Re(cantos) de Mim
                                             
Parte II



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                                      II - Virtudes:


                                     Intertextualidade:
             
 I - Referências à Literatura Árabe
     pág. 54 - Sete Véus
                       Ali Babás encenam
                       Véus coloridos
                       Sobre teu corpo
                       Incensos desfilam
                       Serpentinas:

                      tesouros borbulham
                      fagulhas na hora
                      do brinde.
                      aurora em violinos
                      Fogo fátuo

                      abre-te sézamo


      pág. 55 - Tenda
                    Tua boca,
                    Dançarina das mil e
                    uma noites,
                    refúgio nas madrugadas
                    insones
                    caminho crepuscular
                    cristalina sepultura


               II - Referências à Literatura Grega
      pág. 17 -
Arrastão
                    Em caramujos
                    Ouço maremotos
                    Gigantes em desespero
                    Levanta-se Poseidon
                    Oceano em fuga

 
     pág. 26 -
Orgias e Maremotos
                    Conchas agarradas
                    À beira-mar
                    orgia cintilante no
                    corpo do horizonte
                    O céu entorpecido
                    mistura embriagante
                    De luas e marés
                    Respira ofegante
                    Nos braços de Poseidon


     pág. 50 -
Lendas
                    Depois do azul
                    descobri o lilás,
                    que chegou
                    cobrindo-me
                    de hortências
                    Sonhei com o amor,
                    namorei o vento
                    e voei sobre o rio
                    Acordei nos braços 
                    do sol,
                    dourada e com asas
                    Magia cintilante
                    Pífaros
                    em noites gregas



                                   Figuras de Linguagem:
     I - Aliteração
     pág. 91 - 
Serenata ao Sol
                    Sereia salgada
                    sentada ao sol
                    suave e serena
                    sonora semente
                    semi-nua e sagrada
                    só serenata

Serenata ao Sol (título)
Sereia salgada
sentada ao sol
suave e serena
sonora semente
semi-nua e sagrada
só serenata
    
pág. 108 -
Óleo sobre ela
          (Analisado mais abaixo, em "
Visão Geral da Obra")



     II - Elipse
pág. 90 - O Olimpo
                    será cinzas
                   as meretrizes, donzelas.
 Quer dizer, "e as meretrizes serão donzelas."


pág. 99 - onde a neblina é sol
                          e as flores diamantes.
Quer dizer, "e as flores são diamantes."


Observe-se ainda, na construção frasal abaixo,
                        
O céu de seus olhos
                          cobriu-me
                          de azul
que o verso
"O céu de seus olhos", já quase um lugar-comum, recupera o justo prestígio, em função dos versos seguintes: "cobriu-me / de azul".
     Solução impecável.


pág. 107
- eu cometo semibreves
                     você, claves de sol
Quer dizer, "você comete claves de sol".




     III - Polissíndeto
pág. 96 -
sopra / sopra / sopro



     IV - Prosopopéia ou personificação:
pág. 33    - 
a lua geme
pág. 37    - 
Por do sol angustiado
pág. 103 -
os girassois estavam mudos e não
                     cantariam mais para o sol



     V - Sinestesia:
pág.  33   
vozes escritas 
          37   Luzes fatigadas no lençol 
          42  Finas luzes
          76  vestido bordado em sândalo 
          78  cor doce 
         80  sabor azulado 
         83  dança perfumada
                 Sapatilhas florais
                A voz dos campos
                Brado colorido 
        93  deserto amarelo
                Sombras áridas
                Olhos cambaleantes
                Gravetos guturais 
       84  frascos cegos
       94   fatigadas folhas 
       95  noite jovem 
     100  voo cintilante 
     104  luz tímida
               abajur do tempo 
    105  trinados dourados
              verdes vozes 
    109  fina brisa 
    110  pitadas de afeto
 
     E mais que sinestesia: à página 33, um título 
inspirado: 
Luas Novas: Um Certo Linguajar de Plumas



                              Do Tributo à Ecologia
     (Re)cantos de Mim focaliza sem dúvida a natureza: mar, terra, sol, chuva, orvalho, plantas, flores, bichos, campos...
 
     Abre e fecha estrofes com o mar, o vento, a selva, a relva, com as águas do Gênesis.

     Há epifanias, deslumbramentos perante a Vida, a Natureza, o Cosmos?  - Há.
 

     Há todavia verdadeiros lamentos pessoais, elegíacos, tensos, fundados no nosso desprezo pelo planeta: é quando o coração da srª Lu perde a alegria de viver.
  
