Eis os Delírios do Mundo Conectado (2016) [Documentário]

INTERESSANTE RECORTE SOBRE INTERNET E A TECNOLOGIA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Ao contrário do que a capa e o título possam sugerir, não se trata de uma crítica ácida à Tecnologia e à Internet. Werner Herzog faz uma exposição em 10 tópicos, que vão desde a parte histórica de criação da internet chegando às especulações sobre o futuro desta.

Neste interim, aborda o desta tecnologia por pessoas mal-intencionadas; exploração espacial e a conectividade das colônias entre si e com a Terra; neurociência e a conversão de ondas magnéticas para imagens ou texto (inclusive esboçando um conceito bem plausível de telepatia); viciados em Internet e Videogames; pessoas que sofrem com com “radiação sem fio” (neste ponto, confesso que sou um tanto cético, pois sempre vi o assunto abordado de maneira sensacionalista e nunca o analisei a fundo); a Guerra Digital envolvendo hackers, política e mercado financeiro, contando também com relatos do lendário Kevin Mitnick; a perspectiva histórica de nossa era, uma vez que muitos documentos que a compõem estão ou estavam armazenados num suporte digital, muitas vezes não deixado nenhum vestígio como lágrimas na chuva; e como o mundo atual é dependente da Internet e tecnologia, algo que nos deixa sob risco constante de um colapso.

“Os monges pararam de meditar? Eles pararam de rezar? Todos parecem estar tuitando”.

Gostei muito da condução do diretor, que faz perguntas que muitas vezes deixam os entrevistados sem resposta ou pensativos. Mas nunca de forma rasteira. A impressão é que Werner Herzog apenas lança algumas provocações e deixa que os entrevistados falem à vontade, não parece querer usar o documentário para provar nenhum ponto de vista próprio.

Documentário disponível no serviço Netflix (ao menos na data de publicação deste post).

Ao observar a icônica cena dos monges, a primeira coisa que veio à mente foi a música “Material Boy” da banda sueca Millencolin.

https://www.youtube.com/watch?v=JRlhUKcIHPw