Sailor Moon Crystal 6: Usagi contra Beryl

SAILOR MOON CRYSTAL 6: USAGI CONTRA BERYL
Miguel Carqueija


Desejoso de encontrar o cristal de prata, por causa de seus insistentes sonhos, Mamoru Chiba, o misterioso mascarado de fraque (Tuxedo Kamen, ou Tuxedo Mask na versão ocidental) dá uma entrevista (mascarado, é claro, sem revelar sua verdadeira identidade) dizendo buscar o referido objeto. Logo a população e a mídia ficam intrigadas com o assunto. Isso leva a reuniões tanto entre Luna e as sailors (e Luna revela a elas a base secreta num porão mágicvo do fliperama) como no Dark Kingdom da rainha Beryl. Por iniciativa de Zoycite, que se disfarça para ir a um programa de tv, uma emissão subliminar é transmitida levando muitas pessoas a buscarem pelo cristal de prata, sem evidentemente qualquer possibilidade de encontrá-lo. Porém, as sailors Mercúrio, Marte e Júpiter vão até a Torre de Tóquio, onde encontram Zoycite e começam uma batalha. Mas a situação se complica porque a Rainha Beryl, mostrando-se pela primeira vez, surge para interferir na luta. Sailor Moon demorou-se encontrando o Tuxedo Kamen, pois separara-se do grupo, irritada com as acusações feitas por Luna, de que ele seria um inimigo e estaria a enganá-la.


Resenha do episódio 6 – “Tuxedo Kamen” (Toei Animation, Japão, 2014) do seriado de animação “Sailor Moon Crystal” – criação da personagem e supervisão do animê: Naoko Takeushi. Direção: Munehisa Saka. Sailor Moon (Usagi Tsukino) dublada por Kotono Mtsuishi.

“Uma nova lenda está começando: a linda guerreira Sailor Moon”
(da canção-tema da abertura do novo seriado)

“O lendário cristal de prata... eu o pegarei a qualquer custo.”
(Tuxedo Kamen)

“Se aquele mal despertar e puser as mãos no lendário cristal de prata... dependendo de como for usado o lendário cristal de prata pode destruir um planeta inteiro.”
(Luna)

“Esse é o destino de vocês. Por esse motivo eu fui enviada da Lua para despertá-las.”
(Luna)

“Sailor Moon, você consegue”
(Sailor Vênus)

“Você tem o misterioso poder de fazer todos sorrirem.”
(Tuxedo Kamen)

“Posso ser chorona, desajeitada e fraca, mas eu quero salvar a todos.”
(Sailor Moon)

Este sexto episódio de “Sailor Moon Crystal” é especialmente emocionante, menos pelos combates que pelos sentimentos, pelo despertar do amor de Usagi Tsukino (Sailor Moon) por Mamoru Chiba (Tuxedo Kamen), quando finalmente eles se revelam mutuamente e Usagi descobre, admirada, que o rapaz por quem ela nutria antipatia era o mesmo mascarado que tocara seu coração. Humilde, e com a auto-estima meio em baixa, por conhecer seus próprios defeitos, Usagi sente-se encorajada por Tuxedo Mask. Ela alega não poder lançar nevoeiros, fogo ou raios, como respectivamente fazem Mercúrio, Marte e Júpiter; mas Mamoru responde: “Você tem o misterioso poder de fazer todos sorrirem.” Aqui se descobre o verdadeiro poder de Sailor Moon, que a distingue praticamente de todos os super-heróis, notadamente os norte-americanos: o poder do amor.
Na luta travada na Torre de Tóquio as amigas de Sailor Moon foram levadas de vencida pela chegada de Beryl, que parece deter um poder incomensurável. Sailor Moon, porém, empunhando o cetro lunar, aparece a tempo e confronta a poderosíssima adversária. Surpreendentemente, a tímida e chorona menina de 14 anos abate Zoycite e derrota Beryl, lançando sobre ambos o poder do amor e da justiça. Levando nos braços o desfalecido Zoycite, Beryl põe-se em fuga para a dimensão das trevas, humilhada mas jurando vingança. A sequência é especialmente maravilhosa, com a adolescente Sailor Moon, com todas as fraquezas de adolescente, mas com a pureza de seu coração, colocando em fuga o poder das trevas.

Rio de Janeiro, 21 de abril de 2016




imagem da série antiga: Sailor Moon lança o seu poder