Novela da vida := Se Sacrificou Por Amor

Novela da vida := Se Sacrificou Por Amor

O Coronel Reginaldo Fontes está preso? Não acredito!

O pior é que A mulher dele ficou sem lugar para morar. Mas ele tinha tanta Terra; tudo aquilo que o marido tinha era roubado! Isso não é demais?

E o Doutor Túlio é filho do coronel você sabia? Mas como pode ser isso? Não foi ele o advogado quem o colocou na cadeia?

Se ele sabia Por que fez isso?

Vamos contar essa história:= Túlio fala ao seu amigo Noel : Eu fui criado sem pai, somente pela minha mãe em um lugar distante da sua terra natal. Ela guardou o porquê disso em segredo, até que eu me tornasse adulto, para então me contar sua verdadeira história.

Noel pergunta: = por que será que dona Matilde sacrificou-se tanto para te criar e para te dar estudo, sem procurar ajuda da família? Por que mesmo que ela quisesse ignorar o seu pai, por algum Motivo que ele tenha lhe dado, mas família é diferente é para se unir e se ajudar uns aos outros; digo isso por que acompanhei a luta dela e o incentivo para que você estudasse. Até que começou a trabalhar, e puder ajudá-la.

.

É verdade Noel eu tive sorte ter conseguido Trabalho em uma grande empresa como essa; ajudou-me muito para Que eu pudesse continuar meu estudo Até que me formei em Direito;. Fui bem sucedido na carreira. Que escolhi Mas na verdade, eu só cheguei onde estou, por que minha mãe sacrificou sua vida, deixando para trás tudo inclusive sua família e ter vindo viver nesse lugar Distante onde não tinha ninguém conhecido, e sem contar que ainda estava grávida;

Isso Túlio, que eu não consigo entender, ela não fala na família, nem aparece ninguém para visitá-los.

Verdade Noel, ela viveu todo esse tempo em função de um filho que ela nem queria que soubesse quem era o seu pai.

Você e a maioria aqui sabem da luta dela Depois de eu ter nascido, ela continuou lutando para me dar sustento e estudo como você mesmo disse;

O Senhor Chico entra no assunto:=Noel Tem razão Túlio: porque será esta Renuncia?

É estranho sim senhor Chico, mas Ela decidiu só me falar das suas razões quando considerar o momento propicio e eu vou ouvi-la quando ela achar que é o momento certo.

A Esposa do seu Chico adimira:= a Matilde é uma mulher incrível; ela viveu uma luta danada para criar aquele filho, sem nunca incomodar a ninguém, e agora que o filho trabalha e tem um bom salário, ela se ocupa em ajudar outras pessoas que passam dificuldades.

Sim Carmelita, minha querida; você já me falou varias vezes sobre essa senhora:, e eu constatei que ela ainda continua trabalhando, e ajudando a muita gente.

Chico Estão batendo na porta, vou lá ver pode ficar ai acho que sei quem è; que bom que você veio Joana, é Juana Chico; nós estávamos conversando sobre você, falei com Chico que a Matilde está te ajudando a atender a comunidade carente,

É verdade, carmelita, ela tem ajudado muito mesmo.

Então Joana Matilde sendo uma heroína, como todos aqui sabem da sua luta, Túlio o filho poderia ser uma pessoa diferente, Você não acha? Digo isso por ter sido criado sem pai,

Juana diz: mas não seu Chico, isso não fez dele um homem relapso, nem sem perspectivas,.Pelo contrário, ele é uma pessoa importante no nosso movimento social comunitário, o garoto cresceu vendo o exemplo da mãe, e se esforçou para segui-los. Ele ajuda em todos os sentidos a comunidade; ele contribui com dinheiro e ainda faz trabalho como Voluntário.

Dona Carmelita diz: =Eu acho Joana que Túlio ainda vai ser um grande homem na vida,

Claro, não só ele merece como Sempre foi incentivado pela mãe a ser uma pessoa de bem;

Chico fala: = eu gosto muito de conversar com Túlio por que ele tem uma postura diferente dos jovens de sua idade.e Claro Joana, o que carmelita disse a respeito dele é verdade, eu gosto de ver como ele é uma pessoa amorosa gente como ele dá gosto parar um tempo perto para conversar, só fala de assuntos interessantes .

Oi Marina, que bom tê-la encontrado, estava querendo mesmo falar com você,

O que Túlio? já descobriu alguma coisa sobre sua família, e quem é seu pai?

Não Marina, não tenho conta das vezes que perguntei minha mãe, Agora ela vai me dizer qual é a minha origem;

Eu acho, já passou muito tempo por que você não conhece nem parentes nem pelo menos um retrato do pai não sabe se é vivo ou morto assim como as outras pessoas que de uma forma ou outra, eles sabem qual o motivo de elas não ter conhecido os seus pais.

Como dona Matilde responde quando faz esta pergunta?

Sempre a mesma coisa; Eu sei meu filho você tem todo direito de saber quem é a sua família, ela existe, e são pessoas excelentes, mas eu tenho um problema com relação a isto que ainda não resolvi é por isso que ainda não te falei mas muito em breve eu vou te dizer onde estão e quem são eles; Porém, pode ter certeza; quando chegar o momento certo eu vou contar tudo; Dá-me mais um tempo por favor.

Túlio, eu encontrei Marina lá no parque da Alvorada, estava indo para a casa de uma tia dela, e estava me falando da conversa que vocês dois tiveram, e ela já está desapontada com suas desculpas.

Eu até entendo Estevão, que Marina esteja desapontada, mas ela sabe que eu sei tanto quanto ela e se não confiar em mim que também nada sei, eu só posso é lamentar.

Vamos ali ao Bar tomar um drinque e lá falamos mais sobre esse assunto; olha Estevão Minha mãe foi e é uma mulher de muita fibra. Foi uma verdadeira heroína, ela me ensinou a respeitar as suas vontades, e é isso que estou fazendo deixarei até que ela decida falar; isso vai ser mesmo quando ela determinar que esta é a hora .

Dona Matilde deve ter mesmo um problema muito ou ela não pensa que com este dilema você é quem é prejudicado?

Claro Estevão ela pensa sim, mas tem seus motivos que não sei qual é ainda!

Túlio foi bom você chegar aqui agora eu Estou pensando em como começar uma Conversa que evitei ter com você enquanto criança, porque achava que se ficasse sabendo a verdade antes da hora, poderia tomar alguma decisão que não fosse correta. Eu não queria isso poderia crescer com ódio no coração poderia não entender.

