O Monge e o Executivo

Escrita por James C. Hunter, que além de ser escritor é conferencista e instrutor coorporativo...e que me faz até hoje perguntar se seria a distância fator desecadeante para seu cachê por uma simples aparição ser tão alto, ou seria porque escritor quando se torna famoso por suas obras...fica metido assim mesmo....risos.

A história de o Monge e o Executivo tem 2 personagens principais e se passa em um curto periodo de tempo. De um lado "O Monge": Leonard Hoffman, um famoso empresário que larga a sua carreira brilhante para se dedicar a um mosteiro afim de dar novo sentindo a sua vida. Do outro lado "O Executivo": John Daily, um bem sucedido empresário que de repente se sente fracassado como chefe, pai e patrão.

Em uma tentativa desesperada de se encontrar, John aceita participar de um retiro e passar uma semana no Mosteiro para participar de um "curso" ou "seminário", com mais cinco outros personagens que nos primeiros dias se colocam em posições céticas com relação aos ensinamentos proposto pelo Monge, mas com o passar dos dias se rendem a experiência do seminarista, famoso no mundo dos negócios pela sua grande capacidade de levantar empresas que estavam em crise, tornando-as modelos de sucesso.

Os ensinamentos do Monge Leonard são simples, ele se opõe ao poder imposto e apóia a autoridade conquistada através de sacrificios, dedicação e amor, e ensina que o verdadeiro Lider é aquele em que o tratamento com os seus colaboradores se baseia em respeito, responsabilidade e cuidado.

Ao ler seu conteúdo há alguns anos senti como se o autor tivesse pressa em escrevê-lo ou apenas tenha desejado ser o mais breve e objetivo possivel, é um livro de leitura rápida...o tempo do escritor é apenas uma semana, tempo de duração do seminário no Mosteiro onde se passa a história, de temática simples e despretenciosa poderia ter sido mais trabalhado pelo escritor, seu término não deixa os leitores mais críticos com exclamações de surpresa ou de satisfação pela leitura de um livro bom...mas apenas com a interrogação:

-Ué....já acabou???