PLOT - Uma Freira da Nova Inglaterra (Literatura Norte-Americana)

UMA FREIRA DA NOVA INGLATERRA

1 SETTING:

A-PLACE: A história acontece em uma vila rodeada de elementos naturais (campo).

B-TIME: O tempo é cronológico, a narrativa segue em uma sequência lógica, fazendo algumas viagens ao passado através do imaginário do personagem.

C-WEATHER CONDITIONS: O ambiente é calmo e bucólico, na maior parte da narrativa descreve tardes bonitas e noites silenciosas. Demonstra-se um ambiente rural com a presença da natureza.

D-SOCIAL CONDITIONS: A narrativa demonstra uma comunidade humilde e pouco habitada, de poder aquisitivo baixo. De acordo com a protagonista que apesar de ter costumes bem polidos, o narrador deixa bem explicito que sua educação vai além das suas posses.

E-MOOD OF ATMOSPHERE: A atmosfera da narrativa é passiva, clara, transparente, suave. Durante a leitura percebemos a tranquilidade daquela localidade e a serenidade da protagonista. As atitudes sempre bem tomadas com calma e palavras premeditadas e articuladas torna-se um clima totalmente relaxante.

2-PLOT:

A-INTRODUTION: A narrativa inicia com a tarde maravilhosa de Louisa Ellis, que passava seu tempo a costurar passivamente em frente a janela enquanto a noite se anunciava. Na seuquência Louisa mostra toda sua educação fina ao tomar chá de groselhas, apanhadas por ela mesma, com muita classe diante de uma mesa arrumada a capricho somente para ela mesma.

B-RISING ACTION: O conflito da narrativa inicia com a chegada de Joe Dagget, pois ele desfaz todo o controle e perfeição de Louisa quanto sua metódica rotina. Todo o ambiente se movimenta com a chegada de Joe, até o canarinho amarelo que estivera dormindo se agitou gritando e e batendo as asinhas desesperadamente, Então, percebemos que este desarranjo desagradava Louisa.

C-CLIMAX: A reviravolta dar-se quando descobrimos que Joe é noivo de Louisa. Ele passara 14 anos viajando para a Austrália para adquirir condições financeiras. Louisa ficou fielmente a sua espera durante todo esse tempo, mas agora com a volta de Joe percebe que a perfeição da sua vida esta ameaçada pela desorganização e intolerância de Joe.

D-FALLING ACTION: O encaminhar para o final vem com o passeio de louisa pela estrada cercada de vinhas, onde ela escutara a conversa de duas pessoas, reconheceu a voz de Joe e em seguida a de Lily Dyer. O conteúdo da conversa impressionou Louisa, era uma despedida e a separação de duas pessoas que se amam, por causa do compromisso de Joe com Louisa.

E-DENOUEMENT: Louisa ficou aterrorizada por instantes com a informação, chorou um pouco mas não sabia porque. No dia seguinte ela cumpriu com seu cotidiano normalmente, só não deu continuidade do seu enxoval que costurava. A narrativa encerra com Louisa e Joe chgando a conclusão de que os dois já não combinavam mais para serem um casal feliz, não tocaram nas causas: nem ela o criticou por futuramente bagunçar sua vida e nem tocou no nome de Lily e ele por sua vez não comentou que pretendia amar outra.

3-CONFLICT:

A-O conflito externo que a narrativa desenvolve é a questão do matrimonio com intervenção da família. O fato de você não poder fazer suas escolhas, mesmo sem convivência com a pessoa ao qual passará sua vida, és obrigada a casar-se.

B-O conflito interno é bem evidente na narrativa pois é o que desenvolve a história: o conflito da protagonista que por razões sociais de etiqueta iria comprometer o futuro. E conflito se estende na protagonista quando ela percebe que o mesmo pode acontecer com seu companheiro, ao descobrir que o mesmo não alimenta algum sentimento por ela.

3.1 MAN X CIRCUMSTANCES: Na narrativa há o conflito entre a protagonista e as circunstâncias, pois a idéia da mudança de casa, morar com a sogra, conviver sobre e com os costumes de Joe que não lhe agradavam; relacionado com a idéia do casamento era um grande conflito que Louisa demorou para resumir sua decisão, além de ter precisado da ajuda da circunstância em que presenciou a cena de despedida de Joe e Lily.

3.2 MAN X SOCIETY: Há conflito quanto a relação entre a protagonista e a sociedade, pois parte dos fatores que fazem Louisa persistir no casamento é a sua imagem e a de Joe perante a sociedade depois de terminar um compromisso de quatorze anos.

4. CHARACTER:

A protagonista é Louisa Ellis senhorita de boa família aprendeu bem as atividades domésticas, ficou sozinha, pois seus pais (seus únicos entes) morreram.

Louisa ellis é uma mulher calma voltada para a manutenção da sua casa, auxílios dos animais; educada e erudita prima pelo seu cotidiano solene e perfeito. Dedicada a costura e bordado.

4.1 STATIC: A protagonista tem características peculiares relcionado com o título e é estereotipada como freira, por dispensar o homem que agrada a maioria das mulheres da sociedade, pelos seus hábitos domésticos e principalmente pela agradável forma de viver sem se preocupar com nada e poucas coisas a retiram da sua rotina.

Joe torna-se antagonista pois, é o personagem que ameaça a tranquilidade de Louisa. Com a chegada de joe não só Louisa fica incomodada mas, o passarinho, o cão; parece que tudo no ambiente em que Louisa esta inserida incomodam-se com Joe. Ele a ofende com seus hábitos tidos por ela por falta de educação, organização e higiene. Quebra regras imprescindíveis na vida de Louisa.

5. POINT OF VIEW:

A) OMNISCIENT LIMITED: A história é narrada em terceira pessoa, o narrador não participa da história mas, sabe tudo sobre os personagens, o que pensam e o que sentem descrevendo-as aos leitores.

6. THEME: Melhor só do que mal acompanhada.

Cidália França
Enviado por Cidália França em 07/10/2009
Código do texto: T1853260
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.