Sim mãe! Por mais razão que tivesse; eu acho que esperou muito tempo para falar-me sobre esse assunto. Não acha? eu até entendo, mas Poderia ter dividido comigo o seu sofrimento;parecia que não confiava em mim,

Não filho, a questão não é essa, é que agora eu sei que está pronto para me ouvir e fazer o que achar melhor.

Então foi agora que chegou a conclusão do meu caráter? Por isso, achou que já não seria problema eu saber mãe?

-claro que não meu filho querido! Eu vou contar minha história para você com todos os detalhes, isso agora, por que sei que não vai interferir nem nos seus estudos, e nem na vida particular sua.

É bom mesmo, pois pelo tempo que venho esperando por isso, se fosse para saber pela metade nem valeria a pena.

Eram coisas que antes eu não tinha coragem de falar; Agora já é um homem formado com conhecimento e condições de tomar suas próprias decisões, Por isso, ouça com bastante atenção para que possa fazer o seu próprio julgamento;

Diga logo mãe que história, e de que julgamento a senhora está falando?

Enquanto isso lá na casa de dona Ângela estava ela conversando com Cristina, sobre essa decisão de Marina, sua irmã.

Em ir para a casa da tia.

E lá na casa de Marta todos querendo saber por que de Marina querer terminar o namoro com Túlio.

E dona Matilde corta a conversa e fala Para Túlio:= antes eu preciso falar com uma pessoa: vou sair um pouco, volto Logo; e quando eu voltar terminaremos essa conversa, e fui à casa de Dona Ângela; mãe de Marina.

Chegando lá Oi dona Matilde, entra, por favor. Disse dona Angélica

Minha demora é pouca dona Angélica eu vim aqui, pois queria falar com Marina.

Marina não está; ela foi para a casa de minha irmã.

O assunto é importante, a senhora pode me dar o endereço da sua irmã onde ela está?

Claro posso sim, pega lá Cristina, papel e uma caneta para eu dar o endereço a dona Matilde; aqui está esse é o endereço de Marta minha irmã é onde Marina está.

Chego na casa de Marta: = Marina, eu vim aqui para conversar com você; queria dizer-te:- Túlio não tem culpa, o problema quem vem causando sou eu e ele está sofrendo pois te ama de verdade e você com Razão cansou de esperar.

Ta dona Matilde ele não tem culpa isso eu já sei; mas e a senhora porque deixa seu filho nessa aflição? Pergunta Marina

Já expliquei ao meu filho que não contei A mais tempo, por vergonha, e para poupá-lo desses constrangimentos, mas agora eu vejo que quanto mais tempo passar mais isso vai prejudicá-lo pois eu vejo, que já está atrapalhando o relacionamento entre ele e você.

Coloca-se no meu lugar e pensa doma Matilde; que futuro eu posso esperar de seu filho, mesmo sendo a pessoa de ouro que ele realmente é? Novamente Marina faz uma pergunta decisiva.

Enquanto Túlio espera pela volta da mãe

Chega o seu amigo Paolo: O que faz em Casa Túlio?

Estou aqui esperando minha mãe ela começou uma conversa, e disse que ia dar Uma saída, e voltava para acabar de me Contar; E eu quero saber, que é sobre meu pai.

E a conversa com Marina continua: Olha Marina, o meu segredo acabou; eu quero que saiba tudo: = eu fui casada por pouco Tempo com um rapaz muito bom; fomos criados no mesmo lugar o nome dele, era Roberto; mas o Túlio não é fruto desse casamento; Roberto era empregado como peão na mesma fazenda onde ele foi criado e nós fomos morar em uma propriedade do patrão dele; desde que fomos morar lá, esse homem, que era Conhecido como Coronel fontes, vivia me Assediando ele aproveitava quando meu marido saia, e ia ficava me dizendo gracinhas; até que me forçou eu tentei me Defender ele começou a me ameaçar e engravidei em uma relação que foi forçada a ter com ele enquanto meu marido viajava a serviço do miserável; um dia me pegou chorando, e me obrigou a falar; como agente sabia que meu marido era impossibilitado de gerar filho, por conseqüência de um acidente, que sofreu, o patrão resolveu matá-lo para que não descobrisse; E eu me tornaria mulher dele; esse era o seu pensamento e por isso Fuji para não continuar Sendo dele e só fiquei me sujeitando a ele por medo como já disse.

Agora eu sei dona Matilde a sua situação Era muito pior que eu podia imaginar. A Senhora me perdoa, eu fui injusta; Túlio não tem culpa nem a senhora, suas razões são muito justas, eu vou voltar e pedir perdão, se ele me perdoar.

Perdoa sim filha, quem ama perdoa; e eu sei que ele te ama.

Túlio; estou de volta para continuar nossa conversa o que eu disse sobre você poder fazer o seu julgamento, é por eu ter criado você longe dos parentes que poderiam ser seus companheiros, seus amigos, e, no entanto, cresceu sem ter com quem poder contar alem de mim, tudo por minha culpa, não conhece nem tem idéia de como são os nossos parentes.

Quando Matilde e túlio começaram a Conversar, chegou Lindinalva para

Dizer:- Dona Matilde, a dona Laura quer

Falar com a Senhora com urgência lá na

Casa dela.

Saiu Matilde para atender o recado

Matilde volta e retoma a conversa Túlio Diz:- Mãe a Senhora está certa isso me incomodou muito, o meu problema, foi nunca ter podido conversar com os meus amigos sobre minha família,

Eu sei que foi muito difícil pra você e pra mim também.

Meus parentes, meu pai, eu não conheço mais ninguém alem da senhora; agora ao Saber que tenho muitos parentes e que um dia vou poder encontra-los e abraça-los

A vai meu filho e você vai gostar de Conhecê-los; São pessoas muito boas,e decentes.

Então, Isso me basta; quando a senhora evitava falar, deveria ter seus motivos eu respeitei, e procurei entender; era um direito seu, não precisa preocupar-se com isso agora, não vou importuná-la mais com esse assunto,

Se quiser falar, tudo bem; mas se não, mantenha seu segredo, já não faz diferença. Só quero que arrume um jeito para me colocar em contato com eles eu Quero conhecê-los

- Túlio, Eu não quero ter mais segredo, com você eu já falei; sinto muito mas Sabia que entenderia a minha situação, por que é constrangedor para uma mãe ter certos tipos de assuntos com seu próprio filho,

Eu entendo mãe, deve ter sido difícil mesmo.

