VAMPIRO: A MALDIÇÃO (Livro de RPG)

Vampiro: A Maldição, de Paulo Zemek, (editora Ibrasa, 212 páginas, 2010) é um livro de RPG.

Diferente dos livros comuns, onde se encontra uma história pronta, o RPG é um jogo, no qual ao menos um mestre e um jogador devem participar, mas geralmente os grupos possuem mais jogadores. Existem RPGs com os mais diversos temas e até jogos de vídeo-game e computador que são baseados neles.

O propósito do livro de RPG Vampiro: A Maldição, de Paulo Zemek, é orientar os jogadores, colocando regras, além de propor temas para que se possa dar andamento ao jogo mantendo os limites do que pode ou não ser feito por cada personagem.

A obra também dá orientação para que o mestre possa manter o equilíbrio caso conflitos entre os personagens aconteçam, mas o tema principal deve ser criado pelo mestre da história e os personagens têm o poder de interferir.

Vampiro: A Maldição apresenta regras para jogar com vampiros, ao invés de focar em histórias onde humanos devem enfrentar vampiros.

Mas, por quê um RPG de vampiros? Por um lado, os vampiros intrigam as pessoas, que se perguntam o que fariam se eles realmente existissem, que muitas vezes pensam no que fariam se elas mesmas fossem transformadas ou, simplesmente, que ficariam felizes por ter a eternidade pela frente. Por outro, por tratar-se de um jogo, combates são mais freqüentes e os jogadores gostam de fazer coisas impossíveis, como curar-se em meio ao combate ou usar magias. Além disso, o funcionamento dos vampiros é muito mais simples que o dos humanos, pois estes jamais correrão o risco de morrer afogados, de que um corte infeccione ou mesmo de ficarem sem reação por medo.

Os vampiros desse jogo não são meras bestas selvagens em busca de sangue, sendo pessoas que, ao serem transformadas, percebem suas novas limitações, seus novos poderes e, principalmente, que não sentem mais medo, raiva ou culpa. Se vão virar monstros, ou se vão tentar esconder-se e obter sangue em bancos de sangue, vai depender tanto das capacidades e desejos, quanto das possibilidades que serão apresentadas.