Mussumet 11: a revanche

MUSSUMET 11: REVANCHE
Miguel Carqueija

“Se estivermos unidas não seremos derrotadas!”
(Kurenai)

O episódio 11 de Mussumet (já resenhamos aqui os dez anteriores) é um episódio de transição. Pode-se dizer que, nos dois trios de heroínas — as Mussumets e suas rivais Otomets — a ficha ainda não caiu. As Irmãs Kishida (Mussumets) e as Irmãs Saltomi (Otomets) ainda se vêem como inimigas, mas o fato é que Shirai ainda se encontra no interio de um prédio em estado catatônico, sob controle do ser ou entidade que veio com os meteoritos negros à Terra, um ser maligno que deseja o domínio de nosso planeta. Ele ainda não consegue fazer Shirai agir, mas o cientista está paralisado, envolvido por energia maligna. O “meteoro negro” pretendo utilizá-lo como instrumento para o seu plano sombrio.
Não entendendo o que está havendo com Shirai as Otomets ficam à espera, e deslumbradas por se terem tornado heroínas e receberem os aplausos e agradecimentos do povo e da mídia. Mas as duas cientistas que dão suporte às Mussumets conseguem aperfeiçoar os capacetes de Kurenai, Aoi e Midori. Como relatado em episódios anteriores, elas foram usurpadas pelas irmãs rivais, quando estas conseguiram clonar seus capacetes e aperfeiçoar os capacetes clonados, obtendo assim poderes mais eficazes. Agora as Mussumets estão com os novos capacetes e partem para o acerto de contas. As Otomets não esperavam por isso e apanham feio no novo confronto. As Mussumets conseguem mesmo anular o campo de energia que produzia os uniformes das Otomets, que se vêem caidas ao chão, despojadas das roupas. O confronto porém é interrompido por uma efusão de energia vinda do prédio onde se encontra Shirai.
O desenrolar dos acontecimentos mostrará bem que não são as Otomets as verdadeiras vilãs, e sim o ser misterioso do meteorito negro. Subjaz uma lição de moral na história: se você está ao lado do bem não brigue com quem também está: unam as forças contra o mal...

DADOS TÉCNICOS

Japão, 2006. Produção Machiu Hattori. Supervisor: Kei Arisugawa. Direção: Shigeru Kimiya. História original Juzo Matsuki. “Planning” Ryuzo Shoji.
Personagens e vozes:
Kurenai (Mussumet Vermelha) – Avano Matsumoto
Midori (Mussumet Verde) – Chiaki Ohsawa.
Aoi (Mussumet Azul) – Akiko Kawase
Muresaki (a loura) - Yurika Hino
Nako Seijo (a ruiva) – Miyu Matsuki
Modoki (o ET) – Nana Inove
Yamato Shirai – Kyousei Tsukui
Dr. Kishida – Ken Narita
(as três irmãs Saltomi)
Shion — Atsuko Enomoto
Marcia — Haruko Momoi
Kou — Bakuto
George (mordomo) — Takuma Suzuki


“Dominam os céus, a terra é seu reino e a água é seu elemento.”
(bordão de abertura)

“É um avião? É um OVNI? Não! São as justiceiras!
(idem)

SÚMULA GERAL

Em algum momento cairam no Japão meteoritos negros que transformavam pessoas em monstros relacionados com os seus desejos. Um casal de cientistas desenvoveu um projeto para controlar os meteoritos através da organização MET, que após a sua morte ficou a cargo do Dr. Kishida. As três filhas adolescentes, Aoi, Midori e Kurenai, concordaram em utilizar os capacetes de poder contendo meteoritos, trasnformando-se nas Mussumets (mussume = filha + met = capacete ou meteoro, as “filhas dos meteoros” ou “filhas de capacete”), capazes de operar poderes incríveis. Também fazem parte da organização as mulheres Muresaki e Nako (esta, obsecada por dinheiro), o alienígena anão Modoki, vindo de um planeta destruído, e o Sr. Yamato Shirai, cobiçado pelas garotas, inclusive pelas irmãs Shion, Marcia e Kou, que estudam no colégio vizinho e mantém uma pinimba com Midori, Aoi e Kurenai.
“Mussumet” lembra aspectos de Sailor Moon, e até do Super-Homem, não é uma série bem desenhada mas é muito divertida, com aquele charme do animê shojo.

(imagem da série: Shirai tenta conciliar as Mussumets (à direita) e as Otomets)