Foi sim filho, guardei isso comigo para te proteger, agora posso dizer onde tudo começou;

Enquanto isso, lá na casa do seu Chico estavam preparando uma festa De Aniversário de cidinha sua filha eles eram Convidados.

A conversa continua Matilde fala:= Tudo Começou quando eu e Roberto começamos A namorar que foi com quem me casei; ele foi criado em uma Fazenda que ficava a uns cinco quilômetros afastados da cidade de Portal do Sol, onde eu nasci e fui criada, começou assim:- quando nos casamos, fomos morar na fazenda;

Roberto era peão boiadeiro e domador de animais nessa fazenda; no dia seguinte ao nosso casamento, O patrão nos levou em uma de suas propriedades e disse:- Roberto eu não tenho você como meu empregado; tenho-te como um amigo, melhor dizendo: como um filho; foi por isso que reservei essa casa para vocês porque é a melhor que tem nas minhas terras; é a mais confortável, e você merece.

O fazendeiro nisso tinha razão, a casa realmente era muito bonita, ficava do outro lado à margem do Rio das pedras; para quem vinha da cidade em direção a casa, parecia que ela era construída em uma ilha.

Túlio diz: = Deve ser legal morar em um lugar assim.

É poderia ser legal caso não tivesse Acontecido o que vou te contar: = A casa Era grande e foi construída a margem pelo outro lado em uma curva do Rio, para quem olhasse a distancia, a água circulava em torno dela, para chegar na casa, teria que dar uma volta até encontrar a travessia que fica na parte mais estreita do rio onde tem um grande conjunto de pedras, que forma a cachoeira, tinha a sombra de uma arvore de ipê amarelo. e Era Cercada por um grande pomar.

Acidente...

Roberto, era um peão famoso era conhecido por todos nas redondezas; dois meses depois que nos casamos um dia ele se levantou, com senhor Ernesto que era um dos tiradores de leite na fazenda, chamando-o

Roberto desculpa mas eu vim chama-lo para separar a luta de dois bois que estão se estranhando.

E nisso Roberto sofreu um acidente terrível quando tentava prender um dos bois que era muito valente, esse Boi o cabeceou, e levou-o imprensando-o de contra a cerca do curral, ele caiu, o boi dava chifradas em todas as direções. Ele o

Pisoteou, Até que se cansou e Roberto não tinha mais como se defender; Já estava com vários ossos do corpo quebrados perna, braço, costelas, e para

Piorar, esmagou seus testículos tendo que ser internado e operado, o

O caso foi muito sério em mãe?

Foi e o médico não escondeu de nós que nunca teríamos filho por conseqüência desse acidente, mas eu o amava e para eu viver com ele, esse amor bastava; Helena era minha maior amiga e só com ela eu falei sobre isso, só ela sabia, e me lembro que na ocasião ela me perguntou:

Matilde, você que gosta tanto de crianças vai ser feliz mesmo sabendo que não terão filhos?

E eu respondi: = Claro, Helena, que agente sonhava em ter filhos, mas o destino pregou-nos esta peça, o que podemos fazer? Ele não teve culpa, era o seu trabalho, ele não se arriscou por querer, estava no exercício de suas funções, em cumprimento do seu dever; não seria justo me tornar infeliz do lado dele por se tornar incapaz de me dar um filho; isso não afetou o amor que eu sentia; e, por favor, alem de você só contei isto para minha mãe; só as duas sabem, é uma coisa muito particular.

Tudo bem Matilde, eu não vejo porque espalhar essa noticia; se depender de mim ninguém mais ficará sabendo, isso fica entre nós, o importante é que ele sarou e continuou a vida trabalhando normalmente,

É verdade Helena, isso não atrapalhou o desempenho no trabalho; Como Você pode ver, sempre está as voltas com o Gado da Fazenda, ou amansando burro bravo; sempre na sua atividade,

Foi ai que a desgraça começou

Um dia o patrão falou:- Olha Roberto: você Sempre viajava quando tinha de buscar uma boiada ou animais que eu comprava, você sabe que sempre te tive Como o peão de frente; sabe que eu confio muito você;

vai continuar do mesmo jeito; um dia terá de deixar sua mulher em casa e viajar;

Roberto respondeu eu concordo, e Matilde também; quando nos casamos, ela sabia que seria assim, quando precisar eu estou aqui para isso.

Enquanto isso o bar do Arnaldo estava tendo a maior confusão Reinaldo saiu no Tapa com Justino, E Justino como saiu perdendo foi buscar uma faca,

Chegou Sebastião, e falou O negocio Agora é comigo; acabou matando Reinaldo.

A conversa continuou Não demorou acontecer Túlio; eu fiquei só, e Roberto viajou na sua primeira missão.

O patrão mandou chamá-lo na Fazenda,

E falou: = Roberto você vai ter que Ir buscar uma boiada em Resplendor; Nem Roberto, nem eu poder-mos-ia imaginar que o homem fez isso propositalmente,

Roberto veio e me avisou que o patrão Pediu para ele viajar

ele queria afastar meu Marido de casa para aproveitar a ausência dele e colocar em prática o seu plano diabólico; no mesmo dia em que Roberto viajou

ele apareceu em nossa casa e disse:- Matilde, enquanto Roberto estiver viajando, vou mandar alguém te fazer companhia para não ficar sozinha aqui nesse canto, é muito longo de vizinhos.

Eu respondi: não precisa senhor Reginaldo; já estou acostumada na casa eu fico bem, mas o maldito insistiu tanto que acabei aceitando e até agradeci; ele disse: = não se preocupe a tarde eu venho trazer alguém para dormir com você.

Virou seu cavalo, e foi embora; mais tarde como tinha dito, ele apareceu todo bem vestido e me falou:-

É Matilde eu não consegui ninguém que pudesse ficar com você, mas não se preocupe, eu mesmo vou ter o prazer de fazer companhia.

E com isso eu fiquei apavorada e falei : não senhor, eu não quero que o senhor fique; Agradeço sua preocupação mas o senhor pode ir eu ficarei bem.

Ele: = você não está entendendo Matilde; eu vim para dormir com você, e não vai Me impedir de fazer um coisa que a muito tempo eu venho esperando por uma oportunidade; agora para fazer isso é só eu querer, você quer e eu não vou perder essa oportunidade; você vai ser minha de qualquer jeito; dessa vez você não tem nenhuma desculpa, seu marido está muito longe;.

Eu saí para o quintal e ele me falou com ar de autoridade:

Volta Matilde para dentro de casa e fica bem boazinha por que se você gritar, vou ser obrigado a ser indelicado com você, e eu não quero.

