Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Resenha do Filme “Escola da Vida”

              Dirigido por Willian Dear e protagonizado por Ryan Reynolds e David Paymer, o filme “Escola da Vida” é uma divertida história que busca não tão somente entreter, mas, para aqueles que são dotados de uma visão mais aguçada, trás elementos pertinentes ao ramo da educação fazendo uma alusão aos métodos e comportamentos encontrados nas instituições.
O filme faz um retrato das diferentes metodologias utilizadas pelos professores. Alguns utilizam um sistema de ensino em um formato dogmático enquanto o outro professor, Sr. D., recorre a uma metodologia mais dinâmica que busca atrair a atenção dos alunos, utilizando aquilo que eles já sabem e que estão acostumados em seu dia-a-dia, para construir novos conhecimentos. Tal atitude procura expandir o conhecimento dos alunos partindo do que eles já estão em contato e dando a oportunidade da participação destes, o que não ocorre com as demais aulas, em que os professores tentam transmitir a idéia de que somente eles são portadores do conhecimento, e que o aluno não pode colaborar com o processo de cognição. O professor Matt Warner representa e nos leva a fazer um paralelo com o sistema educacional do país, onde os interesses próprios estão em suma relevância e a necessidade de reforma na ideologia do educador está em, no máximo, segundo plano. Recordo-me de um professor que tive a certo tempo que se atentava para abordar elementos que eram pertinentes a outras disciplinas. Com isso, ele fazia uma interdisciplinaridade, tornando o aprendizado mais rico e mais fundamentado.
O filme é uma sugestiva obra que nos leva a refletir, buscando meios para tornar o ensino mais produtivo e embasado. Devemos fazer com que o aluno não seja somente um reprodutor do conhecimento, mas ele deve ser um produtor e construtor de saberes. O que o educando aprende não deve ter impacto somente no instante em que está estudando e abordando determinado assunto, mas, deve ser parte fundamental de construção de seu caráter e de seu futuro.
Diego Guimarães
Enviado por Diego Guimarães em 29/07/2007
Reeditado em 07/11/2008
Código do texto: T584414

Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Diego Guimarães
Curitiba - Paraná - Brasil, 27 anos
63 textos (63864 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 01/11/14 08:31)
Diego Guimarães



Rádio Poética