É bom que se registre

É BOM QUE SE REGISTRE:

Livros em minhas mãos...

Por: maria do socorro cardoso xavier

Contos Cronicas – da escritora e poeta carioca Maria José Zanini Tauil, Câmara Brasileira de Jovens Escritores, Rio de Janeiro, 2008, 116 páginas. Prefácio de Martha Moro da Rocha. Livro maravilhoso como tudo que a autora escreve, onde se enlaça sentimento e espiritualidade. No final uma fortuna crítica cerca da autora.

50 Poemas Escolhidos pelo Autor da escritora Alice Spíndola, poeta e escritora goiana- Livro editado pelas Edições Galo Branco, com 98 páginas, ano 2008. Como tudo que a autora edita, de alto nível.

Universo Di (Verso) – da poeta Rita de Cássia Ramalho, Editora Manufatura, 104 páginas, orelha de Jerônimo de Souza Vieira (professor e mestre em linguística) prefácio de na Ana Maria Coutinho de Sales (professora e doutora em psicologia). Livro de poemas que transmite os valores da existência. Ano: 2008

Quando fala o coração – da poeta Maria Helena Campos Beltrão. Editora Fotograf, 2008,

65 páginas. João Pessoa-Paraíba. Livro de memórias familiares, reminiscências do passado no Engenho Maraú.

Um Marco Histórico- Engenheiros agrônomos, turma 1967- do escritor Agamenon Marques Ferreira.(organizador) e colaboradores: Afonso Batista Aquino, Clidenor Dantas de Oliveira, Francisco Tancredo Torres, José Gomes de Souza e Newton Marinho Coelho.

Edição da Sal Terra, João Pessoa- Paraíba, 2008. Orelha de Zenon Sampaio; apresentação de Severino Ramos da Silva (engenheiro agrônomo). 280 páginas recheadas de memórias, episódios memoráveis daquela turma de agrônomos. Trablho fruto de muita dedicação e persistência do Agamenon e equipe. Lançamento dia 6 de dezembro de 2008, coroado de êxito, ocorrido no auditório do sindicato dos engenheiros da Paraíba.

Quotidiano, livro de poemas de Jorge Mariano Alves- da Academia Paraibana de Poesia;

Editora Idéia, João Pessoa –Paraiba. 132 páginas. Orelha da sua confrade Lindalva Xavier Amaro. Prefácio de Zilma Ferreira Pinto, da Academia Paraibana de Poesia, da Alane e IPGH. Reflete conhecimento da arte poética, da metrificação, temas variados. Ano: 2004

Lampejos (sinceros versos de amor) – do poeta Jorge Mariano Alves, Editora Sal da terra, João Pessoa- Paraíba, 2008, 101 páginas. Prefácio de Octávio Caúmo Serrano. Livro de natureza espiritualista, moral.

A Odisséia de Xexéu, Xana e Xibina- Uma Saga do Cotidiano – de autoria dos escritores e poetas Rubenio Marcelo, Fernando Cunha Lima e Odir Milanez. O primeiro cearense radicado em Mato Grosso do Sul e os outros dois paraibanos, radicados na cidade de João Pessoa-Paraíba. 127 páginas, em décimas com Motes eventuais, da LIFE Editora; orelha escrita pelo repentista e poeta Daudeth Bandeira; Prefácio do poeta Ronaldo Cunha Lima; apresentação do poeta José de Souza Dantas.- Lançamento na Academia Paraibana de Letras em 17 de julho de 2009.

Fernando em Pessoa-Poesia de mor e Vida – do poeta paraibano Fernando Cunha Lima,155 páginas, União Editora, 2007. Livro de Sonetos de boa qualidade. Orelha com opinião dos escritores: Acadêmico Damião Cavalcanti, professor Paulo José de Souza, Luiz Acdêmico in-memoriam Augusto Crispim e Poeta Regina Lyra.

Era Domingo...da poeta e jornalista YÓ Limeira, editora idéia, 110 paginas. Orelha escrita pela doutora em letras e crítica literária Neide Medeiros Santos. Comentários abalizados de Sergio de Castro Pinto (acadêmico da APletras); Caio Porfírio Carneiro, Claudio Limeira, (poeta e jornalista). Livro de poemas de reminiscências e existenciais.

Um Poema para Moscou do escritor Sebastião Bortone, ABCDARIO, Natal, Rio Grande do Norte, com 202 páginas. Livro narrativa de viagem a União Soviética, diversos países da antiga URSS e cidades dos Urais. Singular trabalho no qual fazemos também uma viagem aquele universo, seus modos vivendi, orígem e mudanças. Bem ilustrado.