Por que o senhor acha que vou ceder aos Seus caprichos?

A Matilde você é a mulher que vive melhor aqui na Fazenda, e sabe por quê; você sabe que eu queria você para mim; desde que veio morar aqui. Minha intenção era essa; afastar o seu maridinho para ter você só pra mim

E por isso, sempre ti dei o melhor você Não pode reclamar.

ele naquele momento me fez entender que tudo que fez pelo meu marido foi interessado em mim.

olha filho eu estava nas mãos daquele Canalha, não tinha para onde fugir ninguém para me ouvir; eu tive de ceder aos caprichos dele sem reagir. Que na verdade eu tinha medo dele.pois eu Sabia Que se reagisse ele me matava.

E a senhora não podia contar para o seu marido por que, Ele não acreditaria?

Não era isso; eu sabia que Roberto iria acreditar no que eu dissesse, o que eu Temia, era ele saber o que estava acontecendo, pois eu tinha certeza que se Soubesse iria tirar satisfações e haveria morte.

Roberto dizia só tem uma coisa que jamais eu aceitaria traição essa situação, eu não aceito.

se reagisse o Coronel o mataria sem pensar duas vezes, pois era isso que queria matá-lo para ele seria o seu intento realizado; pensando que assim eu ficaria com ele depois da morte de Roberto, mal sabia ele: que eu preferia morrer também de que sujeitar a ele se isso acontecesse.

A situação se Repetia

Um dia esse Reginaldo Fontes falou:- É

Roberto; eu sinto muito, mas vou te mandar em uma viagem para buscar outro Gado em Resplendor; será uma viagem mais demorada durará alguns dias, uma semana ou mais; pois esse gado está distribuído em três fazendas diferentes, terá que juntá-los para aproveitar e fazer Uma viagem só.

E Roberto sem nenhuma maldade foi nessa viagem; Aproveitando que a casa onde agente morava era um lugar distante de vizinhos, como eu já disse, o coronel ficou como se estivesse em sua própria casa durante os dias que Roberto estava fora;

Ele dizia: vou ficar esses dias por aqui

Aproveitar que aquele estorvo está fora Vou curtir você e quase não me dava tempo nem para cuidar da criação; exigia a minha atenção; e me obrigava a obedecer.

Roberto quando chegava em casa se queixava:- chego em casa você está diferente eu noto que está tão distante, você está muito diferente, não me dá a mínima atenção, sempre encontro você triste, porque isso? Eu quero saber o que está acontecendo.

Eu dizia não é nada Roberto, é cisma sua; eu sou assim mesmo; Mas na verdade, Ele tinha razão eu não tinha mais alegria nem coragem de dizer a verdade meu filho; eu temia pela vida de Roberto, uma coisa que não adiantou;

Não seria melhor ter dito a ele? Pelo menos, poderia se preparar, e de repente, até poderia tê-lo matado em uma emboscada sei lá.

É túlio, mas eu não pensava por esse prisma; Já estava difícil conviver com a minha consciência, se tornou mais delicada ainda, quando comecei a sentir o sintoma da gravidez, que por não saber o que era fui procurar minha mãe; ela ficou toda feliz; Eu estava esperando você

A sua avó disse: = Filha você está grávida; ao saber que estaria a caminho o seu primeiro neto, e foi ela quem descobriu;

Vovó Maria disse:- minha filha, o que está acontecendo? Você parece que não está feliz; em estar esperando um filho; é uma bênção de Deus; estar esperando um neném; porque você está assim?

Eu não sabia, era primeira vez; eu nada sabia sobre gravidez, Jamais eu podia imaginar que uma relação forçada e sem amor poderia gerar uma criança,

Nisso a senhora entrou em pânico?

Claro, Túlio; imagina saber de uma gravidez a aquela altura dos acontecimentos; Eu respondi para sua avó é verdade minha mãe, eu não estou feliz; e, por favor, não toca nesse assunto com ninguém; pelo amor de Deus; especialmente, Roberto não pode saber; dessa gravidez;

Minha mãe não entendeu nada eu tive de Explicar como era grave a minha situação;

Ó Matilde como pode uma coisa dessas, Roberto é seu marido e não pode saber que está grávida?

Eu tive de contar por que ela realmente não estava entendendo; a minha mãe ficou horrorizada com o procedimento daquele Fazendeiro que parecia ser tão Amigo de Roberto; ela chorava junto comigo; dias depois, Roberto parecia estar adivinhando, quando disse:

Matilde você vai ficar mais uma vez só, eu tenho que viajar de novo mas eu prometo que em breve isso vai acabar, eu vou procurar um jeito de trabalhar sem cometer essa maldade com nós dois;

E Roberto viajou mais uma vez; o maldito fazendeiro chegou na minha casa, eu estava chorando, porque nesse tempo eu já não fazia outra coisa, a não ser chorar; e ele me perguntou:-

Porque está chorando Matilde? Não vai me dizer que Roberto te maltratou? Se foi Pode falar; por que se ele maltratar você, eu vou ter uma conversa com ele de homem para homem; e vai saber que você agora é minha; ele não pode mais tocar em você muito menos maltratar;

Quando falou aquilo, parecia que eu Estava saindo do chão; respondi imediatamente: não é nada disso, coronel O meu problema é outro; eu estou grávida e não sei como vou fazer; Roberto não pode saber dessa gravidez; o Médico disse que nós Não teríamos filho por causa da sua situação depois da operação;

Há é verdade, depois do acidente, ele ficou inválido neste sentido, seu medo é ele saber que o filho não é dele, isso é tão fácil explicar esse filho não é meu? Então fale mulher: esse filho é do Coronel.

È isso mesmo coronel eu não sei como vou explicar isso.

Não tem que se preocupar; quando Roberto souber que está grávida é capaz de não gostar; e se quiser se eu dou um jeitinho nele.

Eu perguntei que jeito Coronel?

se aperrei não que eu mando dá um fim no cabra

Aquilo era uma barbaridade que eu estava ouvindo; e é claro que Roberto ficaria louco se soubesse, e ia querer tirar satisfações sim.

Na outra semana, Roberto voltou daquela viagem, o maldito Fazendeiro estava lá em casa, com mais dois capangas armados na chegada dele; já esperava na intenção de provocá-lo para matá-lo;

Chegando Roberto perguntou: = Coronel, o que faz aqui na minha casa? Aconteceu alguma coisa enquanto eu estava fora?

