Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

EDNÉA REZENDE EM ANTOLOGIA NACIONAL

Mais conhecida por seu trabalho em conto e crônica, muitos dos quais  premiados em nível nacional,   a escritora Ednéa Rezende, de Gurupi, mais uma vez surpreende o público leitor ao alçar novos vôos na sua carreira literária e se enveredar pelos caminhos da poesia, o que para ela, é pouco comum.

Com a poesia intitulada “Por onde andei?” , Ednéa Rezende foi um dos 55 autores de todo o Brasil selecionados para participar do livro “Vozes na paisagem -   Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos”, organizada por Waldir Ribeiro Val e publicada pelas Edições Branco, do Rio de Janeiro.

Segundo Ednéa Rezende sua alegria em participar desse livro aumentou ainda mais quando contatou que a sua poesia  - que ela considera “singela”-, está lado a lado com  outros textos de  grandes nomes da literatura brasileira contemporânea, como Francisco Miguel de Moura, Gilberto Mendonça Teles, Joanir de Oliveira, Salomão Souza, Astrid Cabral, Anderson Braga Horta e Jorge Tufic, dentre outros.

“Tenho a consciência de que com a minha participação numa mesma obra com esses escritores consagrados, aumenta ainda mais minha responsabilidade como escritora, por isso tenho buscado um constante aperfeiçoamento  da minha produção literária e, assim, poder  também representar a literatura tocantinense em outras plagas”, afirmou a escritora.

PERFIL DA AUTORA
Nascida Ednéa Amâncio da Silva (depois, Rezende, nome de casada) em 04/01/1941, em Casa Branca (SP), Ednéa Rezende reside em Gurupi há  25 anos. É autora do livro de contos “Retalhos”, publicado em 2004 pela Academia Gurupiense de Letras. Participou com destaque de vários certames literários, como o Concurso Literário Nacional de Contos, promovido pela DGF Editora, de Ibirité (MG), onde obteve a primeira colocação com o conto “Suave Manhã”, enquanto que outro conto, “Novas Esperanças” também de sua autoria, ganhou o prêmio de edição. Ambos trabalhos foram publicados na antologia “Conta Brasil – 1993”. Nesse mesmo concurso realizado em 1995, ganhou o prêmio de edição com os contos “Castelo de Areia” e “Ouvindo Estrelas”, estando publicados na antologia “Conta Brasil – 1995”. Ganhou ainda menção honrosa no Concurso Permanente de Contos Cyro dos Anjos – 1995, promovido pela Academia Montesclarence de Letras, com o conto “Reminiscência”. Têm ainda trabalhos publicados no “Anuário de Poetas e Escritores de Gurupi”, edições de 1998, 1999. 2000 e 2004.

Com muito orgulho, Ednéa Rezende integra a Academia Gurupiense de Letras, onde ocupa a cadeira de nº 06 e a Academia Internazionale “II Convívio” di Poesia, Arte e Cultura, que fica em Castiglione di Sicília.Também é membro correspondente da Academia Literária Atibaiense, de Atibaia (SP). Em  reconhecimento à sua contribuição à Educação e Cultura como filha de Casa Branca, EM 2004 foi homenageada pela prefeitura com o Troféu Ganymédes, a mais alta horária cultural daquele município paulista.
Zacarias Martins
Enviado por Zacarias Martins em 21/05/2006
Código do texto: T160099
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Zacarias Martins
Gurupi - Tocantins - Brasil, 59 anos
139 textos (25647 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 18:39)
Zacarias Martins