Filme: A garota de Petrovka

FILME: A GAROTA DE PETROVKA

Miguel Carqueija

 

Resenha do filme “A garota de Petrovka”. Kmar e Universal Pictures, Estados Unidos, 1974. Produção: David Brown e Richard D. Zanuck. Direção: Robert Ellis Miller. Roteiro de Chris Bryant e Allan Scott, com base no romance de George Feifel. Música: Henry Mancini. Título original: “The girl from Petrovka”. Projeção: 103 minutos.

Elenco: Goldie Hawn (Oktyabrina), Hal Holbrook (Joe), Anthony Hopkins (Kostya), Gregoire Aislan (ministro), Anton Dolin (Ignatievitch), Bruno Wintzell (Alexander), Zoran Andric (Leonid), Hanna Hertelendy (juíza).

 

Este drama do cinema estadunidense foi produzido pela dupla Brown-Zanuck em plena época da Guerra Fria. Baseado num romance que não conheço, fala num romance que é tão frio como a tal guerra. Li críticas a meu ver fundamentadas, sobre a atuação apática de Hal Holbrook como Joe, o repórter norte-americano em serviço na Rússia. Ele se envolve com uma jovem de fama dúbia, Oktyabrina (Goldie Hawn), uma dançarina meio “hippie” – se podiam existir “hippies” na União Soviética – que vivia meio ao léu e não tinha documentos em ordem. Por conta disso ela se virava como podia, sendo amante de um ministro que obviamente fazia vista grossa. Essa irregularidade na documentação irá causar o desfecho da história e é mal explicada. Por que, afinal? Ela não era uma imigrante.

Nas críticas que li também se fala na inconvincência de Goldie, seu sotaque não convence, pelo visto.

Também vi classificarem o filme como “insípido”. Eu concordo. É um enredo que não decola e cujo final tristíssimo também não vale a pena. O jornalista não me parece que tenha agido bem no final; seu amor por Oktyabrina não resiste a uma sentença judicial e provavelmente, ao retornar para os Estados Unidos, ele nunca mais ouvirá falar dela. Aliás ele era bem mais velho e de psicologia bem diferente.

 

Rio de Janeiro, 29 de junho de 2023.