Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A POESIA DE LÍLIAN MAIAL - por Olga Savary*

A poesia de Lílian Maial
Por Olga Savary*


Por que fazer poesia? Lílian Maial sabe que, como gênero literário, é dos menos rentáveis e, por isso mesmo, mais recusados pelas editoras. Apesar disso, a Autora desse livro sempre escreveu – mesmo quando ainda não colocava no papel, quando ela pensava e vivia poesia com a mesma naturalidade de quem respira. Poesia para Lílian era o próprio oxigênio, o sopro da vida.

Profissionalmente ela encaminhou-se para a Medicina. Não foi por acaso esta escolha. Não se costuma dizer que médico cuida do corpo e também da alma? Assim, poderíamos igualmente afirmar ser o poeta, em outros termos, o “médico” da alma.

A poesia, para a Autora, pode ser o rosto desconhecido, de que fala o primeiro poema, que de longe a observa, que a inquieta e a instiga, que é enigma, mas também alegria, que promove a verdade e veio para ficar.

De tudo fala esse livro, até da Internet, grande teia de procuras e perdas, de conhecimentos e carências, grande rede de males e sonhos. Fala da liberdade do amor, da sensualidade, do verbo feito carne, claro enigma. Em meio a tantas indefinições da vida, a poesia é o mar e o barco, a delícia e o espinho, o breu e o farol, e certamente o porto seguro.

Lílian dá à poesia o direito de bater-lhe à porta, de arrebentar as fechaduras, de entrar e tomar assento e, com a maior ousadia e empáfia, de tudo tomar posse. Poesia que dela faz senhora, escrava, sem carta de alforria.

Na segunda parte, Tormento dá fé que a solidão brinca de doutor, às vezes cura e às vezes condena.

Poesia é esplendor que não se abala com as grades. Erotismo e misticismo, na terceira parte, amalgamam-se, aliam-se como o círculo mágico ou a serpente uróboro, que morde a própria cauda.

Este livro é como o mar que arrasta o texto de Lílian Maial em ondas de nascer e renascer para o fundo ou para a praia, fazendo desta loba-cigana grumete da nau que ó o seu primeiro livro.

* Olga Savary é escritora, poeta, tradutora e jornalista.


PS: O livro "Enfim, renasci!" encontra-se à venda com a Autora, através do e-mail: lilianmt@globo.com

Lílian Maial
Enviado por Lílian Maial em 27/09/2006
Código do texto: T250946

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (cite o nome do autor e o link para o site "www.lilianmaial.com"). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre a autora
Lílian Maial
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
1158 textos (248657 leituras)
21 áudios (13707 audições)
3 e-livros (1280 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 09:48)
Lílian Maial

Site do Escritor