PARTICIPAÇÃO MAÇÔNICA NA GUERRA DE SECESSÃO

PARTICIPAÇÃO MAÇÔNICA NA GUERRA DE SECESSÃO

Muitos conhecem a história da guerra civil norte-americana, contudo, poucos sabem que a partir de 1865, ano em que terminou a guerra, muitos colonos do sul, derrotados pelo norte, tiveram que deixar suas terras emigrando dos USA, para o Brasil, a convite do imperador D. Pedro II, interessado que estava no cultivo do algodão, no país, produto de exportação, de alto valor econômico, muito bem explorado nos EE.UU.

Já em 1864, induzidos pelo Gen. de Brigada, maçom, confederado Albert Piker, os colonos maçons, sulistas, pressentindo a iminente derrota e, diante das atrocidades que vinham sofrendo com as tropas yankees dentro de seu território, contataram o maçom judeu inglês, Charles Nathan, que residia no Rio de Janeiro, e este, com os IIr:. Marcos Aurélio de Castro e Samuel de Oliveira Matos, com apoio de D. Pedro II, já em fins de 1865, deram início ao processo de imigração norte-americana, em grande escala, para o Brasil.

É interessante ressaltar que aquela foi a única grande imigração realizada por esse país, considerado um dos maiores acolhedores de imigrantes do mundo.

No Brasil, os colonos estabeleceram-se, em parte, na Amazônia, colaborando na colonização da cidade de Santarém, no Pará. Parte, em Vitória e Rio de Janeiro, e a maioria em Santos, daí saindo para as terras planas de Piracicaba, Campinas, Santa Bárbara do Oeste e Americana. Esta última ficou assim conhecida devido à primeira vila de americanos, ali fundada.

Os colonos trouxeram consigo muitos implementos e utensílios, utilizados no cultivo de vários tipos de lavouras, como o arado de aiveca, e também impulsionaram, sobremaneira, a educação, fundando o Educandário Metodista, que mais tarde culminou na fundação da Universidade Mackenzie.

Daqueles soldados que lutaram pela causa do sul, dezessete jazem em solo brasileiro, em cemitério particular. E, remanescentes daqueles colonos, hoje brasileiros, permeiam a história do Brasil, como a juíza Helen Gracie, a cantora Rita Lee, e o falecido ator José Lewgoy, entre outros famosos.

Convém lembrar que comissões de maçons estiveram sempre recebendo e orientando os colonos que aqui chegaram para se estabelecer, dando mostra do quanto a Maçonaria, brasileira, colaborou para que tudo desse certo naquela diáspora norte-americana.

Pesquisa de José Rodrigues Filho:.

Amélia Rodrigues-Ba. 15 de maio de 2010.

José Rodrigues Filho
Enviado por José Rodrigues Filho em 11/08/2016
Código do texto: T5725667
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.