     E às vezes conclui versos ou estrofes invocando Deus: quem O sente e Nele crê, sequer necessita ver (presenciar) toda a tragédia ecológica, para agir em defesa do meio-ambiente. 

     Pungentes tais elegias, tão densas e profundas --- uma fascinante acusação íntima contra o descaso humano ante o nosso
habitat.

 

                   Realmene bons:
pág.  29 –
Luminária
          
30 –
Retalhos de Prata
          33 –
Luas Novas: Um Certo Linguajar de Plumas
         34 – Cartão Postal
         40 –
Cynthia 
         44 –
Mensagem
         51 –
Noites e Pérolas
         52 – Névoa
         61 –
Noites Ébrias
         87 –
Nave Mãe
        93 –
Templos de Areia
        99 –
Corações, marés e flores
     
103 – Canção para Lauzídia



                       Visão Geral da Obra
       Nos oito segmentos do livro, a srª Lu condensa e mescla vivências, sonhos, fantasias e experiências, tendo por temas:
O Mar
(“Pérolas de Maresia”)
O Céu (
“Lágrimas de Prata”)
A Terra (
“Vitrais”).
 
     Só que atravessam essas 112 páginas, de forma irrefreável, incontida, imponderável, desconcertante, mística, muitas árvores e nuvens, asas e esferas, bosques e neblinas, campos e relâmpagos, distâncias e arredores, longínquas reminiscências, luas e primaveras, marés e vendavais, momentos e Eternidade, outonos e sementes, pétalas e ocasos, saudades e estrelas, sóis e despedidas, ternura e madrigais; e tardes, chuvas, noites, horizontes --- tudo envolto em névoas impenetráveis. 
     Senão vejamos:
                        
Segredos
                    Tenho um refúgio
                    onde me entrego
                    às flores
 
                    nascidas no céu
                    finos corpos
                    de mel 
                    São como estrelas
                    embalando jardins
 
     O estranhamento tem início com “flores / nascidas no céu”, já que na verdade elas nascem, quando muito, na terra.  E prossegue com “estrelas / embalando jardins”: se nasceram no céu, são astros.  E a escritora as antroporfiza, atibuindo-lhes características de mães, que embalam filhos.
 
     Afinal, o que é o estranhamento? – A surpresa estilística, com fins beletristas; ou qualquer solução verbal inovadora e inusitada.  Faz-nos perceber conceitos e situações inesperadas, espantando nossa rotina de leitura e forçando a reinterpretação de um texto, numa operação mental que leva o ser humano a sentir sua essência sem o torpor cotidiano, mecânico quase, dos dias.  Um acordamento súbito e divinizante.

     Apropriamo-nos das palavras de Luiz Ruffato, escritor e crítico: é o “desvio do senso comum”.

      O estranhamento surge a partir das figuras de linguagem (comparação, metáfora, metonímia, antítese...), que outorgam ao texto um encanto incomum.
 
     Transcrevemos outro poema, minúsculo e singelo --- verdadeira confissão frágil:
                Mão no queixo
          Tu alinhavas meu corpo
          a lua acende crateras...
 
          A virgem coleciona esperanças.
 
     Quanto aos dois primeiros versos, que parecem incongruentes, fazem sentido, pois alinhavar significa preparar, delinear, esboçar.

     Logo, enquanto a luz da lua propicia o ambiente ideal ao romance, às carícias mais íntimas, estas permanecem todavia somente esboçadas, tentadas, iniciadas.

     Daí o verso expectante, meio desesperançado:
          
A virgem coleciona esperanças.
 
     Ora, esperanças (sabemo-lo dolorosamente) são pré-saudades.  Numa leitura mais ousada, salientamos o aspecto erótico, sensual que emana do verso:
          
a lua acende crateras...
 
no contexto do poema: a “lua” é Lu, que se incendeia quando tocada, provocada...

     Pois caso bem se repare, ela dá diferentes nuances, variados vieses aos seus textos, cumulando-os de sadia conotação. 

