Discurso e mudança social

Neste livro , o autor tem como objetivo desenvolver uma abordagem de análise lingüística que possa contribuir para preencher a lacuna ( uso da análise linguistica como método para estudar a mudança social que seja viável na prática) e investigar a mudança social e cultural.

Para isso, foi necessário reunir métodos para analisar a linguagem desenvolvida na lingüística e nos métodos de linguagem como pensamento social e político.Muito fatores têm dificultado sua realização , um é o isolamento dos estudos lingüísticos de outras ciências sociais e a dominação da lingüística por paradigmas formalistas e cognitivos, e a falta de interesse pela linguagem por parte de outras ciências sociais. Muitas tentativas de síntese entre estudos linguísticos e a teoria social apresentaram desiquílibrios, embora existiam pontos negativos e positivos complementares demonstraram pouca teoria social, e os conceitos de ideologia e poder foram usados com pouca discussão ou explicação . No trabalho de Pêcheux , a teoria social é mais sofisticada, mas a análise lingüística é tratada em termos semânticos estritos.

A partir desses trabalhos ( Pêcheux) a síntese do livro é centrada na análise do discurso e no conceito de discussão - entre os processos de produção e interpretação da fala e da escrita, como o contexto situacional do uso lingüístico.Texto é uma dimensão do discurso; o produto escrito ou falado do processo de produção textual . Discurso usado em relação a diferentes tipos de linguagem usada em diferentes tipos de situação social.Os discursos não apenas refletem ou representam entidades e relações sociais, eles se constroem ou as constituem entidades - chave, de diferentes modos e posicionam as pessoas de diversas maneiras como sujeitos sociais.e são essses efeitos sociais do discurso que são focalizados na análise do discurso.

Nos capítulos 1 a 3 a justificativa para o conceito multidimensional de discurso e para a análise do discurso. O capítulo 1 é um estudo de abordagem da análise do discurso que são orientadas lingüísticamente; elas focalizam o texto e a análise textual,onde o autor recorre á teoria social.No capitulo 2 , o autor comenta as perspectiva sociais do discurso no trabalho de Michel Foucault, um teórico social que tem sido uma influência de destaque no desenvolvimento da análise do discurso como forma de análise social. A maior atenção aos textos e à análise lingüística aumentaria o valor da análise de discurso como método na pesquisa social. No capítulo 3 o conceito multidimensional como síntese das concepções de discurso como orientação social e lingüística, avançando para a teoria social do discurso. O capítulo 4 , trata o termo discurso no sentido socioteórico para uma classe particular de tipos de discursos ou convenções. Também as práticas discursivas de instituições , organizações ou sociedades particulares ( em contraste com a prática discursiva como uma dimensão analíticamente distinta do discurso).

O que está aberto ao debate é se a teoria e pesquisa reconhecem a importância que a linguagem sempre teve na vida social , e que não foi reconhecida. As mudanças sociais pode não envolver apenas a linguagem, mas são constituídas de modo significativo por mudanças nas práticas delas ; e talvez seja uma indicação da importância crescente da linguagem na mudança social e cultural que tentativas de definir a direção da mudança cada vez mais incluam tentativas de mudar as práticas de linguagem. O autor cita dois exemplos.

Primeiro,em muito países houve recentemente um movimento de extensão do mercado a novas áreas da vida social: setores como a educação , a assistência médica e as artes foram obrigados a reestruturar e a reconceituar suas atividades como produção e marketing de bens para consumidores(Urry, 1987). Tais mudanças afetam profundamente as atividades, as relações sociais e as identidades sociais e profissionais das pessoas que trabalham em tais setores. Grande parte de seu impacto diz respeito a mudanças nas práticas discursivas, isto é, mudanças na linguagem.Na educação as pessoas encontram-se sob pressão para se envolver com novas atividades que são definidas em grande parte por novas atividades práticas discursivas e para adotar novas práticas discursivas(marketing ) em atividades existente ( o ensino). Isto inclui relexicalizações de atividades e relações - aprendizes como consumidores ou clientes, de cursos com pacotes ou produtos.Inclui também uma reestrutura mais sutil das práticas discursivas da educação - gêneros, estilos , etc. que aí são usados - e a colonização da educação por tipos de discursos exteriores , incluindo o da publicidade, os da administração e os da terapia.

A indústria está passando por mudanças , no sentido do que é denominado produção "pós-fordiana", os funcionários não mais desempenham rotinas repetitivas, mas como grupos em relação flexível com um processo acelerado de mudança. As relações tradicionais empregado-firma são disfuncionais e têm tentado transformar a cultura do local de tabalho. A nova ordem de discurso global é caracterizada por tensões generalizadas entre práticas interncionais e locais.

Para alcançar o objetivo anteriormente mencionado , o autor descreve quatro condições:

Método para análise multidimensional ;

Método para análise multifuncional;

Método de análise histórica;

Método crítico.

O capítulo 4 toma o conceito de intertextualidade em termos de um distinção entre intertextualidade manifesta e interdiscursividade. Discute a intertextualidade em relação à distribuição social de textos e as transformações que sofrem ,e em relação à construção social do discurso.Examina o modo como os meios de comunicação de massa estão modificando o limite entre as esferas públicas e privadas da vida social.

Os capítulos 5 e 6 dá ênfase a análise textual , examinam aspectos dos vocabulários , da gramática , da coesão, da estrutura textual , da força e da coerência textual . O capítulo 5 versa sobre as função do discurso na constituição de identidades sociais e relações textuais , discute mudanças nas identidades sociais de profissionais e seus clientese na natureza da interação entre eles, sugere mudanças nas identidades e nas relações de médicos e pacientes se realizem discursivamentena mudança de consultas médicas formais para informais, que odem incorporar as práticas discursivas da terapia àquelas da medicina tradicional enquantoque o foco do capitulo 6 é sobre a constituição , reprodução e mudanças dos sistemas de conhecimento e crença no discurso, inclui amostras de dois livretos de assistência pré-natal , prossegue discutindo a engenharia da mudança semântica como parte de uma tentativa de realização de mudança cultural, como referência específica às falas de um ministro do governo Thatcher sobre o tema da "cultura empresarial"

No Capítulo 7 , a ênfase é sobre a dimensão de prática social de discurso , e sobre determinadas tendências amplas de mudanças que afetam ordens do discurso contemporâneas ( democratização , comodificação,e tecnologização do discurso) e sua relação com mudanças sociais e culturais.Retoma o tema da comodificação e a mescla de prestação de infomação e publicidade, com referência à educação, usando o exemplo de um prospecto de universidade.

Fairclough afirma que o objetivo do livro é persuadir os leitores de que a análise do discurso é um tipo de análise interessante de fazer e promovê-los com os recursos para realizá-la.O Capítulo 8 reúne os assuntos introduzidos nos capítulos 3 a 7 na forma de um conjunto de instruções para fazer anállise de discurso. Referem-se à coleta , à transição e a codificação de textos , ao uso de resultados, e análise.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Universidade de Brasília, 2008.

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Ione Z
Enviado por Ione Z em 31/01/2010
Reeditado em 06/02/2010
Código do texto: T2060809