Fica Calmo Roberto, você não esperava que Matilde ficasse sozinha aqui nesse canto enquanto você aproveitava a vida nas viagens que poderiam ser bem menos demoradas mas por onde anda tem lindas mulheres, quem iria querer voltar tão Rápido não é verdade Roberto? e Matilde fica aqui enquanto você se diverte; ela não é de ferro, ela sente falta de um homem na cama; você nunca pensou nisso? Eu penso por isso estou aqui para Cuidar dela.

Qual era sua intenção Coronel destruir meu casamento? Você é um desgraçado é isso que você é, o que ganhou destruindo meu casamento? Eu vou te matar para nunca mais por fim na felicidade de ninguém; nós éramos felizes.

Matar-me Roberto? vai nada, sua arma está tão longe, e eu não vou te dar tempo de chegar até ela; você já me atrapalhou demais; agora quer dar uma de bravo? Assim eu sou obrigado a acabar com você; Eu não o seu amigo está bem atrás de você com o dedo coçando; Mas não vou deixar que Matilde te veja morrer será muito desagradável ela será só minha eu não queria matar você que escolheu querendo dar uma de valentão.

Ninguém fala de matar o Coronel Reginaldo e continua vivo.

E foi assim, eles levaram Roberto e o Mataram. Dispararam quatro tiros certeiros e em posição mortal; meu marido morreu sem poder se defender; e eu fiquei de mãos atadas sem poder fazer nada,

E como a senhora conseguiu fugir mãe?

Eu não sabia como agir; esperei quando deu uma brecha, fugi. Para que nunca mais ele pudesse me ver, nem dizer: esse é meu filho;

HO mãe foi por minha causa que a senhora passou por tudo isso?

Em parte sim; por mim também ele nunca Poderia colocar os olhos em você.e Foi por este motivo que vim parar aqui, longe da minha família e amigos; mas foi também uma maneira de eu escapar daquele maldito.

Mas a senhora sumiu e Nem ele nem sua família nunca procuraram pelo seu paradeiro?,

Podem até ter procurado, mas seria difícil para eu saber, por que nunca mais tive contacto com ninguém de lá; justamente para que ele não conseguisse nenhuma pista. O coronel Reginaldo Fontes era muito perigoso, eu não quis arriscar.

Que alivio.

Vinte anos depois, estou contando para o meu filho a minha verdadeira história; tudo como aconteceu; alem de mim, Só duas pessoas sabiam: minha mãe, e helena, que era minha melhor amiga;

Enquanto isso

Helena recebe a visita do carteiro e fica Ansiosa quando vê o nome da remetente.

No envelope uma noticia que terá de Manter em sigilo.

Matilde continua: = Helena tem uma pensão em portal do sol. Isto é tinha, não sei se ainda existe.

Está bem mãe; já ouvi seu desabafo; agora estou ciente de tudo; acho que tem razão; mas eu vou precisar sair para dar uma arejada na minha cabeça; a senhora não se importa? Não se preocupe comigo; estou bem; eu vou tomar umas cervejas com os amigos; quando eu voltar, agente conversa mais.

Helena recebe a carta e responde imediatamente de forma que quando Túlio decide que vai para portal do sol, ela já tem certeza de que vai ter facilidade para Encontrar os parentes.

Mãe. Passei a noite pensando: em ir para portal do sol conhecer este sujeito, que julgava que seria meu pai e procurar uma maneira, de conhecê-lo descobrir como posso vingar o sofrimento que lhe fez passar.

Saí e encontrei o Aloísio e falei com Ele:- Aloísio, você tem sido meu melhor amigo, por isso vou te contar uma história assustadora; sei que é verdadeira por que confio em minha mãe e foi dela que ouvi tal história; descobri que tenho um pai biológico que foi um tremendo Canalha, e um assassino frio; foi por medo dele que ela veio parar aqui.

O que isso Túlio? E seu outro parente, Deve ter algum.

Claro, tenho um tio, uma tia,certamente tenho primos, tenho avó meu avô faleceu eu estou pretendendo fazer uma viagem para tentar descobrir e conhecer pelo menos alguns deles.

Que história boa você me contou, Vai lá Você precisa disso se for mesmo, mande noticias de como é lá talvez até eu resolva aparecer por lá caso você demore a voltar; estou mesmo com vontade de andar um pouco já estou enjoado de viver nesse lugar sem nunca ter saído daqui; mas para isso vou esperar um pouco até que mande notícias;

É Aloísio quero conhecer o lugar de onde a minha mãe veio, quem deixou para trás, para viver aquela vida tão sofrida que viveu aqui, carregando em seus ombros o peso desse segredo; mas antes vou por meus negócios em ordem; e meus estudos, como já terminei; vou pegar meus documentos, pagar alguns negócios que devo, conversar com você Aloísio, fiquei muito feliz, pois já tive o que falar sobre minha família.

Vocês não sabem da maior, a mãe de Túlio contou para ele sobre a família dele, e foi ai que decidiu visitar a terra da mãe dele; quando passeei pela praça da matriz no dia seguinte, encontrei Peres, Gonzáles, e Pedrinho, eles já sabiam da novidade por que Marina havia contado, e me deram uma força com relação a ida para portal do sol com ele

Gonzáles disse: = Túlio, eu acho; que conhecer o seu povo, seria muito bom; em minha opinião, deveria ir mesmo;

Essa seria a decisão que você tomaria, não é Gonzáles?

Claro, e Pedrinho apesar de não saber o que você pretende, tem a mesma opinião, só achamos que não deveria se expor, deixar se identificar enquanto não conhecer as pessoas e se sentir seguro, se informar, para então poder agir.

Depois desse relato, de minha mãe, eu só pensava em vingar o sofrimento dela; deixei pronta então para ficar sem mim, para eu poder partir para minha nova vida de trabalho. E uma nova aventura; viajei dois meses depois Chego em portal do sol; procurei a pensão, quem é dona Helena?

Há sim sou eu; o que deseja?

Segundo minha mãe, a senhora dona Helena, e ela eram grandes amigas; e que com sua ajuda seria a forma mais simples de eu localizar as pessoas a quem devo procurar.

Tudo bem, mas quem é sua mãe? Como se chama?

Matilde Mendonça, esse nome lhe diz alguma coisa? A senhora conhece alguém com esse nome, dona Helena?

Você disse Matilde Mendonça, a Matilde que conheci não sei seu sobre nome, essa fugiu daqui a muitos anos, por causa de um problema; .

Eu presumo: que isso tenha sido a vinte e cinco anos e o problema chamava-se Reginaldo fontes, foi essa que a senhora conheceu dona Helena?

