A FORMA DA ÁGUA,O AMOR QUE TUDO VENCE

A FORMA DA ÁGUA
O AMOR QUE TUDO VENCE...
Nestes tempos de tanto ódio que tal assistir um filme sobre um grande amor? Um amor patético,quase impossível,um risível amor que jamais seria entendido por pessoas insensíveis ,mas,que trás dentro de si um sentimento eterno,aliás,o único capaz de salvar o mundo.
A Forma Da Àgua é um dos filmes mais espetaculares que assisti.Sai do cinema leve, flutuando ,de bem com a humanidade.Obrigada Guillermo del Toro por você entender o mundo,crer nele e balancear as diferenças entre a compaixão e a crueldade ,o sentimento e o preconceito ,o perfeito entendimento entre as diferenças.
Sim,se existem Elisas no mundo ele estará salvo.Elisa (Sally Hawkins)um nome comum,uma pessoa comum ,ignorada nas ruas, muda ,mas,que consegue ser compassiva e cheia de paixão;uma paixão capaz de arriscar tudo para defender o seu amor,uma forma,uma criatura selvagem,capturada para ser morta e estudada, um prato perfeito para a crueldade humana representada,neste caso pelo Richard Strickland (Michael Shannon),um americano sedento de ódio pelos diferentes,servil e profundamente infeliz que carrega consigo o estigma da crueldade.
Com treze indicações para o Oscar e trazendo até nós um microcosmo social representado por personagens perfeitos como Giles (Richard Jenkins),o homossexual e Zelda (Octavia Spencer) ,sua companheira de faxina,além do cientista russo ,Hoffstetler (Michael Stuhlbarg) triste por perder sua autoridade para o bruto Strickland.
A cena de sexo entre a Forma e Elisa é fantástica e inconcebível e só por isso valeria a estatueta.Bem como a música You Never Know cantada pela notável Alice Faye,hoje tão esquecida e que se afastou do mundo do cinema enojada com os bastidores dos velhos tempos de Louis B.Meyer e Jack Warner.Pois é,saí cantarolando ,me sentindo apaixonada pela vida,emocionada e feliz.
O filme é sutil em todos os seus aspectos e não merecia um textículo como esse ,mas,um estudo profundo sobre sua visão do mundo.
Há no ser humano alguma qualidade,sim, tais como a bondade e a imaginação,uma força capaz de transformar e criar novas realidades como o amor que tudo vence ,entre uma moça inexpressiva e uma criatura saída das água.

PRÊMIOS
Leão de Ouro
2017 • Guillermo del Toro


Prêmio Globo de Ouro: Melhor Diretor
2018 • Guillermo del Toro


Prêmio Globo de Ouro: Melhor Trilha Sonora Original
2018 • Alexandre Desplat


Directors Guild of America Award - Melhor Diretor de Filme
2018 • Guillermo del Toro


National Society of Film Critics Award de Melhor Atriz
2018 • Sally Hawkins


Prêmio do Sindicato de Produtores da América - Melhor Filme
2018 • Guillermo del Toro, J. Miles Dale


Critic's Choice Award de Melhor Filme
2018


Critics' Choice Award: Melhor Compositor
2018 • Alexandre Desplat


Critics' Choice Award: Melhor Diretor
2018 • Guillermo del Toro


Critics' Choice Award: Melhor Direção de Arte
2018 • Paul D. Austerberry, Shane Vieau, Jeffrey A. Melvin


ADG Award de Melhor Design de Época
2018 • Paul D. Austerberry

 
Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 31/03/2018
Reeditado em 31/03/2018
Código do texto: T6295685
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.