Livro: "Entrevista com o Vampiro" de Anne Rice. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.

      
      Escolhi ganhar este livro como presente de amigo secreto. Já havia algum tempo que eu estava curioso para conhecer algum livro da Anne Rice. Já de cara, ao receber o livro, fiquei surpreso em saber que a tradução é assinada por Clarice Lispector. Fiquei mais entusiasmado ainda. Mas, não sei ao certo o motivo, esse entusiasmo se perdeu em algum ponto do livro durante a leitura.

      Eu não gostei do livro mas também não posso dizer que desgostei. Simplesmente o livro não me empolgou. Prefiro escrever resenhas sobre livros ou filmes que me encantaram. Me sinto mais motivado em compartilhar algo que julgo ser bom a trabalhos que não me empolgaram. Não gosto de fazer críticas, prefiro elogiar. Não me sinto à vontade e em posição de criticar qualquer livro ou filme mas, é de minha opinião, e é claro que posso opinar, este livro não me agradou. É questão de gosto e preferência pessoal, apenas isso.

      Escrito em forma de diálogos, todo o enredo é apresentado, assim como o título indica, por uma entrevista que o protagonista vampiro dá a um entrevistador. Não gostei muito deste formato, senti falta de um narrador. Os diálogos passados se misturam com os diálogos com o entrevistador, deixando a leitura um pouco confusa. E o livro tem pouco a ver com o filme, ou melhor, o filme tem pouco a ver com o livro.  

      O que eu gostaria de dizer apenas é que, se você quer ler um excelente livro sobre vampiros, leia o clássico "Drácula" de Bram Stoker. Este sim vale a pena conferir. O "Entrevista com o Vampiro" foi o segundo livro que li sobre vampiros e, certamente, levará um bom tempo até que eu tenha vontade novamente de ler alguma outra estória vampiresca. 


Março de 2011

Fonte da
imagem
______________________________________________________
Este texto faz parte do exercício criativo "Resenha".
Saiba mais, conheça os outros textos:
http://encantodasletras.50webs.com/resenha.htm