Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

História da educação e da pedagogia: geral e Brasil

ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Educação para democracia. In:______.História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2006.

Esse texto é o capitulo10 do livro “Historia da educação e da pedagogia” de Maria Lucia  de Arruda Aranha. Em seu livro ela traz uma perspectiva  da educação e da pedagogia na historia da humanidade, e com isso nos da uma visão geral de como os sistemas educacionais vieram a ser o que são hoje.
O texto, que tem por titulo “educação para democracia”, fala sobre a educação e seus sistemas na contemporaneidade, aborda também como ela recebeu influencia de varias correntes políticas e ideológicas nesse período histórico. A autora traz, logo de inicio, um apanhado histórico para descrever como  estava se comportando a sociedade nesse período, que ela identifica a partir de 1789 ate a atualidade.
Segundo a autora o contexto histórico, neste período chamado de contemporâneo, é marcado por grandes conflitos, como por exemplo, 1ª e 2ª guerra mundial, guerra fria e os movimentos de contracultura; esses acontecimentos caracterizam uma sociedade complexa e cada vez mais diversificada. Essa sociedade, com crescente grau de complexidade, exige um novo tipo de escola que supra a necessidade de um ensino menos universal e com muita singularidade.
Maria Lucia fala sobre a que uma das grandes mudanças na forma de se pensar educação nessa época, foi de uma “rede” tecida entre educação e sociedade, mostrando que a educação não só é um lugar para transmissão de conteúdo, mas uma ambiente para socialização do aluno, formação e manutenção de ideologias. Outro fator foi da dicotomia que existi ate hoje, entre a orientação educacional para o trabalho e a humanista e a relação que criada entre a pedagogia com a psicologia, a sociologia, a antropologia, a lingüística e outras ciências moderna.
A proposta de uma escola publica leiga, gratuita e obrigatória é tomada com, mas vigor na era contemporânea, devido a grande exigência das industria e do crescimento demográfico. Aranha também nos fala sobre o surgimento da escola nova, que vem com a proposta de superar a escola tradicional excessivamente rígida, “magistrocêntrica” e que ainda utilizava o sistema de memorização dos conteúdos.  O escolanovismo focava em um ensino integral, e valoriza jogos, exercícios físicos, praticas de desenvolvimento da motricidade em fim pretendendo desenvolver diversas atividades.
Maria Lucia nos mostra também em sua obra, que muitos sistemas políticos percebendo também essa integração educação sociedade utilizaram a educação para estrutura e consolidar suas ideologias e seus sistemas sociais. Como destaque nesse quadro tem o governo soviético, o os demais países socialistas; e nada mais nada menos que os governos totalitários do nazismo e fascismo. Esses governos investiram em um foco educacional, que se baseava no poder do estado, na supervalorização de seus sistemas políticos; enquanto a Escola Nova trabalha com um ensino para liberdade, construção da sociedade democrática, a escola nesses governos investia no inverso, em retrocesso.
A autora termina seu texto alertando-nos para um ensino hoje, defendo um ensino que desperte o senso critico e consciente. Nos mostra também o quadro do ensino pos-moderno onde educação e tecnologia andam de mãos dadas. Esse texto de Arruda nos leva a reflexão do caminhar da formas de educação que encontramos hoje, seus pontos positivos e seus pontos negativos, e nos alerta a tomarmos mais cuidado e prestarmos mais atenção, a escola não é só um ambiente de aprendizagem de um conteúdo programático e teórico, mais um local onde se molda a sociedade que nos substituirá em futuro próximo.
Coriolando Junior
Enviado por Coriolando Junior em 16/12/2011
Código do texto: T3392880

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (você deve citar a autoria de coriolando junior e o site http://www.recantodasletras.com.br/autores/coriolando). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Coriolando Junior
Camaçari - Bahia - Brasil, 23 anos
30 textos (12335 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 31/10/14 10:52)
Coriolando Junior



Rádio Poética