A pesquisa em Aquisição da Linguagem, teoria e prática

Del Ré, Alessandra. A pesquisa em Aquisição da Linguagem, teoria e prática.

Disponível em http:// www.livrariacultura.com.br/imagem/capitulo/1621510.pdf

Alessandra Del Ré professora de Lingüística da UNESP Campus de Assis. Mestre e Doutora em Lingüística pela USP, realizou parte do seu Doutorado na França na universidade René Descartes Paris. Em seu texto Del Ré dividi-o em sete tópicos, referidos a teoria de Aquisição da Linguagem nos estudos lingüísticos, ela vêm discutindo questões metodológicas sobre a linguagem da criança, como se comportam em cada faixa etária, apresenta um pouco da história sobre a linguagem infantil, tendo os primeiros registros, e que aparece no século XIX, quando estudiosos elaboram diários da fala espontânea de seus filhos.

Del ressalta que só no início do século XX a Lingüística consegue sua autonomia, e passa a ser reconhecida como estudo científico com os trabalhos de Bloomfield e Saussure. Mas na segunda metade do século XX, uma nova proposta de análise lingüística menos preocupada com os dados lingüísticos e mais interessada pela elaboração de uma teoria que explique não apenas as frases afetivamente realizadas. Já no segundo tópico Alessandra ressalta sobre a influência que os estudos psicolingüísticos tiveram entre os anos 50 e 80 anos. Nos anos 60 houve uma grande intervenção com as idéias de Chomsky.

Apesar das discussões nesse encontro da Psicologia com Lingüística porque elas se ligam na forma, como o individuo fala, escreve, ouvi e ler.

Del Ré cita que o professor Maingueneu relata de variadas possibilidades para tratar de uma arte de pesquisa como: a produção de enunciados, interpretação de enunciados, memorização, o plurilinguismo, as patologias da linguagem, aquisição da linguagem, aquisição da língua materna, aquisição de segunda língua, aquisição da escrita.

No terceiro tópico Del Ré cita a questão da metodologia que é importante iniciar uma pesquisa com o devido objetivo definitivo para a investigação. Para Del Ré as principais teorias na abordagem da aquisição: empirismo, racionalismo, interacionismo social. No empirismo adota que o conhecimento se dá por meio de um estímulo-resposta. No racionalismo a criança interage com o meio social para dar um estimulo a fala. Já o Interacionismo social propõe que a criança não seja somente um aprendiz, passivo, mas aquele que constrói o seu conhecimento pela mediação do outro.

Observamos também essa questão da interação no filme NELL, quando uma garota vivia longe do convívio social, tinha a sua própria linguagem, mas com o convívio com dois médicos foi desenvolvido a linguagem para que, quem estivesse a sua volta entendesse, porque ninguém entendia sua linguagem, foi necessário a interação tanto dos médicos para aprenderem a linguagem da jovem, quanto da jovem para ser desenvolvido a fala. A jovem crescera sem o contato com outras crianças isso tornou difícil o entendimento, mas logo tudo se resolveu.

No quinto tópico Lemos cita [...] ao buscar-se o que é da língua, não s e escapa do que é do discurso, sendo assim o que se deve ser levado em consideração nos estudos atuais de aquisição de linguagem pela criança é o conjunto de seu desenvolvimento, o que acontece desde o momento que ela nasce até o domínio da língua propriamente dita, tanto no que se refere á linguagem verbal ou não-verbal.

No penúltimo tópico do texto Alessandra apresenta pesquisa realizada com crianças e exemplos com finalidade de verificar a maneira pela qual a criança é levada a produzir os enunciados que provaram o seu próprio riso ou a de quem está no comando.

Na finalização do texto Alessandra relata que o motivo da sua pesquisa foi mostrar o quanto é fascinaste e complexo o mundo da linguagem infantil, levando em conta as teorias da aquisição da linguagem.

De certa forma o texto escrito por Alessandra Del Ré é bastante rico, interessante de fácil leitura, ela foi feliz nas suas apresentações textuais, se preocupando em mostrar fatores necessários para a compreensão da linguagem infantil. Observamos todos os aspectos sociais, comportamento no decorrer da infância até a puberdade. Com análise de linguagem, pesquisa em sala com interação com outras crianças pois esse contato é de extrema importância, o convívio. É algo que na prática é bem melhor que só a teoria. Recomendo essa resenha a todos os pedagogos, professores do ensino fundamental e até para docentes do ensino médio, para entender porque certos alunos tem uma dificuldade de interação, e até mesmo em assimilar os assuntos por conta disso, a discentes universitários de todos os cursos relacionado a licenciatura.

Roseni Santos Braz, Acadêmica do Curso de Letras com habilitação em Língua Portuguesa e respectivas Literaturas do 1ª semestre, sala 208 Noturno.

Kendra Capuccinno
Enviado por Kendra Capuccinno em 27/02/2011
Código do texto: T2818389
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