WINKEN, BLYNKEN AND NOD — UM POEMA DE WALT DISNEY

WINKEN, BLYNKEN AND NOD — UM POEMA DE WALT DISNEY
Miguel Carqueija

Resenha do desenho curto “Winken, Blynken & Nod”, da série “Silly Symphonies” (Tolas Sinfonias). Walt Disney Productions, EUA, 1938. Produção: Walt Disney. Direção: Graham Heid (não creditado). Canção interpretada por Divonna Doxie. Adaptação do poema de Eugene Field. Projeção: 8 minutos.

Como uma aquarela animada, esta primorosa obra de Walt Disney é excepcionalmente graciosa nos efeitos de animação, revolucionários para a época. A vinheta mostra o sonho em que três bebês navegam por um cosmos onírico, onde as nuvens convivem com estrelas que parecem seres marítimos. A “navegação” num sapato flutuante fornece belíssimas imagens com o barco-sapato causando ondulações em nuvens enquanto os três bebês tentam pescar as estrelinhas. Por fim, após esbarrarem com nuvens de tempestade, caem de volta para casa e afinal, os três bebês eram um só.
Uma das pequenas obras-primas trazidas pelo gênio de Walt Disney, que inclusive, naquela época, tinha estabelecido uma escola de arte em seus estúdios, para o aprimoramento dos seus desenhistas.

Rio de Janeiro, 11 de novembro de 2018.