Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

KOBATO episódio 21: a verdade sobre Sayaka e Okiura

KOBATO episódio 21: a verdade sobre Sayaka e Okiura
Miguel Carqueija


Num comovente entrecho capaz de levar às lágrimas finalmente a cândida e mística Kobato descobre a verdade oculta na história do casamento entre Sayaka, dona da creche Yomogi, e Okiura, o sorridente e frio marido (separado) que faz pressão para que a creche seja fechada, em razão das dívidas. Na verdade por trás de tudo está o implacável pai de Okiura. A grande dívida da creche originou-se em alguma negociata do dono anterior, que acabou sendo herdada por Sayaka. E o sogro de Sayaka não quer saber, quer que a dívida seja paga, e Okiura, para proteger a esposa mesmo separado dela, assumiu como bandido para se interpor entre a moça e o pai. Uma atitude surpreendente de alguém que para fazer o bem finge ser vilão...



Resenha do vigésimo primeiro episódio – Os passos da primavera — do seriado japonês de animação “Kobato” (Estúdio Madhouse, 2010). Criação da CLAMP (Ageha Ohkawa, Mokona Apapa, Tsubaki Nekoi e Satsuki Igarashi). Kobato dublada por Kana Anazawa.

“Às vezes, quando amamos e nos importamos com alguém, criamos mal-entendidos.”
(Chitose)

“É tão importante para todos nós... para Sayaka-sensei, para mim, para Fujimoto-san, para todos na Creche Yomogi... amamos tanto aquele lugar. Acho que é por isso que Sayaka-sensei queria tanto protegê-lo. E mesmo assim o senhor quer tirar isso dela e deixá-la arrasada. Não imagino como uma boa pessoa poderia ser capaz disso. E mesmo que não seja uma boa pessoa... se você é tão importante para Sayaka-sensei, por que continuar com isso?”
(discurso de Kobato para Okiura)


Neste grande episódio da série, Kobato é o anjo bom que consegue promover a reconciliação entre os personagens, primeiro, impedindo, por interposição de seu corpo, que Fujimoto agrida Okiura quando este vai conversar com Sayaka e dar um ultimato. Sayaka, tristemente, concorda finalmente em fechar a creche, pedindo apenas que possa efetuar a formatura da classe. Kobato, contrariando a vontade de Fujimoto, resolve procurar Okiura em seu próprio apartamento. Este se recusa a recebê-la e a santa menina fica do lado de fora, na chuva, em pé, sem comida, e pela noite adentro, aguardando, pois está decidida a interceder por Sayaka custe o que custar. Quando finalmente Okiura, vencido pela determinação heroica de Kobato, desce para falar com ela, a garota pronuncia o admirável discurso acima transcrito em parte. Okiura, constrangido, volta as costas a Kobato, não consegue dar uma resposta objetiva, mas de subito a jovem cai desfalecida, vencida pelas horas sob o tempo inclemente. Pouco depois Okiura chega na creche com Kobato em seus braços. E quando Kobato afinal desperta, incentiva Sayaka a ir atrás de Okiura, pois ela o ama e ele a ama...
A humilde grandeza de Kobato promove a reconciliação do casal, encerrando-se assim o episódio.
Rio de Janeiro, 8 de setembro de 2017.

 
Miguel Carqueija
Enviado por Miguel Carqueija em 08/09/2017
Reeditado em 09/09/2017
Código do texto: T6108569
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Miguel Carqueija
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil, 69 anos
1817 textos (80245 leituras)
41 e-livros (3973 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/11/17 20:39)
Miguel Carqueija