Sailor Moon Crystal 7: amor miraculoso

SAILOR MOON CRYSTAL 7: AMOR MIRACULOSO
Miguel Carqueija


“Eu acredito nisso, um romance milagroso.”
(da canção-tema do seriado “Sailor Moon” dos anos 90, “Lenda da luz da Lua”)

O romance torna-se intenso na série “Sailor Moon Crystal”, deixando os conflitos menos importantes, quando Usagi Tsukino (Sailor Moon) desperta no quarto de Mamoru Chiba (Tuxedo Kamen), para onde fôra levada após seu desmaio ao fim do rápido combate com Beryl e Zoycite, a quem expulsara para a dimensão do Reino Escuro. Por ter gasto muita energia, Usagi caíra em sono profundo. Ao despertar vê, da cama, Mamoru de pé, a alguma distância, e sobre uma mesa, a máscara e a cartola; numa cadeira, o fraque. Trocam algumas palavras. É extremamente bela a cena romântica em que Usagi sai da cama descalça e, pegando a máscara, aproxima-se de Mamoru e a coloca em seu rosto... agora finalmente ela sabe quem é o misterioso Tuxedo Kamen.


 
Resenha do episódio 7 – “Mamoru Chiba -Tuxedo Kamen” (Toei Animation, Japão, 2014) do seriado de animação “Sailor Moon Crystal” – criação da personagem e supervisão do animê: Naoko Takeushi. Direção: Munehisa Saka. Sailor Moon (Usagi Tsukino) dublada por Kotono Mtsuishi.




“Como eu não percebi antes? Essa voz meio grave, o terno, a gravata... esses olhos profundos e envolventes... você é o Tuxedo Kamen.”
(Sailor Moon)

“Vamos lutar protegendo o céu estrelado.”
(da canção-tema de abertura de “Sailor Moon Crystal”)

No sétimo episódio de “Sailor Moon Crystal” Usagi Tsukino foca sabendo afinal porque Mamoru Chiba procura o “lendário cristal de prata”: tendo perdido os pais num desastre de automóvel quando tinha seis anos, despertara desmemoriado num hospital. Mais tarde passou a sonhar de forma repetitiva com alguém, uma princesa mal entrevista, que lhe dizia para encontrar o “lendário cristal de prata”. Por isso ele se tornara o Tuxedo Kamen, vagando à noite, penetrando em joalherias numa vã tentativa de encontrar o objeto misterioso. Ao se separarem (note-se que ele a respeitou integralmente) Mamoru pede a Sailor Moon que guarde segredo daquelas revelações. Já decidida a chamá-lo de Mamo-chan (forma japonesa carinhosa de chamar uma pessoa) ela aceita ocultar o relacionamento até das outras sailors e da gata Luna.
A delicadeza da personagem Usagi Tsukino, a Guerreira do Amor e da Justiça, é singular e proporciona cenas envolventes como essa. Mas os problemas nunca deixam Sailor Moon e agora é a vez de Zoycite, um dos generais do Reino Escuro, fazer uma audaciosa tentativa para conseguir o cristal de prata (que ele supõe estar com Sailor Moon) e destruir sua adversária. No Reino Escuro, aliás, tudo é caviloso. Algumas revelações são feitas e, outra riqueza desta franquia é a progressiva descoberta de fatos relevantes. A Rainha Beryl lembra-se de como foi atraída para o “ponto D” perto do Polo Norte (onde ficará isso?) e lá ter descoberto o Reino Escuro e libertado de seu selo milenar o demônio Metalia, “Queen Metalia” como a chamam. Metalia ainda não despertou completamente e lembra a Beryl que a energia roubada aos humanos não é suficiente, é preciso conseguir o cristal de prata. Beryl, em seu foro íntimo, reflete que, se obtiver o poder infinito do cristal de prata, Metalia poderá “devorar o mundo”. Na verdade, fingindo servir ao demônio, Beryl pretende ela própria se apossar do cristal e reinar sobre a Terra.
Os acontecimentos vão se tornando mais assustadores à proporção que a trama avança, num clima meio lovecraftiano (“meio” só porque em Lovecraft o mal ancestral é onipotente mas em Sailor Moon é confrontado pelos poderes do bem): Zoycite consegue implantar uma sugestão hipnótica num grande número de estudantes (inclisive colegas de Usagi) que saem em bandos pelas ruas procurando Sailor Moon com intenções assassinas. Mesmo assustada Usagi se transforma e se apresenta à turba, utilizando o poder do cetro lunar para purificar o grupo. Mas Zoycite contava já com isso para atacar de surpresa.
Um detalhe muito recorrente na série (e que já se verifica no seriado mais antigo, dos anos 90) é que muitas vezes é uma delas, apenas, quem salva a situação, quando as outras falham. A heroína da vez é Sailor Vênus, ou Sailor V, que finalmente aparece (com seu gato lunar Artêmis) para se juntar ao grupo de Sailor Moon. Sailor Vênus (Minako Aino) surge majestosamente e ataca Zoycite com seu “raio crescente de Vênus”. O episódio termina inconcluso...

Rio de Janeiro, 25 de abril de 2016.


imagem do seriado "Sailor Moon Crystal": as cinco guerreiras, Sailor Júpiter, Sailor Mercúrio, Sailor Moon, Sailor Marte e Sailor Vênus.