Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

EM ALGUM LUGAR DO PASSADO


                                 
       

             O livro Bid  Time  Return,  “Em Algum Lugar do Passado” em português,  foi escrito por Richard Matheson e publicado em 1976.   Este livro  mostra que o amor é capaz de ultrapassar qualquer barreira, inclusive a do tempo.  É  uma viagem através da mente humana ao encontro de  um amor impossível.  Trata-se do romance entre Richardo Collier e Elise Mackenna  ocorrido em 1896.
             Richardo Collier, jornalista e escritor,  com um tumor no cérebro, com 4 a 6 meses de vida, apanha seu carro e sai sem destino,  hospedando-se no Hotel Coronado , em 15 de novembro de 1971.  Atraído pelo salão de história do hotel,  em uma vitrine, ele  vê, entre muitos objetos, o programa de uma peça teatral protagonizada por Elise Mackenna, pela qual se apaixona como nunca ousara antes,  ao ver sua foto.   Seria um amor impossível, pois aquela peça teatral fora apresentada em 20 de novembro de 1896, há exatamente 75 anos.    Consultando a biblioteca da cidade,  descobre que Elise Mackenna morrera em 1953 de ataque cardíaco, após comparecer a uma festa no Stephens College, à qual Richard Collier também comparecera, quando tinha então 18 anos.  Nesta festa, Richard notara que uma senhora idosa olhara insistentemente para ele. Richard e  Elise chegaram a se ver.
              A partir deste momento, Richard concebe a idéia de viajar no tempo para reencontrar Elise Mackenna  e viver uma história  de amor que ele acreditava ter existido.
              Remexendo velhos livros de registro de hóspedes do hotel, descobriu que, em 19 de novembro de 1896, Richard Collier, vindo de Los Angeles, ali se hospedara.  Ele estivera no hotel ao mesmo tempo que Elise,  talvez tivessem se encontrado e sido apaixonados um pelo outro.  A assinatura do livro de registro era a sua.
              Em 19 de novembro de 1971, depois de comprar roupas e dinheiro da época, numa auto-hipnose , consegue voltar a 19 de novembro de 1896.  Nesse mesmo dia, encontra Elise na praia, caminhando sozinha.
              Richard  narra os momentos que passou  ao lado de Elise, o medo que ela sentia no começo do relacionamento, as perseguições de sua mãe e do empresário Robson, as cenas da peça encenada por ela, o relógio de ouro que ela lhe dera, a fotografia para a qual posara enquanto olhava ternamente para Richard.  A mesma que Richard veria no salão de história do hotel em 1971.
              Finalmente, Richard e Elise vivem uma noite de amor e ternura,  de 19 para 20 de novembro de 1896.
              Ao acordar, já sozinho, ele se vê novamente em 1971, perdendo para sempre o   contato com Elise e seu mundo.
             No dia 22 de novembro de 1971, Richard sai do Hotel Coronado e se dirige à casa de seu irmão Robert, vai para a cama e nunca mais se levanta.  Conservava na mão um relógio de ouro e não permitia que ninguém o tocasse.   Depois de alguns  meses, falece.
              Eu tenho certeza  que Richard e Elise se reuniram naquele longínquo 1896 e que agora estão juntos em algum lugar da eternidade.
              Recomendo o livro para todas aquelas pessoas sensíveis e  que acreditam que para o verdadeiro amor não existem limites, nem de tempo, nem de espaço.

                              jtbarbosa500@yahoo.com.br

Tarcisio Barbosa
Enviado por Tarcisio Barbosa em 16/07/2006
Código do texto: T195092
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Tarcisio Barbosa
Viçosa - Minas Gerais - Brasil, 73 anos
2 textos (267 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/12/16 14:27)
Tarcisio Barbosa