Tudo que você me diz confere, menos uma coisa que não entendi Matilde não tinha filho;

A senhora quer dizer que não sabia ou não acredita que ela tivesse saído grávida? Não estaria esse filho com vinte e cinco anos hoje?

É verdade, mas como você conseguiu todas essas informações?

Ela me disse que a senhora era sua maior amiga; disse também que foi a primeira pessoa, a saber, do que estava acontecendo entre ela e o tal de Reginaldo Fontes;

Então você!

Isso mesmo eu sou a criança que sua amiga saiu daqui esperando; ela sofreu muito, me criou sozinha, para não permitir que o assassino do seu marido tivesse pista do seu paradeiro. Ela lutou muito e só depois que me formei, ela contou toda história; e me disse:

Se você quiser, procura Helena ela é a pessoa melhor indicada para ajudá-lo a encontrar a nossa família sem que fique exposto ao conhecimento do homem o qual eu só pretendia que conhecesse sem que ele soubesse quem é você.

Enquanto eu falava com dona Helena, cegou noticia que tal de Terensio empregado do Maldito tinha acabado de matar um rapaz esfaqueado.

quando cheguei, alem de dona Helena,

Conheci um rapaz é Robério; que coincidentemente vem a ser meu primo; filho do Bernardo, irmão de minha mãe; assim que descobri isso, senti que poderia falar com ele, do meu problema;

Robério disse:= Já que somos primos, você pode ir para minha casa, caso queira é claro.

sabe Robério, seria sim muito bom mas eu pretendo ficar aqui um pouco discreto; Quero primeiro conhecer uma certa pessoa eu vou te dizer:- Fiz direito sem imaginar que seria uma ferramenta, para defender a causa mais justa que eu conheci; a causa daquela que deu a vida para me ver criado e formado; a minha mãe; contra o homem que destruiu o seu maior sonho;

Mas, túlio; como sua mãe tinha tanta certeza de que não era filho do Roberto e sim desse tal sujeito?

Ela tem essa certeza Robério portanto já não sonhava em ter filho; mas estava conformada em viver ao lado do homem que escolheu para se casar, viver, e amar pelo resto dos seus dias.

E esse maldito coronel fontes, a forçou a ter relações sexuais com ele, e ela engravidou-se; e por isso, ele matou o marido que era o homem que ela amava e o fruto dessa tragédia sou eu;

Há Túlio, você não acha que está sendo muito radical? Não seria melhor você tentar arrancar algum dinheiro dele? é muito rico, e se souber que é filho dele, é claro que pode deixá-lo rico.

Seria melhor que se vingar de outra maneira.

Há Robério, seria sim se eu pensasse como você, mas eu vi quanto minha mãe Sofreu é muito cruel saber que uma pessoa que deveria receber todo meu respeito, e minha consideração como seu filho, só merece o meu ódio o meu desprezo;

Sem dúvida Getulio ele é uma pessoa desprezível, sem caráter; não vejo nele nenhuma qualidade, apesar de não ter muito contato ou nenhum com ele.

Um mês depois Eu vim para mover um processo contra ele, e já está ciente disso; dias depois,

Peres procurou o Doutor Túlio com um Recado: = eu vim a mando do Coronel Reginaldo Fontes, ele mandou dizer que quer falar com o senhor ainda hoje está o esperando.

Seu nome é Peres? Pois bem, o senhor pode dizer ao seu patrão, que ele não me espera lá porque eu não tenho nada para falar com ele; se ele tem algo a me dizer, ele que venha. A distancia é a mesma entre esses dois pontos,

:- o senhor enlouqueceu, quer que eu diga isso a ele Doutor? Ele não vai gostar; o patrão não gosta que o contrarie ; acho melhor o senhor mudar de idéia;

Ha é mesmo? Mas eu não sou capacho dele;, pode dizer isto á ele; Se ele não gostar o problema não é meu; e por favor pode ir; eu tenho coisas mais importantes, a tratar.

Robério vem chegando e pergunta: = Túlio, Quando vinha chegando, eu vi o capacho do Coronel fontes saindo, vocês estão se entendendo?

Nem me fala Robério, eu não me entendo Com canalhas; você se lembra daquela conversa que tivemos; e da sua sugestão em relação ao procedimento que eu deveria ter com o Reginaldo Fontes?

Claro Getulio me lembra sim, sugeri que tentasse arrancar uma grana dele.

Eu sabia pela boca de minha mãe, que esse homem, era um canalha, mas eu não o conhecia, e não queria ser injusto; mas estou convencido porque ele assim que soube da ação que movi contra ele, logo mandou me procurar, o que ele pode querer comigo, logo agora que sabe que sou um calo no sapato dele; se ele acha que vou amolecer, está redundamente enganado.

Cheguei na pensão, cumprimentei a todos

Dona Helena respondeu: = Bom dia Doutor Getúlio,

Lá na minha terra os amigos me chamam Túlio os amigos como a senhora, podem me tratar assim.

Um rapaz na mesa ao lado se levantou estendeu a mão e disse:-

Eu sou Renato, moro em serra azul e queria conhecê-lo pessoalmente seu nome é muito comentado por lá; assim que correu a notícia do processo que está movendo contra o todo poderoso de portal do Sol, eu resolvi vir conhecê-lo e me colocar a sua disposição; eu moro com meus pais em serra Azul; também sou advogado, e se eu puder fazer alguma coisa para ajudá-lo, conte com um aliado.

Quer dizer em outras cidades sabem das arbitrariedades que esse homem comete aqui?

Lá também tem pessoas que foram lesadas por ele não se fala de outro nome a não ser o seu; tem gente rezando pela sua vida, por que todos acham que é suicídio mexer com esse homem;

Então o nobre colega pode ser de grande valia sim; coletando todos os nomes que forem possíveis, para incluir no processo.

Claro, eu mesmo já tentei defender alguém das mãos dele, mas a minha família se reúne para me convencer a deixar o caso contra o tal Reginaldo fontes; porque na verdade todos têm medo dele.

Eu confesso Renato, ele já se mostrou que é acostumado a dar as ordens por aqui; já tentou me intimidar; já me fez oferta de suborno, para eu parar; já me ameaçou de morte; já mostrou o seu lado generoso, e o lado monstruoso;

E você não pensa que ele pode mandar te silenciar Túlio?

Não Renato, ele não pode me matar; minha vida está nas mãos dele, e ele que Tem que cuidar para que eu não morra; por que se eu morrer ele será o primeiro a ser procurado; e ele já foi avisado disso.

