Resenha - Pedagogia para a autonomia.

Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia – Saberes Necessários à prática Educativa. São Paulo: Paz, 1995.

*David Kooperfied.

Resenha

Paulo Freire é escritor de inúmeras obras direcionadas a atividade docente e recomendado em toda America Latina, pela sua atuação e interpretação dos fatos educativos como indispensável através de um viés crítico contribuir para a transformação da sociedade contemporânea.

A obra em questão tem como temática em seus três capítulos o processo de formação do professor democrático no exercício de sua função. Característica imprescindível para a construção tanto de sua autonomia quanto de seu discente.

O texto é durante o tempo todo um apelo intenso e apaixonado a todo profissional que almeja ser um professor competente e comprometido com seu trabalho. E propõe que todo mestre desenvolva a capacidade de crítica da sociedade, da escola, dos sistemas de ensino, da atuação docente para ser por tabela também um autocrítico de sua formação e atuação.

Freire deixa bastante explícito que todos os saberes necessários a formação docente o são, por promoverem a humanização deste, ampliação da visão histórica, o desenvolvimento da consciência ética, estética, moral, social, cultural e política.

A partir de então estes saberes anunciaram a necessidade do docente assumir-se como um ser que pensa, duvida, questiona, elabora raciocínios e argumentos para com humildade reconhecer que apesar das limitações circunstanciais, sejam elas de ordem culturais, sociais e até econômicas, este não é um ser incapaz de construir a transformação percebida, visualizada e desejada a partir de então.

Freire recomenda uma crítica sobre a prática docente de ontem e de hoje para transformar a de a manhã. O discurso teórico necessário a reflexão crítica deve, segundo ele, ser o mais próximo da prática, a ponto de confundir-se com esta. Assim, maior será sua profundidade em análise na intenção de executar a superação dessa realidade estrutural.

Quanto mais o docente se assume e percebo-se como tal, constata as razões que justificam sua mudança. Não há como promover mudança se o professor não se sente capaz de tal realização e motivado por demais razões.

Adquirida esta maturidade inicia-se a construção de sua autonomia para uma ação consciente de que pode ser competente através do preparo intelectual, estudo, pesquisa, adquirir maior domínio do conteúdo e das técnicas para ensinar.

O livro é de leitura fácil e compreensiva, os tópicos são apresentados e desenvolvidos de maneira a facilitar a entendimento do leitor, onde o autor explicita sua paixão e interesse pela temática

A obra é destinada a todos que se interessam pela formação de professores para uma atuação democrática, em especial a professores, gestores educacionais, pedagogos, psicopedagogos, e demais profissionais que atuam de alguma forma em sistemas educacionais.

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*Pedagogo pela UFPI, Historiador pela UESPI e Pós-Graduado em Gestão Escolar.

David Bandian
Enviado por David Bandian em 17/12/2010
Código do texto: T2677045
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