Assassinns Creed - Renascença

Para quem como eu é fã do jogo pode ler que não se decepcionara, e quem nunca jogou o game que deu origem ao livro também pode ler que o livro é excelente.

O livro tem bastante passagem de cenas de ação, eu nunca tinha lido uma obra tão movimentada quanto essa, com detalhamentos violentos de combate, alias nem parece ser um livro da editora Record, as mortes são realmente sanguinárias e o livro contem alguns palavrões, não tanto quando As Cronicas de Fogo e Gelo, mas tem alguns.

A história não toma tempo detalhando locações ou bobeiras e parte logo pro que interessa, fazendo assim que poucas paginas aconteça varias coisas e reviravoltas, não se torna maçante de ler.

E pra quem jogou percebe que ele tem estrutura de videogame. Criando "chefes de fase" a todo instante, a história vai aumentando de tamanho conforme Ezio executa suas matanças. Sem contar nos upgrades de armas que o personagem vai ganhando ao longo do livro. Toda a sequencia inicial quando Ezio aprende a escalar me lembrou de mim mesmo no jogo, apesar que eu aprendia a escalar em Jerusalem com Altair e não em Florença com Ezio. E Oliver Bowden conta a saga como um jogador apelão, seu Ezio é muito, mas muito foda, deixando muitas vezes o leitor não se preocupar com o perigo já que ele termina com isso de forma rápida e eficaz.

A adição de personagens reais como Leonardo da Vinci (que o livro dá a entender que seja gay), Maquiavel, Caterina Sforza e Rodrigo Borgia só faz a leitura ficar mais gostosa e realista, já que este período da historia aconteceu de verdade.

É nessa parte do realismo que o livro me cativou e quando isso se quebrou fiquei decepcionado a ponto de ainda não começar a ler o Irmandade. O livro foi real até o final, mas resolveu colocar magia, que no meu ver acabou com a história. A ideia de que o Vaticano esconde tumbas de deuses era boa, afinal vários deuses vai contra a ideologia da Igreja Católica, mas a forma como esses deuses se apresenta e o fato deles existirem numa história que foi crível até esse momento mas que parte de um livro de aventura para fantasia de forma abrupta.

Renan Pacheco
Enviado por Renan Pacheco em 07/06/2012
Código do texto: T3711453