Sailor Moon Crystal 15: surge a Pequena Dama

SAILOR MOON CRYSTAL 15: SURGE A PEQUENA DAMA
Miguel Carqueija

“É cedo para considerá-la uma vilã.”
(Mamoru Chiba)

Resenha do episódio 15 – “Infiltração – Sailor Marte” — do seriado de animação “Pretty Guardian Sailor Moon – Crystal” (Japão, 2014-2015-2016). Criação e supervisão de Naoko Takeushi. Sailor Moon (Usagi Tsukino) dublada por Kotono Mitsuishi.

O primeiro encontro entre a Princesa da Lua Branca e a Pequena Dama chegou a ser desastroso. Chibiusa como que surgiu do nada, caiu do céu, ou melhor, de uma abertura temporal, bem sobre Usagi Tsukino e Mamoru Chiba, quando ambos namoravam no parque. Usagi ficou bem machucada e, pior, a menina, de aparentes oito anos, não se mostrou amigável e ainda ameaçou Usagi com uma arma de brinquedo, exigindo a entrega do cristal de prata. Não tendo êxito, escapou, deixando o casal perplexo. De onde aquela garota sabia que Usagi possuía o sagrado cristal de prata? E para que o queria?
O pior porém estava para vir, quando Chibiusa, utilizando os poderes mágicos da bola flutuante (com uma cara de gato pintada) que a acompanha – a “bola-luna” – hipnotiza toda a família de Sailor Moon – a mãe, o pai e o irmão. Todos ficam achando que Chibiusa é uma parente que está morando lá. Somente a gata preta, Luna, não cai na hipnose e percebe que existe algo muito especial na menina. Para Usagi a situação é embaraçosa: afinal, ninguém da família sabe que ela é a Sailor Moon, o mundo igualmente ignora, é um segredo que ainda precisa ser mantido. Usagi tem de controlar o seu gênio e não deixar transparecer quem ela é. Mas, com o lidar com um problema desses? Ela procura as outras sailors, sem imaginar porém que Chibiusa é o menor dos problemas.
A história logo mostra o conselho da Lua Negra, chefiado por Diamond, um príncipe sinistro, e tendo a consultoria, por assim dizer, do mago Wiseman (= homem sábio), que veste um manto negro e cujo rosto não é avistado. Um dos membros do conselho, Rubeus, sujeito de aparência árabe, se oferece para ir à Terra de nossa época (pois a encrenca se desenrola no futuro) para destruir o cristal de prata, que desapareceu naquele porvir. Ele se faz acompanhar por um quarteto feminino, as “Quatro Irmãs Espectrais”, dotadas de poderes paranormais, como possuem todos os escassos habitantes da Lua Negra (ou Nêmesis, mundo situado na periferia do Sistema Solar). Viajando no tempo por meio de alguma tecnologia desconhecida, eles passam a agir no século XXI e em Tóquio, onde começam infiltrando-se numa feira organizada por freiras católicas e onde as sailors participam sem revelar suas identidades. Contudo, o plano do grupo é diabólico, e logo falsas freiras estão ali infiltradas, em busca das protetoras do cristal de prata e da fugitiva Chibiusa, que veio também do futuro, mas não da Lua Negra e sim da Tóquio de Cristal, na Terra vindoura.
Uma característica bem forte em Sailor Moon é a lealdade que ela tem para com as pessoas a quem ama, e como é capaz de sofrer por elas. A segunda temporada de “Sailor Moon Crystal” traz uma carga imensa de sofrimentos para a Princesa da Lua. O calvário de Sailor Moon começa quando Sailor Marte é raptada pelo clã da Lua Negra, após um primeiro embate onde uma freira é morta num ataque covarde dos inimigos (a história não é propriamente infantil...) e Sailor Moon consegue eliminar uma das “irmãs” da Lua Negra, Koan. Apesar dessa baixa do inimigo, Usagi não pode se considerar vitoriosa: não sabe quem são os inimigos e o que eles desejam, e Marte, sua grande amiga, desapareceu.



imagem google, ópera La Reconquista: à esquerda as sailors Júpiter e Mercúrio; à direita Tuxedo Kamen (Mamoru), Sailor Marte e Sailor Vênus; centralizada, Sailor Moon; à sua frente Chibiusa, a Pequena Dama.