As Cidades Invisíveis - Italo Calvino

As Cidades Invisíveis

Italo Calvino

Título Original: Le Città Invisibili

Nacionalidade: Italiana

Ano de Publicação: 1972

Século XIII, o viajante veneziano Marco Polo se torna o diplomata oficial do gigantesco império tártaro de Kublai Khan, e consequentemente viaja por inúmeras cidades dentro do mesmo. Marco Polo passa por essas cidades incríveis, cada uma com peculiaridades distintas, e na volta de suas missões diplomáticas as descreve para o soberano Kublai, se tornando uma espécie de ligação entre o reino e seu líder máximo.

São 55 cidades construídas a partir da imaginação e lirismo de Italo Calvino. Ele usa da metáfora e da fábula para criar cidades belíssimas, cada uma com um problema filosófico ou existencial. Com subjetividade e inteligência, Calvino traça, paralelamente às descrições das fantásticas cidades, um reflexivo panorama das cidades atuais, buscando entender seu papel e essência, e o mais importante, explorando as pessoas que vivem nesses lugares.

"As Cidades Invisíveis" é um livro perspicaz, audacioso e belíssimo. A habilidade de Calvino de criar um texto tão rico em detalhes e criatividade, além de desenvolver uma narrativa não convencional com tanta destreza e minúcia, o fizeram dele um dos precursores da literatura contemporânea e um dos maiores escritores do século XX, congregando, com certeza, os atributos da boa literatura que ele mesmo propôs: leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade e consistência.

"As Cidades Invisíveis" se transformou num livro adorado por muitos e referência como uma das obras máximas do século passado, por transcender o temporal e material, elevando o leitor a níveis muito mais altos de imaginação, concepção e evasão filosófica.