Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Ordenando as idéias

Obra: Como ordenar as idéias
 
Bibliografia:
 
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS; Comissão de estudos de documentação. Normas brasileiras em documentação. Edição atualizada Rio de Janeiro, 1978.
 
Credenciais ao autor:
 
Edvaldo boaventura nascido em Feira de Santana na Bahia, fez curso secundário com os jesuítas no colégio Antônio Vieira, e bacharel em direito e em ciências sociais na universidade federal da Bahia e é o autor do livro "Como ordenar as idéias", que tem por objetivo fazer o indivíduo ter uma melhor performace na reflexão e elaboração de textos
 
Resumo da obra:
 
O bom entendimento das idéias só é possível desde que ordene o assunto com começo, meio, fim e reflexão do que vai expor.
Edvaldo boaventura explica em sua obra o livro Como "ordenar as idéias", passo a passo a reflexão, a forma de estruturar o texto com introdução, desenvolvimento e conclusão.
O autor busca inspiração profunda nos métodos de René Descartes “conduzir por ordem meus pensamentos, começando pelos mais simples e mais fáceis de conhecer, para subir, pouco a pouco, como por degraus”.
Segundo Edvaldo Boaventura a introdução é essencial para seduzir o leitor, é onde se anuncia o tema, a porta de entrada para a exposição de idéias, a introdução é a promessa do autor em desenvolver o tema.
Para que tenha uma boa introdução, o domínio do assunto é indispensável, uma prévia leitura traz uma melhor reflexão do assunto, para sintetizar e o leitor ter uma idéia geral.
Logo após a introdução vem o desenvolvimento, que é onde há o discorrimento do que foi proposto na introdução.
O desenvolvimento do assunto se dá de forma dividida para a melhor compreensão, lembrando a linha de Descartes “o segundo preceito é dividir cada uma das dificuldades que tivesse que examinar no maior número possível de parcelas que se tornassem melhor para resolvê-las”.
 Mas ele ressaltou que o excesso de divisão traz a distração do leitor, assuntos secundários devem ser evitados.
 Assim o desenvolvimento deve ter um conteúdo progressivo sem ou pouca digressão, hierarquizar as idéias mais importantes e evitar tautologismo.
 
Crítica:
 
Posso dizer que Edvaldo Boaventura foi feliz na elaboração do livro Como ordenar as idéias, uma visão reflexiva e estruturação de texto.
Sua obra sistematizada dá ao leitor uma noção técnica de como elaborar textos, para que não fique sem pé nem cabeça.
É importante lembrar também as várias citações de René Descartes para simplificar as idéias os princípios que o autor pegou a essência.
A ordem das idéias começa na reflexão, no que vai expor, o que ainda está em plano, para depois colocar no papel, dica muito importante para quem quer escrever bons textos, o livro Como ordenar as idéias de Edvaldo boaventura traz essa possibilidade, um livro bem elaborado que talvez seja  para quem queira, um manual  de produção textual e quem discordar que dê sugestões, pois, “ um país se constrói com livros”.
murilo oliveira
Enviado por murilo oliveira em 06/06/2008
Código do texto: T1022384
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
murilo oliveira
Palmas - Tocantins - Brasil
7 textos (13163 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 29/11/14 03:00)
murilo oliveira



Rádio Poética