Mussumet episódio 8: o resgate de Aoi

8 – FINALMENTE EU ENTENDO: UM CORAÇÃO ABERTO DE MENINA
Um dos mais movimentados e significativos episódios de “Mussumet”.
Refeita da depressão, Kurenai consegue levar as irmãs para longe das Otomets, depois de atacá-las de surpresa. A briga porém continua em três locais diferentes, e a monitoração por “laptop” de Murasaki convence Kurenai e Midori a se retirarem, deixando Aoi prisioneira na própria sede ocupada da MET. Com seus capacetes mais evoluídos as Otomets são muito mais rápidas e as Mussumets ficam em desvantagem.
Planeja-se então um resgate através da tubulação, do túnel de ventilação. Midori se faz de isca e Kurenai penetra no encanamento aparentemente sem ser percebida, mas logo se vê perseguida pelo grandalhão George que repete um repulsivo “bon jour”, nma cena que parece de assédio sexual. Kurenai porém consegue sair do túnel e descobre o local do cativeiro de Aoi, que se encontra amordaçada, amarrada e pendurada. Quando Kurenai afasta a mordaça trava-se um curioso diálogo entre as duas, evocando a costumeira implicância de Aoi contra a caçula.
— O que você está fazendo aqui? — pergunta logo Aoi.
— Como assim, o que estou fazendo aqui? Vim te resgatar!
— Eu posso me salvar sozinha!
— Você sozinha? Por que tem que ser assim? Nós somos três irmãs, ou você já se esqueceu? Nós sempre resolvemos nossos trabalhos nos ajudando, Aoi!
Tocada pela manifestação de amor da irmã, Aoi se enternece e, sorrindo, murmura...
— Kurenai...
Mas não há tempo para mais conversas. George abre a porta, ainda zombando, nas Kurenai, já com seu capacete de Mussumet Vermelha, recebe-o com um soco na cara que o atira longe (esta cena é muito engraçada).
Elas descobrem o capacete de Aoi mas são surpreendidas por Shirai, que as retém com uns membros ectoplásmicos; de repente aparecem as Otomets trazendo Midori aparentemente desfalecida; mas ela se levanta e, contando com o fator surpresa, as três Mussumets atacam para valer; infelizmente acabam sendo jogadas para fora do prédio, arrojadas pelo poder superior das Otomets.
O último embate provoca uma cratera e as irmãs Shion, Marcia e Kou, buscam inutilmente as adversárias com os olhos; subito uma substância branca ven caindo em pequenos fragmentos.
— Neve? — diz uma delas.
— Não. É o traje da “sem-peito”.
Referia-se a Kurenai. O episódio termina assim, melancolicamente, com a estrondosa derrota das heroínas.
NOTAS: em séries japonesas, carregadas de sentimentos e soluções invulgares, é comum que se focalize a fragilidade de heroínas e heróis, que muitas vezes são fragorosamente derrotados pelos vilões; apesar disso sobrevivem e de algum modo dão a volta por cima. Esta mini-série, em seus capítulos finais, reservas algumas surpresas. Quanto à doce e valorosa Kurenai, ela é sem duvida, com todas as suas limitações, a personagem de maior carisma em “Mussumet”.



 INFORMAÇÕES DA SÉRIE

Japão, 2006. Produção Machiu Hattori. Supervisor: Kei Arisugawa. Direção: Shigeru Kimiya. História original Juzo Matsuki. “Planning” Ryuzo Shoji.
Personagens e vozes:
 Kurenai (Mussumet Vermelha) – Avano Matsumoto
Midori (Mussumet Verde) – Chiaki Ohsawa.
Aoi (Mussumet Azul) – Akiko Kawase
Muresaki (a loura) - Yurika Hino
Nako Seijo (a ruiva) – Miyu Matsuki
Modoki (o ET) – Nana Inove
Yamato Shirai – Kyousei Tsukui
Dr. Kishida – Ken Narita
Shion          (as três irmãs Saltomi)
Marcia
Kou
George
 
 
“Dominam os céus, a terra é seu reino e a água é seu elemento.”
(bordão de abertura)
“É uma avião? É um OVNI? Não! São as justiceiras!
(idem)
 
            Em algum momento cairam no Japão meteoritos negros que transformavam pessoas em monstros relacionados com os seus desejos. Um casal de cientistas desenvoveu um projeto para controlar os meteoritos através da organização MET, que após a sua morte ficou a cargo do Dr. Kishida. As três filhas adolescentes, Aoi, Midori e Kurenai, concordaram em utilizar os capacetes de poder contendo meteoritos, trasnformando-se nas Mussumets (mussume = filha + met = capacete ou meteoro, as “filhas dos meteoros” ou “filhas de capacete”), capazes de operar poderes incríveis. Também fazem parte da organização as mulheres Muresaki e Nako (esta, obsecada por dinheiro), o alienígena anão Modoki, vindo de um planeta destruído, e o Sr. Yamato Shirai, cobiçado pelas garotas, inclusive pelas irmãs Shion, Marcia e Kou, que estudam no colégio vizinho e mantém uma pinimba com Modori, Aoi e Kurenai.
            “Mussumet” lembra aspectos de Sailor Moon, e até do Super-Homem, não é uma série bem desenhada mas é muito divertida, com aquele charme do animê shojo.
 

imagem: Kurenai, Midorti e Aoi, as Mussumets