Meus 10 Filmes Preferidos

Jamais compartilhei com quem amo meus 10 filmes preferidos, talvez ela esteja curiosa (se é que ela irá ler isso aqui) Mas abaixo estão eles com uma breve descrição, ano e diretor.

1. **Era Uma Vez na América (1984)**

- *Diretor:* Sergio Leone

- *Descrição:* Uma saga épica que narra a vida de David "Noodles" Aaronson e seus amigos em meio ao submundo do crime em Nova York, abrangendo décadas desde a era da Lei Seca até os anos 1960.

2. **O Demônio das Onze Horas (1965)**

- *Diretor:* Jean-Luc Godard

- *Descrição:* Uma exploração existencialista e fragmentada do relacionamento entre um jovem parisiense e sua namorada enquanto vagueiam pela cidade.

3. **Jules e Jim - Uma Mulher para Dois (1962)**

- *Diretor:* François Truffaut

- *Descrição:* Um complexo triângulo amoroso entre dois amigos, Jules e Jim, e a enigmática Catherine, que molda e é moldada pelas mudanças sociais da Europa nas primeiras décadas do século XX.

4. **2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)**

- *Diretor:* Stanley Kubrick

- *Descrição:* Uma obra-prima da ficção científica que explora a evolução humana, a inteligência artificial e a busca pelo desconhecido, com sequências visualmente impactantes.

5. **Taxi Driver (1976)**

- *Diretor:* Martin Scorsese

- *Descrição:* A história sombria e perturbadora de Travis Bickle, um ex-fuzileiro naval alienado que se torna taxista em Nova York, explorando temas de solidão e decadência urbana.

6. **A Grande Beleza (2013)**

- *Diretor:* Paolo Sorrentino

- *Descrição:* Uma reflexão visualmente deslumbrante sobre a vida e o vazio existencial, centrada em Jep Gambardella, um escritor e jornalista social de Roma.

7. **Sonhos (1990)**

- *Diretor:* Akira Kurosawa

- *Descrição:* Um conjunto de oito segmentos que representam sonhos pessoais do renomado diretor japonês, explorando temas como natureza, guerra e espiritualidade.

8. **A Estrada da Vida (1954)**

- *Diretor:* Federico Fellini

- *Descrição:* Um emocionante conto sobre um palhaço que embarca em uma jornada pelas estradas da Itália, enfrentando desafios e encontros surreais.

9. **Enter the Void (2009)**

- *Diretor:* Gaspar Noé

- *Descrição:* Uma experiência cinematográfica intensa e psicodélica que segue a jornada espiritual de um jovem traficante em Tóquio, explorando temas de vida após a morte e espiritualidade.

10. **Cidade dos Sonhos (2001)**

- *Diretor:* David Lynch

- *Descrição:* Um mergulho surrealista na linha tênue entre sonho e realidade em Hollywood, onde a trama misteriosa se desenrola de maneira não linear.

E não poderia deixar de citar:

11. **Chinatown (1974)**

- *Diretor:* Roman Polanski

- *Descrição:* Um clássico noir que segue o detetive particular J.J. Gittes em Los Angeles enquanto ele investiga um intricado caso de corrupção e intriga pessoal.

12. **Persona (1966)**

- *Diretor:* Ingmar Bergman

- *Descrição:* Um estudo profundo sobre identidade e relação entre uma enfermeira e sua paciente, explorando a psique humana de maneira complexa e simbólica.

13. **O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)**

- *Diretor:* Jean-Pierre Jeunet

- *Descrição:* Uma encantadora história sobre Amélie, uma jovem parisiense que decide espalhar alegria e realizar pequenos atos de bondade em seu bairro, transformando vidas ao seu redor

14. **Paris, Texas (1984)**

- *Diretor:* Wim Wenders

- *Descrição:* Uma jornada poética e melancólica sobre um homem chamado Travis, que, após desaparecer por anos, retorna para se reconectar com seu filho e embarcar em uma jornada pelos Estados Unidos em busca de redenção e compreensão.

15. **Blow-Up (1966)**

- *Diretor:* Michelangelo Antonioni

- *Descrição:* Um thriller psicológico que segue um fotógrafo de moda londrino que, ao ampliar suas fotografias, inadvertidamente se envolve em um mistério intrigante, explorando temas de realidade e percepção.

Não digo que esses são os melhores que já vi, mas os meus prediletos, que mais vezes vejo e revejo.

Se vocês ainda não viram, vão lá e vejam e façam esse favor a vocês mesmos!

Dave Le Dave II
Enviado por Dave Le Dave II em 02/12/2023
Reeditado em 02/12/2023
Código do texto: T7945683
Classificação de conteúdo: seguro