Conversando sobre Augusto dos Anjos: uma história oral-Coordenadoras: Neide Medeiros Santos, Maria do Socorro da Silva Aragão e Ana Isabel de Souza Leão Andrade.

Obra de vulto na qual as organizadoras colheram várias informações e realizaram entrevistas acerca de Augusto dos Anjos. Para tal realizaram viagens, a exemplo até o Rio de Janeiro, onde reside neta de Augusto dos Anjos.Editora Idéia, 2009. Com 498 páginas.

Augusto dos Anjos- Uma Biobibliografia- (Org.): Maria do Socorro da Silva Aragão, Neide Medeiros Santos, Ana Isabel de Souza Leão Andrade, Francisca Neuma Fechine Borges (in-Memorim). 204 páginas. Apresentação do Acadêmico Juarez Farias, atual Presidente da Academia Paraibana de Letras.

Retratos de Família – da poeta Maria do Socorro Ribeiro, da Academia Paraibana de Poesia, Casa da Poesia, UBE. Um primoroso livro dedicado aos seus familiares com emocionantes poemas a todos eles. Lançamento bem prestigiado pelos familiares e amigos no dia 17 de abril de 2009, dia do seu aniversário, no Restaurante Sal e Brasa. Apresentação da escritora Maria do Socorro Cardoso Xavier.

O Amor do Reverendo – da escritora Irene Dias Cavalcanti. 200 páginas, Editora Universitária da UFPB, 2009. Excelente Prefácio do Padre Waldemir Cavalcante de Santana. Mais um livro excelente da autora, também desmistificando tabus da sociedade conservadora. A autora sempre se destacou pela sua irreverência e originalidade.Lançamento na sede da Associação dos Docentes da UFPB, ADUF-PB, no dia 22 de maio de 2009.

Chica Barrosa – A Rainha Negra do Repente – do escritor pombalense Irani Medeiros. Editora Idéia 130 páginas. Ano: 2009. Orelha de Verneck Abrantes; apresentação do poeta e engenheiro José de Souza Dantas. Este livro resgata a personalidade e obra de uma das primeiras cantadoras de repente do sertão da Paraíba.

Sonho das Horas – da poeta paraibana de Taperoá, Luzia Limeira de Carvalho, Editora Idéia, 2009, 138 páginas. Prefácio abalizado da poeta escritora Zilma Ferreira Pinto, da Academia Paraibana de Poesia, ALANE e IPGH- João Pessoa-PB. Livro de poemas de fundo filosófico, religioso, patriótico e político.

Insensatas Palavras – da poeta paraibana Regina Lyra, Editora da UFPB, 2003. 60 páginas. Comentário principal do poeta Lau Siqueira. Poemas modernistas do cotidiano.

Tempo de Encontro – da poeta Regina Lyra, Editora Universitária da UFPB, 76 páginas.

Ano: 2004. Apresentação de Ricardo Alfaya (jornalista e escritor carioca). Livro de poemas nos quais o sentimento, a emoção, a harmonia se destacam.

Atos em Arte- da poeta paraibana de Areia, Regina Lyra. Rebra Selo editorial. Scorteci Editora, São Paulo, Ano 2006. 117 páginas. Orelha de Edir Meireles (Rio de Janeiro). Prefácio de Reynaldo Valinho Alvarez (Rio de Janeiro); Comentário inicial de Rubenio Marcelo cearense radicado no Mato Grosso (da Academia Sul Matogrossense de Letras). Livro de amadurecimento da autora. Mesmo intimista não é piegas. O emocional e o racional se fundem, suas palavras soam bem, com ritmos cantantes.

Olhares da Parahyba – Uma obra esplêndida de um grupo de artistas plásticos, fotógrafos, professores de pintura e desenho numa encadernação em capa dura belíssima, de formato quadrado, papel de ótima qualidade. Salienta-se o lindo colorido da capa com Ipês amarelos da Lagoa ou Parque Sólon de Lucena, do centro de João Pessoa, Paraíba. Fotos dos pontos históricos da cidade baixa, o varadouro. Coretos, Pavilhão do Chá, Igrejas Barrocas, Catedrais, Conventos, Rio Sanhauá e casarios, Teatro Santa Rosa, Fortaleza de Santa Catarina em Cabedelo. Opinam os artistas plásticos Eudes Rocha, Jonas Lourenço, Cristina Strapação, Paulo Peregrino, Alexandre Albuquerque Prazim, Karla Paiva, Ricardo Peixoto (fotógrafo). O Professor Lins Barreto apresenta textos resumidos de cada um dos monumentos históricos apresentados em fotografias, pinturas e traçados neste magnífico livro. Ano 2009.

maria do socorro cardoso xavier
Enviado por maria do socorro cardoso xavier em 17/08/2009
Código do texto: T1759748