Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Tropa de Elite

    Tropa de Elite: o filme

O filme Tropa de Elite,dirigido por Jose Padilha é uma obra que descreve fatos ocorridos na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro na década de 90, durante a visita  do Papa João Paulo ll a Capital Carioca. A historia é intensa na descrição da realidade diária da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, totalmente baseada em situações que, segundo o autor, baseiam-se em relatos de fatos reais, que lhe foram feitos por Policiais Militares. O personagem central da trama é um Capitão PM do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Tropa de Elite da Policia Militar carioca, considerada internacionalmente como uma das melhores força de Combate Urbano do Mundo. A narrativa é intensa e gira em torno do personagem central o Capitão Nascimento, que motivado pelo nascimento de seu filho e a pedido da esposa resolve deixar as atividades do Batalhão, mas para isto é necessários que ele encontre um substituto que tenha os seus ideais de honra e profissionalismo. Contudo, em uma polícia marcada pela corrupção, esta busca acaba se transformando em uma missão quase impossível, mas ele encontra dois jovens Aspirantes a Oficial, que se enquadram nas características necessárias de um Policial Militar do BOPE da PM do Rio de Janeiro.

Estes Aspirantes, por força do destino, acabam se interessando pelo Curso de Operações Especiais, que é coordenado pelo Capitão Nascimento.
O filme além de fazer uma crítica a corrupção da polícia carioca, também mostra a hipocrisia da classe média, representa por estudantes universitários, que criticam a violência policial, mas no enredo do filme, que não está longe da realidade da sociedade carioca  estes mesmos estudantes, realizam o consumo e o tráfico de drogas  na própria universidade, favorecendo a violência urbana carioca.

 Tropa de Elite é uma obra de ficção que expõem os problemas da corporação policial no Rio de Janeiro, mas poderia ser de todo o Brasil.
No filme também podemos ver vários contrapontos de valores, os personagens Neto e Matias são vistos pelo capitão Nascimento como os mais capacitados para substitui lo, se completam com coração e razão, alem de  um forte vinculo afetivo e cumplicidade entre eles,isto pode ser notado com a morte de Neto, pelos traficantes, a partir desde momento o filme passa a mostrar uma realidade mais crua muito parecida com a realidade que vivemos.

O filme conta a historia de policiais, como seres humanos sensíveis que  com a dificuldade e descredibilidade da função e da corporação juntamente com o comprometimento com as instituição se tornam estressados perdendo com isso alguns princípios morais. Os policiais corruptos é que são denunciados no filme.

O filme é indicado  para todas as idades, e com a expectativa que se criou em torno  dele ter vazado e caído nas mãos da pirataria antes mesmo de ser lançado vale a pena ser visto e prestigiar o cinema nacional.

BIBLIOGRAFIA:
Tropa de Elite, o filme. 2007
Direção: Jose Padilha.
Roteiro: Rodrigo Pimentel, Bráulio Mantovani e Jose Padilha.
Produção: Jose Padilha e Marcos Prado.


Rose Costa Bravo
Enviado por Rose Costa Bravo em 01/12/2007
Código do texto: T761165
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Rose Costa Bravo
Guarujá - São Paulo - Brasil
4 textos (4077 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/08/17 03:32)