Antes do Depois
 
 
Sabe quando você lê um texto e pensa e sente que cada frase, cada parágrafo poderia ser um poema? Que é tão incrivelmente bem escrito que poderia ser lido em qualquer sequencia e até de trás pra frente que ainda assim lhe encantaria?
 
Sabe quando você lê um texto e pensa e sente que é o texto que lhe lê? Que nas suas tantas imagens há uma ou várias que são exatinho da sua vida?
 
Há textos que a gente lê que certamente são escritos assim, para maravilhar, encantar. Há autores/as  cujas obras possuem mesmo essa magia, essa conexão com  as nossas crenças e saberes, com a alma da gente.
 
Os livros de Bartolomeu Campos de Queirós, ao meu olhar de leitora encantada, são assim e tudo que já li dele me pegou pela mais pura emoção. Antes do Depois é um livrinho despretensioso de poucas páginas, mas fabulosamente grande, lindo!
 
Mas, mais do que comentar uma obra que dizem ser Infanto Juvenil quero deixar aqui um trechinho para que possam saborear um pedaço da beleza que há ao longo de todo o texto:“Há muito que perdi de vista os vagalumes, tanajuras e lobisomens. Vagalumes eram meus carrinhos com faróis feitos de mistérios, rodando nas ruas da noite; tanajuras surgiam nas tardes, depois da poesia da chuva; lobisomens só apareciam quando as pessoas partiam sem deixar endereços. O medo é que inventa lobisomem. Foram-se os brinquedos que me fizeram companhia na infância. Sumiram outras coisas que abrem feridas em pensar. Só não perdi o medo de perder. Vivo escondendo o que tenho debaixo de sete chaves, amarrados com sete correntes.Recebi de minha mãe a mania de esconder o mundo trancado na arca do coração”p. 14
 
Antes do Depois é um daqueles meus livros que leio e releio quando sinto falta da beleza da escrita, tantas vezes conspurcada com o lado feio da vida, com a mesquinhez humana.Leio quando sinto fome de beleza e poesia.
 
 
 
SERVIÇO
 
Antes do Depois
 
Autor:Bartolomeu Campos de Queirós
 
Editora Manati
 
48 págs.
MAIS OPINIÕES:
 
Escrever o que ao leitor sobre ANTES DO DEPOIS? Dizer o que do autor que, dos quatro cantos, já recebeu tantas homenagens, tantos prêmios, elogios? Descrever de que modo uma prosa que toca fundo o leitor por sua tanta poesia? Relatar com que palavras personagens complexos, profundos e, ao mesmo tempo, de genuína simplicidade? Como narrar a força das imagens, se o que se lê é apenas delicadeza? Relatar com que palavras a dose exata de humor a ressaltar o seu encanto? Como dar a conhecer a importância desse livro, resgate de pedaço da nossa história, testemunho de um tempo em um ponto de nosso país, se ele é puríssima história, uma tremenda ficção? Só lendo, só lendo...
Difícil explicar um ajuste tão perfeito entre o fantástico da literatura e o talento de um autor. Hebe Coimbra
 
http://www.travessa.com.br/ANTES_DO_DEPOIS/artigo/16dc288b-f65c-4372-8fc2-f6e6131ba99a
 
Antes do Depois
 
Por Ana Lúcia Brandão
 
"Antes do Depois é uma prosa poética plena de humor, elaborada como um fluxo de consciência. O texto é um exercício do livre pensar e de suas ricas possibilidades. O livro é uma divertida e generosa brincadeira, cujo ponto de partida é uma questão inusitada: "Como terá sido o embrião do narrador dos mistérios do mundo?"
Para responder esta questão o leitor é convidado a ser a testemunha ocular do nascimento de uma criança, acompanhando sua luta pela sobrevivência até o momento de seu batizado. Neste curto percurso de vida são feitas digressões sobre o fôlego de viver, a memória que se carrega, o silêncio cheio de amores escondidos, o Sal e o Açúcar na vida, o coração que é fechado feito um cofre.

O texto termina seguindo o fluxo da vida, que sempre se reinicia.
O texto relaciona os aspectos concretos de um observador do cotidiano com o poder de abstração das palavras. O resultado é um exercício de liberdade. A narrativa é circular e termina assim: "Quando olho para o papel (a certidão de nascimento), amarelado pelo tempo, eu cismo em nascer de novo. Então brinco de faz-de-conta e escrevo."

 
Bartolomeu Campos de Queirós é autor de diversas obras de prosa poética e de literatura juvenil e recebeu diversos prêmios, entre eles o prêmio Jabuti e o prêmio Nestlé de Literatura.

Ana Lúcia Brandão é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, analista e consultora na área de literatura infanto-juvenil, e autora do livro infantil "A Lenda do Amaru" (Paulinas).
 
http://educacao.uol.com.br/resenhas/antes-do-depois.jhtm