexa). Makoto transforma-se em Sailor Júpiter, a guerreira do trovão, e num ataque fulminante (o “trovão de Júpiter”), liquida com a yuma e coloca Nephyte em fuga. Depois revela que quisera se transferir para o Colégio Juuban Júnior por sentir que alguma coisa a esperava lá (ou seja, a reunião com as demais guerreiras, que poderes celestiais estão encaminhando).
Como sempre, a saga de Sailor Moon está repleta de ensinamentos éticos. A amizade e boa vontade entre as guerreiras é exemplar. Todas vão se congregando em torno de Sailor Moon, cujo carinho é contagiante, como catalisadora que ela é do amor e da amizade. E o apisódio termina com Luna fazendo aparecer o cetro lunar, entregando-o a Usagi e declarando que, com as quatro guerreiras reunidas (detalhe: ainda falta uma) Sailor Moon passa a ser a líder.
Isso espanta Usagi. Em todo o caso, ao longo de toda a saga e mesmo sendo a líder, ela tratará as demais em igualdade de condições. Sailor Moon é uma super-heroína humilde, coisa raríssima.

Rio de Janeiro, 16 de abril de 2016.



imagem da franquia: capa de dvd italiano do primeiro seriado