Há Doutor Getulio; por que tem tanta confiança, não se iluda; você confia na justiça? Ou acha que pode contar com ajuda da policia local?

Claro que não Renato, aqui, todos comem nas mãos dele; todos rezam pela cartilha dele; eu por saber disso, ele vai ser julgado na capital não em um meio Onde possa manipular.

Há bom!

O Escrivão é cúmplice dele e já está em Apuros o Senhor Elias é o Escrivão que cuida de passar as propriedades para o nome dele basta-o ordenar.

O Escrivão: = Dona Nelma a senhora toma conta do Cartório aqui, que vou até a fazenda Mantiqueira, falar com Coronel Reginaldo;

Dona Nelma muito prestativa: = tomo conta sim senhor Elias, pode ir.

Mas enquanto isso aparece quatro homens da Policia Federal a procura dele Como não encontram levam os livros de Registros de imóveis, e deixam uma intimação.

Nisso o Escrivão chega a fazenda: = bom dia dona Constança, eu queria falar com o Coronel o seu esposo está?

Dona Constança responde: = Está sim senhor Elias pode entrar.

O Coronel pergunta:= Que o trás aqui tão cedo, Escrivão?

Há Coronel as notícias não são boas; estiveram uns policiais lá no cartório com um oficial de justiça para ver os livros aquele Advogadozinho, está fuçando onde não deveria; o senhor precisa dar um jeito nele.

Nada disso, agora nós não podemos fazer nada, estamos muito visados.

O Senhor Elias diz eu fui intimado a apresentar os Livros de registros dos Imóveis, Eu não levei; só levo depois que o senhor me disser; e então eu quero saber o quê que eu faço no caso das suas terras?

Arruma uma desculpa ora bolas; sei lá; Você que é o Escrivão Dá seu jeito! Ele não vai à frente com essa besteira, ele não é tão bobo, isso é apenas um ensaio de Advogado novo, logo ele descobre com quem está mexendo, e para vai até desistir com certeza; ta certo Coronel, vou ver o que da para eu fazer.

Quinze dias depois aqueles homens voltaram; agora com mandato de Prisão levaram o senhor Elias, e todo o material Restante..

E a senhora, dona Nelma, o que eles disseram?

A senhora será chamada para depor; enquanto isso, não pode nem visitar a sua família que more fora daqui.

Era justamente o que eu estava pretendendo não posso sair da cidade.

Doutor Túlio, está sabendo que o Fazendeiro Reginaldo Fontes foi intimado?

Claro, Fonseca; eu sei tem um ano envolvido com esse processo, e sei de tudo com antecedência, qualquer coisa sobre ele, eu sou avisado; sei até que se ele não atender essa intimação, será conduzido pela policia federal até a capital; ele será levado à presença do Juiz, mesmo contra sua própria vontade.

Quinze dias depois a Cidade de Portal do Sol é tomada pela policia Federal e ai aconteceu a prisão do intocável Coronel Reginaldo fontes.

Túlio você tinha razão; o Coronel Reginaldo Fontes, foi preso está sendo conduzido pela policia ; ele está saindo Algemado, a luz do dia, é inacreditável; não é muita humilhação para ele?

Humilhação porque Fonseca? ele é um criminoso perigoso; tem de ser tratado como tal; e ficará preso aguardando o julgamento, que será em breve.

Túlio já tem monta seu escritório

Segue a vida normal, todos os seus funcionários trabalham com gosto.

Dona Celeste, por exemplo; vem prestando um ótimo trabalho ela é muito eficiente.

O Doutor Getúlio diz: = dona Celeste Para mostrar o meu Reconhecimento de que a senhora tem sido uma funcionaria muito eficiente, a partir de hoje, será promovida a minha assistente pessoal; e claro, com melhor salário vai trabalhar na minha sala.

E quem vai ficar no atendimento doutor?

Claro, dona celeste, vamos precisar de uma secretária para lhe substituir; a senhora mesma pode cuidar disto; arrumar uma secretaria para ocupar o seu lugar e explicar os serviços; e já pode estrear sua função convocando uma reunião para as dezesseis horas de hoje, A todos os funcionários

Doutor, o senhor mandou que avisassem já estão todos aí

Muito bem, Já que estão todos os presentes, primeiro: eu vou apresentar dona Celeste, como minha assistente; eu pedi que ela marcasse esta reunião para avisar que vou passar uns dias na Capital, e ela me substituirá; espero poder contar com a colaboração de todos os senhores.

Volto assim que puder falar dos criminosos

Depois, o Escrivão foi preso precisou ajuntar todos os documentos, os Livros que foram alterados, aumentando o patrimônio do Fazendeiro, e com isso foi confirmado que o Fazendeiro conseguiu toda fortuna matando, e se apropriando dos bens das vitimas;

Dona Helena pergunta: = Com esses esclarecimentos será que o coronel vai ser julgado, e condenado Túlio?

Sim dona Helena, será em seguida. e para isso, como contava com a conivência do senhor Delegado de policia, que também está preso,

O Delegado alem de abafar os crimes cometidos pelo Coronel, ameaçava os que por ventura, viessem a reclamar; dono do cartório falsificava os documentos das Terras o prefeito. Fazia as transferências Todos que formavam a quadrilha, Já estão fazendo companhia a ele na cadeia.

Estou trabalhando a um ano ininterrupto reunindo o maior numero de provas possíveis; está sendo um trabalho árduo; e não vou parar enquanto não ver esse sujeito condenado olhando o sol por entre as grades por um bom tempo.

A quadrilha está preza

Todos os Livros de Registros de imóveis foram para a mão da Justiça; a promotoria encontrou muitas alterações; chegou-se a uma conclusão, que quase tudo que o Fazendeiro tinha, eram documentos forjados; então precisamos entrar em contatos com as pessoas que foram lesadas, para se fazer as confirmações, e devoluções dos bens a quem é de direito.

Chegou O Dia do Julgamento

O Fazendeiro foi condenado a trinta anos de prisão, e a devolver todos os bens que lesou de suas vitimas;

A Fazenda Mantiqueira, foi tomada por ele Depois do meu marido ter sido assassinado brutalmente;

Dona Carmem, como a senhora mesmo disse que seu marido foi pisoteado pelos Cavalos dos capangas do Coronel Reginaldo; na sua frente e do filho que ainda era criança, seu depoimento será muito importante.

Conta dona Carmem:= Nesse tempo o Delegado, já era esse Doutor Sinval Mendes; eu o procurei, para registrar a queixa, e o Delegado me respondeu.