      E mais um poema, jóia sensível:
               Óleo sobre ela 
                    (Canto I)
          Tua face é 
          Pintura e restauração
          Na presença etérea dos tempos
          mistérios continuam ocultos
 
          Quando as cinzas chegarem,
          o infinito será eterno,
          cristalina essência se fundirá
          em lunares esferas

     Como virtude há, nele, a figura de som chamada aliteração (repetição reiterada dos mesmos fonemas consonantais, objetivando um efeito que maravilhe, que pasme, que estupefaça o leitor), constante nos seguintes vocábulos:

tela e canto (título)
tua, pintura, restauração, erea, tempos, misrios, continuam, ocultos (primeira estrofe).
infini
to, eterno, cristalina (segunda estrofe)

     A aliteração intensifica o ritmo dos versos e da prosa poética, concedendo-lhes ainda um clima de encantamento.



              
 Da Relação Forma-conteúdo
       Ora, o meu negócio é textos, idéias, beleza gráfica.  Há neste livro grandezas e misérias explícitas, sob ânsia de forma literária.

     Dito em outras palavras, mais reais talvez, posto que ainda metáforas: nele convivem e se tocam estrelas do pensamento e sarjetas léxicas, gramaticais.   Lixo divino. 

     De estrutura libertária, sem ornatos extras, suas composições se firmam pela leveza vocabular e temática, pela tenra musicalidade, concordes com as expectativas dos locutários.

     Uma escritura cuja subjetividade se reconstroi continuamente, ponderando de mil formas diferentes os mesmos temas fundamentais: a Natureza, o Céu, o Mar, o Homem, o Destino – e tudo que neles há, de angélico, satânico, grotesco, sublime ou imponderável.
 
    Além do contínuo desencanto, das emoções tão necessárias, sobressaem as projeções coletivas oriundas de um eu lírico rebelde, inconformado com as injustiças humanas.

     Não posso dizer seja este livro o mais poético da srª Lu, pois o conjunto de suas publicações me desmentiria.  Possui porém ele uma capacidade de evocação impressionante, uma espontaneidade tão doce, um conjunto de emoções bem elaborado, em forma e conteúdo.

      Evoca as reminiscências adolescentes da personagem, dando valor às coisas e fatos positivos, alegres, dignos de perene lembrança.

      Foi uma honra analisá-lo, pois que constituído da mais genuína arte poética.  Atingiu ele o mais grandioso objetivo literário: comover, fascinar, fazer relembrar, refletir sobre o nosso passado e fazer com que o questionemos e o comparemos com o presente --- levantando nossa fronte para o futuro.

      Tenho plena consciência da fraca resenha que fiz.  Aceito críticas e sugestões, que agradeço.
     

 
                                 Do Bailado Cósmico 

         Computemos ainda as noções profundas e cortantes de filosofia, razão, conhecimento, holística e metafísica que ela expõe --- sua leitura crítica de mundo, ou: a vida respondendo à Vida.
 
      Não custa lembrar que a autora, hoje uma mulher-feita, rabiscou esses poemas menina ainda, olvidando-os
numa gaveta antiga.

      E, ao trazê-los a lume, certamente os modificou, despetrificando conceitos, dinamizando-os e modernizando-os.  E atualizando recursos e experimentos estéticos.  (Afinal, o Universo é 
puro movimento...)
 

 
                  
Referências  Bibliográficas
CALMON, Andréa. Guia da Reforma Ortográfica. SP, On Line Editora, 2009.

CEREJA, William Roberto e MAGALHÃES, Thereza Cochar.
Português – Linguagens (Literatura, Produção de Texto e Gramática). Vol. I, p. 57-63. 5ª ed. SP, Atual Editora, 2005.

COUTINHO, Afrânio. Notas de teoria literária. RJ, Ed. Vozes, 2008.

Hollanda, Aurélio Buarque de. 
Dicionário Aurélio Eletrônico.

HOUAISS, Antônio.  Dicionário Houaiss Eletrônico.

NICOLA, José de.
Língua, Literatura e Redação. Vol. I, p. 266-269.  SP, Editora Scipione, 1999.

Para Entender o Mundo Árabe - Revista EntreLivros nº 3, Ano I (2008)

TERRA, Ernani. Minigramática (supervisão de José de Nicola).  P. 465-474.  SP, Scipione, 2002.


                                         
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          Resenha iniciada em 11/07/2009.
        
          Metas pretendidas:
Modificações: 100
Consultas a dicionários: 500
Tempo: 24:00h.

          Metas efetivadas:
Modificações: 234
Consultas a dicionários: 1.520
Tempo gasto até 08/02/2010: 68:00h.
Jô do Recanto das Letras
Enviado por Jô do Recanto das Letras em 19/01/2010
Reeditado em 01/03/2010
Código do texto: T2039707
Classificação de conteúdo: seguro