A arte de ser leve – Leila Ferreira /Resenha
 
Na orelha da contra capa o retrato dela: Leila Ferreira, a autora do livro que acabei de ler; A arte de ser leve. O retrato da autora mostra uma mulher que nos passa a sensação de leveza. Só isso já seria uma recomendação para a leitura.
A catalogação do livro só aparece no final: Crescimento Pessoal/Psicologia Aplicada. Em resumo, um livro que vem engrossar o filão da autoajuda. Um bom livro. Leila é jornalista e pesquisou bastante para escrevê-lo. Leu e viajou muito para conversar com pessoas e chegar a um bom termo para a criação do livro. Sei que a leitura dele contribuiu e vai ainda contribuir muito para que eu atinja esse estado ideal de vida que é a leveza.
Dividido em oito partes cada uma trata de um aspecto importante para tornar a vida melhor. Destaco os seguintes assuntos – Gentileza, Bom Humor, Descomplicação, Desaceleração e Convivência.
Na primeira parte a autora nos convida para fazer uma dieta da alma e fala de seu livro como sendo um caderno de anotações resultado das conversas com pessoas que ela chama de leves ou ensaiam ser leves. Assim como eu estou tentando ser.
Uma das partes mais interessantes é a que fala sobre a felicidade, sobre a obrigação que todos temos nesse mundo moderno de sermos felizes e de como essa busca desenfreada só é capaz de nos fazer mais infelizes. Antes é preferível buscar a leveza através de uma série de atitudes que juntas são capazes de fazer nossa vida bem melhor.
 
PS: Para ilustrar o meu real interesse em tornar-me mais leve, decidi que após a leitura do meu exemplar do livro eu o repassaria ao primeiro associado do RL que mostrasse o desejo de lê-lo – então logo ele estará nas mãos de Nena Medeiros, em Brasília. Se a greve dos Correios permitir.