Dona Carmem, a senhora não pode fazer uma acusação dessa natureza contra o Coronel, ele é um homem de prestigio e não vai admitir que qualquer um saia por aí levantando calunias a seu respeito.

Calunia Delegado?

É sim ele pode até colocá-la na cadeia; eu peço:- vai para casa refresca a cabeça, e não toca mais nesse assunto, Para o seu próprio bem;

Eu vi que nada podia fazer; e agora o senhor se mostra tão otimista; em relação a punição desse homem, Doutor Túlio; o que pretende com essas informações? Testar sua capacidade como Advogado, contra esse Homem? É suicídio sabia?

Não dona Carmem eu não vou testar nada, nem tentar suicídio; eu estou reunindo provas contra esse homem, e vou colocá-lo na cadeia onde é o lugar dele; vou fazê-lo pagar por tudo que fez a minha mãe, e se a senhora quiser testemunhar contra ele, eu lhe dou garantia de que nada irá lhe acontecer de mal;

Mas quem é sua mãe?

Minha mãe é Matilde Mendonça; a senhora se lembra dela? Saiu daqui esperando um filho deste canalha; o filho infelizmente, sou eu;

Claro! Matilde foi outra vitima desse maldito; Eu sei da história dela, a Helena me contou; e você é filho de Matilde?

Sendo assim, eu vou fazer questão de depor nesse processo; pode incluir meu nome; quero olhar para a cara daquele bandido se é que vai conseguir resta saber é o que vai acontecer depois.

Eu lhe garanto que vou colocar esse homem atrás das grades pelo menos por um bom tempo, a pose de poderoso vai acabar; para isso, me vali dos meus conhecimentos na capital, e movi todo o processo fora do meio, onde o Fazendeiro tinha influencia sobre todos;

Há assim eu acredito que possa conseguir Alguma coisa.

Pois pode acreditar mesmo Primeiro, fiz um relatório sobre o que fez com a senhora Matilde Mendonça (minha mãe) requerendo a reparação pelos danos causados a ela; Depois dei entrada na retomada de posse da Fazenda Mantiqueira,

Mas essa fazenda será feita o quê dela Doutor?

Visto que ela pertenceu ao já falecido senhor Arquimedes, que morreu assassinado, ela estava em nome dele, portanto será sua; não era esposa dele? Então?

E inclui no processo também o sitio do senhor Petrônio, em seguida foi instaurado um inquérito para apurar as irregularidades nos documentos de todas as propriedades, pertencentes ao Fazendeiro Reginaldo fontes;

O Escrivão do cartório local desde que foi preso, tem sido muito útil depois de apresentar todos os registros das propriedades em questão:- a Fazenda Mantiqueira que já é da senhora , e o

Eu sou Paulo Petrônio recebi uma carta vim atendê-lo; eu tenho aqui os documentos do Sitio Bandeirantes,

pode me dizer por que decidiu vender essa propriedade?

Eu não decidi me mandaram embora, e para não morrer, eu a entreguei.

Ela volta a ser sua propriedade basta o senhor comparecer no fórum com todos os seus documentos o Advogado já estará na Sala a sua espera sou eu.Na lista dos bens a serem devolvidos o seu está incluído;

Matilde diz:= Helena, O Coronel Reginaldo Fontes Está Preso

Ele só será liberto quando pagar por todos os crimes que cometeu; foi condenado a trinta anos em regime fechado.

Tudo isso Graças a seu filho não é Matilde? Um homem de muita coragem, capacidade e

Persistente.

Túlio É um filho que não foi desejado, mas é muito amado; é um filho que qualquer mãe gostaria de ter; às vezes nem quero acreditar que tem sangue daquele maldito.

Então Matilde, hoje você é dona de todos os bens que não eram legalmente regularizadas em nome de Reginaldo fontes,

Sim Helena não era o que eu queria, mas como a vida de Roberto não me pode ser devolvida, pelo menos foi feito justiça; graças a meu filho que fez tudo por mim.

A fazenda Bela vista aquela que vocês moraram quando se casaram também entrou na sua herança Matilde?

A mãe de Matilde pergunta:= É minha mãe, interessante;

eu não sabia que aquela propriedade, pertencia ao Roberto; que na verdade, nem ele mesmo sabia.

A mãe dela comenta Claro Matilde, quando Anita e o Santiago morreram, Roberto era apenas um bebê, você nem era nascida; ele foi criado na fazenda, nunca tomou conhecimento do que aconteceu com seus pais;

E o que foi que aconteceu a eles, que morreram tão jovens?

Reginaldo era ainda criança, quando foram assassinados; foram vítimas, do pai o velho, Nestor fontes, que era ainda pior que o Reginaldo fontes, que está preso, o velho nunca ninguém o pegou; Roberto foi criado na fazenda, nunca ninguém lhe falou nada, ele cresceu e morreu sem saber.

; alem de herdar as propriedades que seriam usadas como pagamento indenizatório pelos danos que me causou, fiquei também com a fazenda a que por direito já era minha, pois pertencia ao meu falecido marido; uma propriedade, que pertenceu a família dele ; e o fazendeiro não tinha documentos que o garantisse como legitimo dono.

Vou passá-la para o nome do meu filho; Túlio será o novo proprietário, da fazenda Bela vista, ela é linda mas para mim acabou, ela me trás tristes lembranças, morar lá jamais .

Conclusão

DOIS ANOS DEPOIS

O carcereiro chamou-o e disse:- ex-coronel; tem visita para o senhor;

Era o Advogado dizendo senhor Reginaldo, eu vim comunicar para que fique ciente que não lhe sobrou nada do que possuía e que sua esposa não tem onde morar.;

O todo poderoso pergunta mas que tipo de Advogado é você Artur, que não resolve isso? Eu esperava que na próxima me trouxesse melhores noticias.

Seria bom se fosse tão simples senhor.

Nem nome de santo eu tenho, não posso fazer milagre.

O ex-coronel não resistiu a pressão, quatro anos depois do seu julgamento ele apareceu morto na sela; a perícia concluiu como sendo suicídio, e é muito provável que seja, devido a sua condição de arrogância, ele jamais imaginou que chegaria a tal ponto; acho que agüentou muito.

Douto Getulio o (Túlio):- eu sou um homem realizado uma certeza de que o esforço de minha mãe valeu a pena; e que me fez tornar um profissional competente, eu venci consegui encarcerar um homem que era visto como o todo poderoso, e temido pela população de portal do sol pena que não resistiu os trinta anos qual foi condenado..

jômuniz
Enviado por jômuniz em 26/01/2007
Código do texto: T359014
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.