Sailor Moon Crystal 16: o calvário de Usagi

SAILOR MOON CRYSTAL 16: O CALVÁRIO DE USAGI
Miguel Carqueija


“A Sailor Moon é realmente forte?”
(Chibiusa para Mamoru Chiba)

“A Sailor Moon é invencível.”
(Mamoru Chiba para Chibiusa)

Resenha do episódio 16 – “Abdução – Sailor Mercúrio” — do seriado de animação “Pretty Guardian Sailor Moon – Crystal” (Japão, 2014-2015-2016). Criação e supervisão de Naoko Takeushi. Sailor Moon (Usagi Tsukino) dublada por Kotono Mitsuishi.

Um detalhe que eu julgo admirável na super-heroína Sailor Moon (Marinheira da Lua), e que a distingue da maior parte das personagens do tipo, é a sua capacidade em sofrimento solidário, pois com frequência ela sofre moralmente, e sofre muito, pelos outros, e especialmente pelas pessoas e animais a quem ama. Este aspecto aparece bastante na segunda temporada do seriado “Sailor Moon Crystal”, que venho resenhando episódio por episódio.
A chegada da misteriosa criança,Chibiusa, transtorna a vida de Usagi Tsukino, pois a mesma é seguida pelo aparecimento de inimigos desconhecidos, o Clã da Lua Negra, vindos de grande distância no espaço e no tempo. De Chibiusa, o máximo que conseguem saber nos primeiros tempos é que ela deseja que Sailor Moon ajude a sua mãe. Mas não há muito tempo de pensar nisso, pois os inimigos da Lua Negra, comandados pelo Príncipe Demond e pelo misterioso Wiseman, executam um plano maquiavélico cujo objetivo final é a destruição do cristal de prata, tido como obstáculo à ação do cristal negro, cuja energia maligna domina o planeta Nêmesis (a Lua Negra). O plano se dá através de armadilhas que resultam, primeiro no sequestro de Sailor Marte, depois no de Sailor Mercúrio, que se concretiza neste episódio. Nos embates ocorridos a Princesa da Lua Branca matou em confronto leal primeiro Koan, e agora Berthier, duas das quatro “Irmãs Espectrais” da Lua Negra, que coadjuvavam Rubeus, um dos líderes do clã nefasto. Mas Sailor Moon não pode considerar tal fato como vitória, pois perdeu duas de suas companheiras de lutas, levadas para local desconhecido.

Usagi não sabe ainda se pode confiar em Chibiusa e, embora esteja sofrendo muito por Rei (Sailor Marte) e Ami (Sailor Mercúrio), não imagina o quanto ainda terá de sofrer. Pois o objetivo dos senhores da Lua Negra é drenar as energias das sailors auxiliares e atrair Sailor Moon para seu mundo, onde pelos seus cálculos, o sagrado cristal de prata, portado pela Guerreira do Amor e da Justiça, não poderá fazer frente à energia maligna do cristal negro.
A luta contra a Lua Negra está apenas começando...


Rio de Janeiro, 14 de julho de 2016.


imagem google: capa do volume 6, japonês, do mangá Sailor Moon, de Naoko takeushi: Chibiusa, a Pequena Dama.