CONSIDERAÇÕES ACERCA DO TEMA SABER CUIDAR ABORDADO POR LEONARDO BOFF

CONSIDERAÇÕES ACERCA DO TEMA SABER CUIDAR ABORDADO POR LEONARDO BOFF

O livro aborda de forma simples e clara a atitude de cuidar dos relacionamentos, da natureza, do nosso planeta.

Cuidar envolve atenção, zelo, carinho, interesse, responsabilidade pelo outro. Então me lembro de Saint Exupéri, em O Pequeno Príncipe, quando fala em cativar e complementa dizendo que quando cativamos alguém nos tornamos responsáveis por essa pessoa. Isso significa uma simbiose, algo além do imaginável.

Quando cuidamos de alguém esquecemos um pouco de nós e nos centramos no outro. A sua história passa a ser a nossa história. A sua dor doerá em nós e a sua alegria nos tornará felizes.

Cuidar dos relacionamentos – quantas vezes não valorizamos aqueles que são importantes para nós. Somos distantes, indiferentes. Achamos que não precisamos demonstrar o nosso carinho, o nosso cuidado.

Esquecemos que nós, seres humanos, precisamos de símbolos, de gestos, palavras, atos, ações. Não somos adivinhos e nem queremos sê-lo.

Cuidamos de uma amizade quando retornamos uma ligação, respondemos a uma correspondência, aceitamos um convite proferido de coração. Cuidamos quando realmente nos preocupamos com o outro, quando queremos que o melhor lhe aconteça. Cuidamos do outro quando não deixamos para amanhã o pedido de desculpa ou a declaração de que essa pessoa realmente importa para a gente.

O cuidado envolve a escuta verdadeira, desarmada, desinteressada. Significa acreditar no outro, vê-lo com olhos misericordiosos e defendê-lo em sua ausência.

Os relacionamentos se assemelham a uma plantinha que necessita de cuidados especiais. Precisamos regá-la, adubá-la, podá-la, senão ele resseca e morre.

Cuidemos de nossa plantinha. Não deixemos que morra para só então compreendermos o quanto nos faz falta..

Aprendamos a SABER CUIDAR de tudo o que nos cerca, mas, principalmente, cuidemos de nossos relacionamentos, pois toda a nossa vida gravita em torno de pessoas.

Iara Mesquita

22/12/05