Quem mexeu no meu queijo (Position Paper)

Por: Egídio Garcia Coelho

http://valeencantado.eco.br

INSTITUTO DO SABER DE ENSINO SUPERIOR

CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

DISCIPLINA: PESQUISA EMPRESARIAL

PROFESSORA: NARCISA DE FÁTIMA AMBONI

ALUNO: EGÍDIO GARCIA COELHO

Quem mexeu no meu queijo

O livro deixou transparecer uma grande experiência do autor na arte de ensinar as pessoas sem ferir diretamente nenhum ponto de vista, levando um grupo a fazer estudo de caso numa estória dentro da história , que passa aos leitores preciosos ensinamentos de fácil entendimento, porém, de profunda reflexão para quem tem consciência da necessidade do desenvolvimento, identificando na vida real quatro personagens com diferentes reações, ilustradas numa simples metáfora envolvendo dois ratinhos (Snyf e Scurry) e dois duendes (Hem e Haw).

A estória se passa dentro de um labirinto, onde os ratinhos e os duendes iniciam uma jornada na busca de queijo. Saem diariamente vestidos de acordo para poderem resistir correndo na direção do objetivo traçado. Cada um a seu modo contribuiu numa longa jornada diária até encontrarem um significativo estoque de queijo. Os ratinhos seguindo seus instintos, mesmo diante da abundância permaneceram se exercitando, mantendo-se em boa forma física para uma eventual necessidade de nova jornada. Os duendes, no entanto, como intelectuais acomodados e sempre julgando-se superiores aos ratinhos por terem a capacidade do raciocínio, diante do abundante estoque de queijo, esqueceram-se da necessidade se manterem em boa forma física e de usarem suas potencialidades para planejarem uma eventual necessidade de busca por outro estoque. Dentro da cômoda situação, sequer se deram conta de que o estoque estava ficando velho sem um atrativo sabor e também diminuindo a cada dia, depois de um longo período num deslocamento pelo mesmo caminho e na mesma direção, considerada segura e conhecida. Até que de súbito, numa manhã, quando pensavam seguir a cômoda rotina, foram surpreendidos com o estoque zerado. Diante do pânico e a repentina necessidade de mudança a estória revela as diferentes atitudes dos personagens, ilustrando a eficiência da ação efetiva e persistente, mesmo na simplicidade, e a complexidade dos intelectuais acomodados a fantasiarem soluções miraculosas querendo no inconsciente, serem poupados do necessário esforço físico efetivo, mesmo em emergência.

O desfecho descrevendo as atitudes e conseqüências colhidas pelos personagens, mostram uma sequência de ensinamentos que podem representar na vida dos leitores da obra um marco histórico se compreendidos e levados a sério com disciplina e determinação. A humanidade seria diferente se todos tivessem a oportunidade de acessar e interpretar literaturas desse gênero.

Percebe-se a habilidade do autor ao colocar na narrativa destaque para cada personagem com uma característica bem definida. Assim, na história o grupo logo após ouvir a narrativa, começa a expor os entendimentos colhidos fazendo comparações das atitudes de cada pessoa presente no estudo, em relação aos personagens. Ficou claro que cada ser humano diante da necessidade de mudança reage de forma diferente, seguindo cada um seus paradigmas e condicionamentos.

Para ressaltar a eficiência e o prestígio do autor na arte da comunicação escrita, notou-se entre os livros dos acadêmicos que desde o lançamento da obra em 1998 até 2001, 28 edições foram alcançadas, e até 2004, outras 20 edições foram somadas, atingindo 48 edições, que hoje por certo foram acrescidas de outras.

Jonhson, S. Quem mexeu no meu Queijo. 28. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001. 112 p.

Florianópolis, 03 de maio de 2006.

http://www.holospa.com.br