A HISTÓRIA DO GOVERNO LULA

Na verdade, este texto não é uma resenha. Trata-se apenas do registro de um livro (aliás, três livros) que, acredito, deve ser lido por todos aqueles que querem refletir sobre o Governo Lula.

Não sou contra o presidente Lula nem contra o PT. Também não sou a a favor do José Serra nem do PSDB. Sou apenas um observador que exercita o senso crítico. Portanto, vamos ao registro...

RETRATO DO GOVERNO LULA

Ivo Pitarra. Este é o nome do momento. Ele é autor do livro-sensação, do best seller “O Chefe” (2010). Até bem pouco tempo o autor vinha procurando um editor, sem sucesso. Também pudera: o livro é um conjunto dos principais escândalos registrados durante os dois governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Mas agora o livro chegou às livrarias. São 457 páginas com relatos de diversas maracutaias, atos ilícitos, arrumadinhos e negociatas do governo petista. Aliás, quem quer mesmo fazer uma retrospectiva desses últimos anos precisa ler também “Por Dentro do Governo Lula” (2005), de Lúcia Hipólito, e “A Ética da Malandragem. No Submundo do Congresso Nacional” (2005), escrito pelo jornalista Lúcio Vaz.

Mas, voltando para “O Chefe”... É um livro instigante e uma brilhante fonte de consulta que pode até inspirar muitos candidatos oposicionistas nas eleições deste ano pelo Brasil afora. Começa logo dizendo, no primeiro capítulo, que “O governo Lula é o mais corrupto de nossa história”, na verdade uma citação feita pelo filósofo Mangabeira Unger num artigo publicado em novembro de 2005, na Folha de São Paulo. No primeiro semestre de 2007 (quem não lembra), esse mesmo Mangabeira Unger tornava-se ministro Extraordinário de Assuntos Estratégicos do Governo Lula.

O livro tem 21 capítulos e ao longo das suas páginas o leitor encontrará um pouco da história suja do atual governo, como o desvio de dinheiro, o pagamento de propinas e histórias do transporte de dinheiro em malas e cuecas.

“O Chefe” relata, entre outros, o escândalo do Mensalão, o acordão de 2002 para fazer do empresário José Alencar o vice-presidente de Lula, o assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel; o envolvimento do ex-ministro da Fazenda, Antônio Palocci, com a “Máfia do Lixo”; os gastos com os cartões corporativos, o repasse de mais de R$ 12 bilhões para ONGs em cinco anos, e as traquinagens financeiras e montanhas de corrupção nos Correios.

Simplesmente imperdível!

OUTROS REGISTROS

Quem quer resgatar fatos desse governo que está chegando ao fim não pode deixar de ler, também, “Por Dentro do Governo Lula” (2005), de Lúcia Hipólito. São pouco mais de 300 páginas com os comentários diários sobre política e economia da cientista política na Rádio CBN, de junho de 2003 a agosto de 2005.

Nele estão contidos registros sobre a crise política, as acusações de corrupção orquestradas pelo ex-ministro José Dirceu, o escândalo do Mensalão e as manobras do Governo para dar um jeitinho na situação.

Já no livro “A Ética da Malandragem. No Submundo do Congresso Nacional” o jornalista Lúcio Vaz relata o subterrâneo do Congresso, com a compra e a venda de votos, a negociação de mandatos, o aluguel de legendas e todo o jogo sujo envolvendo deputados, senadores e governadores.